Comemora-se, este domingo, o Dia da Pessoa Doente. A data foi assinalada, na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, com celebração eucarística, no decorrer da semana. Na cerimónia, que decorreu na Igreja da Misericórdia, participaram pessoas idosas que residem nas estruturas da Santa Casa de Barcelos e que frequentam o Centro de Dia.
Na eucaristia, o Padre Vítor Sá lembrou o papel de “todos os cuidadores, quer a partir do lar doméstico, quer a partir daquilo que é esta instituição que cuida daqueles que acolhe”, alguns, em situação de doença e de fragilidade. “Também cada um de nós precisa de ajuda e precisa que o Senhor nos salve e derrame sobre as nossas feriadas o óleo da consolação e o vinho da alegria”, acrescentou o sacerdote. Assim foi também que aconteceu, com o sacramento da Santa Unção administrado aos doentes: “A Santa Unção não é para morrer melhor, é para viver melhor, é para viver na graça de Deus, é para que cada um de nós se sinta reconfortado dos males do corpo, mas sobretudo dos do espírito”.
Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, também foi celebrado o Dia Mundial da Pessoa Doente, com participação dos utentes que aí estão internados. A eucaristia, com Sacramento da Santa Unção, foi celebrada pelo Padre Eduardo Miranda.
Celebrado anualmente a 11 de fevereiro, o Dia Mundial da Pessoa Doente foi instituído, em 1992, pelo Papa João Paulo II. Este ano, na Mensagem para o 32.º Dia Mundial da Pessoa Doente, celebrado este domingo (11 de fevereiro), o Papa Francisco defende “Cuidar do doente, cuidando das relações”.
SCM Barcelos, 10-02-2024