Comemora-se, em 2024, 50 anos da Revolução dos Cravos. Em meio século, muito mudou a nível demográfico, económico e social. Muito caminho foi feito, com legado na saúde, na educação, no quotidiano, no respeito pelos direitos de cada pessoa, na vida.
Na UCCI de Santo António e nas estruturas residenciais, ao som das músicas de Abril, recordaram-se momentos, nomes e personalidades associados à Revolução dos Cravos. Além da visualização de documentários e de uma palestra com o historiador barcelense Victor Pinho, os utentes partilharam também as suas memórias e perceções.
UCCI de Santo António
Celebrar Abril_ UCCI_ 01








































Lar de Santo André
50 anos do 25 de Abril_ LSA_ 01
















Lar do CSCMENC (Silveiros)
50 anos do 25 de Abril_ LCSCMENC_ 01



















Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor
50 anos do 25 de Abril_ LM e LRDL_ 01










































Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia
50 anos do 25 de Abril_ CD e LNSM_ 01
















As crianças que frequentam as unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) já nasceram em liberdade, em plena democracia. Mesmo assim, foram sensibilizadas para a realidade vivida no passado e para a importância de viver em democracia. A data foi ainda pretexto para criações lúdico-pedagógicas.
Creche As Formiguinhas
Celebrar Abril_ CAF_ 01









CSCMENC
Celebrar Abril_ CSCMENC_ 01


Infantário Rainha Santa Isabel
Celebrar Abril_ IRSI_ 01


Centro Infantil de Barcelos
Celebrar Abril_ CIB_ Sala 2_ 01



Liberdade, democracia e igualdade são alguns dos valores de Abril. Os 50 anos da Revolução dos Cravos foram celebrados nas várias unidades operacionais da Misericórdia de Barcelos.
*Agradecemos à Tuna da Universidade Barcelos Sénior pela atuação musical na atividade do LM/LRDL.
SCM Barcelos, 08-05-2024
O serviço de Ação Social & Voluntariado promoveu, a 17 de dezembro, o primeiro lanche de Natal, reunindo pessoas beneficiárias, voluntárias, equipa técnica e representantes da Mesa Administrativa, num momento especial de partilha e união. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, deixou-nos palavras de reflexão sobre os tempos de conflito que atravessamos, sublinhando a importância da solidariedade e de contribuir para o conforto das pessoas em situação de vulnerabilidade. Desejou um Feliz Natal a todas as pessoas presentes e reforçou o papel essencial das pessoas voluntárias, cujo contributo acrescenta valor à instituição e à comunidade. No mês em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, agradecemos a todas as pessoas voluntárias pelo papel central na construção de comunidades mais solidárias e empáticas, onde cada gesto deixa uma marca única feita de presença e humanidade. Durante o lanche, foram também distribuídos os desejos da iniciativa “Brinquedo Mágico de Natal”, desenvolvida em parceria com a área de Educação na Infância. Esta ação promove a empatia e a partilha, permitindo que as crianças da Educação na Infância da SCMB apadrinhassem os desejos das crianças do serviço de Ação Social. Realizámos ainda a entrega do cabaz de Natal, garantindo um apoio extra às famílias beneficiárias nesta época festiva. Para animar este momento, contamos com a parceria da Eternum Events, que trouxe alegria através do videobooth, garantindo muitos sorrisos e memórias. O Serviço de Ação Social & Voluntariado deseja a todas as pessoas um Feliz Natal cheio de luz, serenidade e confiança no futuro, acreditando sempre num amanhã melhor. [ALBUM:1342] Texto e fotos: Serviço de Ação Social & Voluntariado
Ver Mais
O Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos apresentou-se, este sábado, à comunidade, com casa cheia. Diante do público que encheu a Igreja da Misericórdia, o coro, fundado este ano, apresentou o seu Concerto de Natal, entre melodias e espírito natalícios e os bons valores associados a esta época: amor, paz, confraternização. Colaboradores e Irmãos formam a Voz, para se cumprir mais uma Obra de Misericórdia. “Quando, em 2019, quisemos estudar, analisar e pensar as Obras de Misericórdia à luz dos tempos que vivemos, que são tempos difíceis e em que as necessidades são muitas, quisemos de alguma maneira tentar perceber de que forma é que poderíamos concretizar, hoje, essas Obras de Misericórdia. Consolar os tristes continua a ser uma das mais importantes Obras de Misericórdia. Consolar e animar. A música eleva a alma”, explicou, no final, o provedor da SCMB, Nuno Reis, concretizando logo de seguida. “Sentir com o coração, com o sagrado coração, é a tradução prática das Obras de Misericórdia nos dias de hoje. Com certeza que as Vozes da Misericórdia – quer os que constituem o coro, quer os que ajudaram a concretizar – se sentem hoje muito mais animados, muito mais elevados”. Fundado em 2025, o Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos corporiza um sonho antigo da instituição. Com o nome, faz-se alusão discreta ao som da palavra coeur (coração), homófona de choeur (coro), e ao nome de um dos mais conhecidos templos católicos da Europa: a Basílica de Sacré-Coeur, em Paris. [ALBUM:1341]
Ver Mais