Cinco anos depois da primeira peregrinação a Santiago de Compostela, cerca de 40 colaboradores, Irmãos e familiares da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos concluíram, no passado fim de semana, uma nova Peregrinação.
Domingo, na Evocação a Santiago, durante a Missa do Peregrino, na Catedral de Santiago, o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, interveio, lembrando precisamente “um caminho espiritual de renovação, transformação e Fé”, que já se realizara em 2019, sob o mote “Uma Misericórdia de Fé - Caminhos de Santiago por etapas”.
“Com a pandemia, em 2020, não nos foi possível continuar até Finisterra. Mas, neste ano de 2024, sim”, prosseguiu, agradecendo ao protetor dos peregrinos, o Apóstolo Santiago, e louvando “o Senhor, que é o caminho, a verdade e a vida, por tudo o que vivemos e aprendemos”.
Já no exterior da Catedral, Nuno Reis deu os Parabéns ao grupo por ter conseguido “chegar à meta para além da meta, na passagem por Finisterra, lugar onde os antigos acreditavam que as almas rumavam ao céu” e enalteceu a peregrinação como metáfora da vida “que muitas vezes envolve sacrifício, necessário para alcançar a recompensa”.
Ao longo das etapas feitas este ano, em três fins de semana, o grupo de peregrinos da Santa Casa de Barcelos rumou, de Muxía a Santiago, experienciando a emoção da chegada, mas, sobretudo, a resiliência, a partilha e o espírito de grupo do Caminho.
SCM Barcelos, 14-06-2024