junho-de-2024

junho de 2024

Terminado o mês de junho, recordamos, hoje, alguns momentos que marcaram a Misericórdia de Barcelos, em diferentes áreas de intervenção, entre celebrações, capacitação, voluntariado e outras atividades.

‘FORA DA CAIXA’ EM AÇÃO

Em abril, o projeto “Fora da Caixa”, apoiado pelo BPI Fundação “la Caixa”, foi apresentado a pais, mães e encarregados de educação das crianças que frequentam o Centro Infantil de Barcelos e o Infantário Rainha Santa Isabel. Desde então, as primeiras atividades foram já levadas a cabo. No âmbito do Laboratório de Competências Profissionais (LabPRO), decorreram as formações: “Educação (mesmo) inclusiva”, direcionada a educadoras, sob orientação de Berta Costa; “Cidadania Ativa” e “Regulação Afetiva”, para educadoras e auxiliares, sob orientação de Cláudia Brito.

LabPRO_ Formação Cidadania Ativa_ 01

Entretanto, mais recentemente, o Laboratório de Competências Parentais (LabPAR) promoveu uma atividade aberta à comunidade: uma sessão de sensibilização sobre Parentalidade Positiva.

A ação foi destinada a pais, mães e encarregados de educação com vontade de aprender formas de melhorar a relação com o seu filho ou a sua filha, de contribuir para um ambiente familiar mais harmonioso e de descobrir estratégias práticas para o dia a dia. Numa sessão orientada pelas técnicas da SCMB, Rita Neves Pereira e Cláudia Brito, os participantes puderam partilhar experiências, adquirir novas ferramentas e dar passos para uma parentalidade mais consciente.

LabPAR_ Sensibilização Parentalidade Positiva_ 01

CAPACITAR E PREVENIR – Simulacro na UCCI

Uma vez mais, para rotinar comportamentos, práticas e procedimentos em contexto de incêndio, decorreu, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, um simulacro de incêndio. Tratou-se de um teste para pôr à prova conhecimentos e práticas sobre planos de emergência, organização das equipas de intervenção, evacuação, entre outros aspetos, em situação de emergência.

O simulacro contou com a colaboração e participação de operacionais dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.

Simulacro UCCI_ 14-06-2024_ 01

“CULTIVAR O FUTURO” – Atividade de voluntariado no IRSI

No IRSI, as crianças da sala 5 têm estado a “Cultivar o futuro”. No âmbito do projeto de voluntariado assim denominado, receberam, no mês de maio, através do Serviço de Ação Social e Voluntariado da SCMB, a voluntária Martha Parra de Martina.

Depois de reunir com a equipa pedagógica e com base em algumas ideias da Martha, está, então, a ser desenvolvido, na sala 5, um projeto com vista a “abordar a questão da importância da natureza, com a realização e dinamização de uma horta”. Inicialmente, foi contada a história "A sementinha", utilizando material elaborado pela Martha. De seguida, preparou-se a sementeira com material de desgaste e, agora, esperamos a resultado das etapas de germinação, para depois fazer a nossa horta.

Eis alguma imagem que nos ajudam a contar a história desta “Sementinha” da sala 5 do IRSI.

Cultivar o futuro_ IRSI_ 01

EXPERIÊNCIA INTERGERACIONAL: LM/LRDL e Escola Gonçalo Nunes

Alguns utentes do LRDL e LM participaram numa sessão do projeto "Voz dos alunos", na Escola Gonçalo Nunes. A ação, sob a temática “Comunicação e Saúde”, permitiu abordar também a intergeracionalidade, nomeadamente o impacto que estas ligações e momentos de partilha podem ter no bem-estar e na saúde.

Já no final do mês de junho, os utentes participaram na Gala de entrega de diplomas, que decorreu no Theatro Gil Vicente.

Voz dos Alunos_ LM_LRDL_EscolaGonçaloNunes_ 01

BONS MOMENTOS E DIVERSÃO: Idas à praia, visitas e outras atividades

‘Fora de portas’, de pés na areia e mar à vista, as crianças das unidades de Educação na Infância têm ido à praia. Entre brincadeiras e momentos de partilha, não faltou a diversão entre os mais pequenos.

Praia 2024_ CAF_ 01

Também no mês passado, os nossos utentes do CSCMENC e do Centro de Dia não foram a banhos, mas aproveitaram bons dias de calor. Aqui ficam registos fotográficos desses agradáveis momentos.

Ida à praia_ Centro de Dia_ 01

De novo entre as crianças que frequentam as unidades de Educação na Infância, houve atividades com participação de familiares (com contacto com um gato, leitura de história e bolachinhas saudáveis), visita à Escola António Fogaça e ao Zoo de Santo Inácio, bem como a celebração dos Santos Populares.

Atividade com a família_ CSCMENC_ Sala 4_ 01

SCM Barcelos, 04-07-2024