mais-de-quarenta-jovens-espanholas-fizeram-voluntariado-na-scmb

MAIS DE QUARENTA JOVENS ESPANHOLAS FIZERAM VOLUNTARIADO NA SCMB

Foi com grande entusiasmo e contentamento que, nos últimos dias, acolhemos na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) mais de quatro dezenas de jovens espanholas, oriundas da Fundació Montblanc, numa ação de voluntariado.

Ao longo de cinco dias, as jovens voluntárias colaboram nas várias dinâmicas da instituição, apoiando nas rotinas diárias das pessoas idosas (do Lar Nossa Senhora da Misericórdia e do Lar Rainha Dona Leonor) e dinamizando várias atividades, como construção de flores em papel, bowling adaptado, jogos de memória, de cartas, bingo e, ainda, apresentação de danças e canções tradicionais espanholas.

Bárbara, de 15 anos, já por cá tinha estado, no ano passado. “Fizemos voluntariado aqui na Santa Casa e correu super bem, fomos muito bem acolhidas. Este ano, quando fomos desafiadas a vir, novamente, fazer voluntariado, dissemos ‘claro que sim’. Foi uma experiência brutal, que recomendaria a todos. Aprendemos muito com todos”.

Voluntariado internacional_ Acolhimento_ 01

No Centro Infantil de Barcelos e no Infantário Rainha Santa Isabel, as voluntárias puseram, igualmente, mãos à obra, acompanhando todo o processo e participando na pintura de paredes exteriores.

Lara, de 14 anos, já tinha feito “algum voluntariado”, mas “nunca tinha ido tantos dias ao mesmo sítio”. “Já tinha feito na área social, estando com as pessoas idosas, mas nunca tinha feito um voluntariado de restaurar coisas, pintar, limpar e, na verdade, gostei. Não socializámos tanto com as pessoas, os utentes, mas fizemos uma boa causa para os ajudar. Foi muito bonito, porque também as pessoas que por lá passavam nos felicitavam”, explicou, no final. Já Cristina, de 15 anos, “nunca antes tinha feito voluntariado”, mas acedeu a experimentar, depois de desafiada por uma amiga. “Quis aproveitar, entre amigas, estes dias de verão para ajudar os outros. […] É verdade que, ao princípio, me cansava muito, porque não estava habituada a pintar. Mas, depois, foi uma felicidade, porque pusemos música e, cansavas-te, mas havia alegria nos rostos das pessoas ao verem que estavas a fazer algo pelos outros”, contou. E o balanço não poderia ser mais positivo: “Foi a minha primeira experiência de voluntariado e correu pelo melhor. Estou encantada e espero poder repetir”.

Na cerimónia de encerramento, o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, agradeceu o importante contributo das mais de quatro dezenas de voluntárias: “Estou seguro, e as pessoas das unidades têm-me transmitido isso mesmo, que da vossa parte houve um envolvimento muito grande com as pessoas. Isso é fantástico! Não só na perspetiva do que significa cuidar de crianças, de pessoas idosas, de pessoas que estão doentes, mas também saber que a pessoa voluntária se sente realizada aqui”. “Por isso, um grande agradecimento a cada uma de vós, por tudo o que aqui fizestes”, rematou Nuno Reis.

A ação contou com o apoio do Leroy Merlin, através da disponibilização de vários materiais, pelo que aqui deixamos o nosso sincero agradecimento. A colaboração do Leroy Merlin demonstrou um compromisso com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável, valores que compartilhamos e admiramos.

 

O voluntariado é para aqueles que se atrevem a fazer a diferença! Se quiser juntar-se a nós e deixa a sua marca, saiba mais em:

Campo da República, 4750-275 Barcelos | 253 802 270 (Chamada para a rede fixa nacional) | 925 977 709 (Chamada para a rede móvel nacional) | [email protected]

 


SCM Barcelos, 01-08-2024

Notícias