Foi entre momentos simbólicos, danças criativas e belas decorações, que decorreram as festas de final de ano nas unidades operacionais de Educação na Infância.
No Centro Infantil de Barcelos, decorreu um verdadeiro “Arraial de Verão”. Após uma atuação conjunta das crianças das várias salas, aproveitando as potencialidades do espaço remodelado e decorado pela equipa técnica desta unidade, crianças e famílias conviveram de modo salutar.



































































































Festa de final de ano_ CIB_ 01
Na Creche “as Formiguinhas”, houve “Uma história para contar!” lembrando momentos e músicas vividos há 50 anos, aquando da Revolução dos Cravos.




































































































Festa de final de ano_ CAF_ 01
Tendo como mote o “Festival de Verão”, em Viatodos, as crianças do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa animaram e encantaram todos os presentes.












































































Festa de final de ano_ CSCMENC_ 01
A finalizar, “Vou contar-te o tal segredo...”. No Infantário Rainha Santa Isabel, recorreu-se à obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, para, de modo gracioso e didático, celebrar o final do ano letivo.





































































Festa de final de ano_ IRSI_ 01
Entretanto, o mês de julho terminou com a homenagem de 55 crianças cuja caminhada na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) chega ao fim. O provedor, Nuno Reis, disse tratar-se do “final bem-sucedido de uma etapa” e desejou “os melhores augúrios para as etapas seguintes”. Lembrando as aprendizagens na Santa Casa, Nuno Reis finalizou: “Estou certo que, ao longo da vida, vão dar um contributo muito positivo para que o mundo seja ainda mais feliz”.



































































































































Gala de Finalistas_ 2024_ 01
A cerimónia decorreu na Igreja da Misericórdia, a 26 de julho. Fazendo votos de que, daqui em diante, possam continuar a explorar o mundo, a crescer e a aprender de modo saudável, o padre Paulo Ferros procedeu à Bênção dos Finalistas.
SCM Barcelos, 05-08-2024
Foi entre histórias narradas, danças criativas, belas decorações e muita emoção, que decorreram as festas de encerramento do ano letivo nas unidades operacionais de Educação na Infância. Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa | 4 de julho – O sonho de uma menina proporcionou uma viagem, da China a Angola, de Portugal ao México. Identidade, cores, tradições e sons em palco, numa celebração da multiculturalidade. A festa foi também de homenagem aos quatro finalistas que seguem a sua viagem noutra escola – [ALBUM:1245] Creche “As Formiguinhas” | 11 de julho – A Creche “As Formiguinhas” tornou-se uma “Floresta Encantada”, onde se viveram momentos de celebração e de emoção – [ALBUM:1246] Infantário Rainha Santa Isabel | 21 de julho – As memórias e traços particulares da Festa das “Cruzes” serviram de mote para o encerramento do ano letivo, com celebração na Frente Ribeirinha – [ALBUM:1247] Centro Infantil de Barcelos | 1 de agosto – “Numa viagem pelos sete mares... descobrimos o Mundo!” - Capitão Fernando e Pirata Dino apresentaram a viagem, levando o barco a bom porto, com o auxílio de toda a tripulação – [ALBUM:1250] Entretanto, foram homenageadas – com um momento de Bênção dos Finalistas – 60 crianças cujo percurso na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) chegou ao fim. A cerimónia de entrega de diplomas e cartolas decorreu, a 30 de julho, na Igreja da Misericórdia. [ALBUM:1251] Na celebração, o Padre Eduardo Miranda, capelão da SCMB, dirigindo-se às crianças, deixou algumas pistas para sermos felizes: “Primeiro, ter o coração no céu; segundo, ter os pés no chão; e, terceiro, ter os braços abertos para abraçar, agradecer e também para que as nossas mãos possam servir os outros”. No final, o provedor da SCMB, Nuno Reis, felicitou as crianças “por terem chegado a esta meta e concluído o ensino pré-escolar na SCMB”, desejando-lhes, igualmente, “as maiores felicidades” e que continuem a “crescer em segurança, com alegria, com felicidade”.
Ver Mais
Celebrar o Dia Mundial da Criança é, desde logo, sinónimo de valorizar a energia, a curiosidade e a sinceridade dos mais pequenos. É ocasião, também, para pedirmos que, no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, todos os seus direitos sejam salvaguardados. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), assinalámos a data com muitas brincadeiras e sorrisos. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1221] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1220] Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) [ALBUM:1222] No âmbito da Semana da Criança, algumas atividades foram dinamizadas pelas ‘famílias’ das nossas crianças. Os pais Pedro Silva e Poka, atletas do Óquei Clube de Barcelos, estiveram com as crianças do IRSI a dar a conhecer a modalidade do hóquei em patins e a partilhar a experiência de estar sobre patins e “truques” para a stickada certeira. [ALBUM:1217] Já a mãe Rebecca Taylor, com Ana Bompastor e Inês Lameira – também jogadoras da equipa sénior feminina do Basquete Clube de Barcelos –, visitou as nossas crianças e, entre sorrisos e muito entusiasmo, deu a conhecer a modalidade de basquetebol. [ALBUM:1216] “O que queres ser quando fores grande?” Na véspera do Dia da Criança, sob o mote “O que queres ser quando fores grande?”, cerca de 70 crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e do Centro Infantil de Barcelos, da SCMB, visitaram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Ao longo de uma tarde repleta de animação, imaginação e bons momentos, as nossas crianças apreciaram a leitura encenada da história “As raparigas também podem, os rapazes também podem”, de Sophie Gourion. Houve oportunidade, ainda, para brincadeiras com o Ben Ben, um cão robô, e para, livremente, dar largas à imaginação e à criatividade no Mural das Profissões e na Oficina de Marcadores de Livros. Esta iniciativa resultou da colaboração entre a Biblioteca José Mariano Gago e o Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, com o apoio do ID+, da Fábrica de Clubes e da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão). [ALBUM:1218] “Hora do Brincar” A propósito do Dia Internacional do Brincar, celebrado a 11 de junho, o Município de Barcelos desafiou as instituições a associar-se à “Hora do Brincar”. Tratou-se de uma iniciativa com foco nas crianças e no ato de brincar livremente, no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permitisse o contacto com a natureza. Assim o fizemos! Veja alguns registos da participação das unidades de Educação na Infância nesta celebração. [ALBUM:1219]
Ver Mais