Foi entre momentos simbólicos, danças criativas e belas decorações, que decorreram as festas de final de ano nas unidades operacionais de Educação na Infância.
No Centro Infantil de Barcelos, decorreu um verdadeiro “Arraial de Verão”. Após uma atuação conjunta das crianças das várias salas, aproveitando as potencialidades do espaço remodelado e decorado pela equipa técnica desta unidade, crianças e famílias conviveram de modo salutar.
Festa de final de ano_ CIB_ 01
Na Creche “as Formiguinhas”, houve “Uma história para contar!” lembrando momentos e músicas vividos há 50 anos, aquando da Revolução dos Cravos.
Festa de final de ano_ CAF_ 01
Tendo como mote o “Festival de Verão”, em Viatodos, as crianças do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa animaram e encantaram todos os presentes.
Festa de final de ano_ CSCMENC_ 01
A finalizar, “Vou contar-te o tal segredo...”. No Infantário Rainha Santa Isabel, recorreu-se à obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, para, de modo gracioso e didático, celebrar o final do ano letivo.
Festa de final de ano_ IRSI_ 01
Entretanto, o mês de julho terminou com a homenagem de 55 crianças cuja caminhada na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) chega ao fim. O provedor, Nuno Reis, disse tratar-se do “final bem-sucedido de uma etapa” e desejou “os melhores augúrios para as etapas seguintes”. Lembrando as aprendizagens na Santa Casa, Nuno Reis finalizou: “Estou certo que, ao longo da vida, vão dar um contributo muito positivo para que o mundo seja ainda mais feliz”.
Gala de Finalistas_ 2024_ 01
A cerimónia decorreu na Igreja da Misericórdia, a 26 de julho. Fazendo votos de que, daqui em diante, possam continuar a explorar o mundo, a crescer e a aprender de modo saudável, o padre Paulo Ferros procedeu à Bênção dos Finalistas.
SCM Barcelos, 05-08-2024
O projeto “Fora da Caixa” passou, estes dias, pelo Centro Infantil de Barcelos e pelo Infantário Rainha Santa Isabel, com o atelier "Corpo a Mexer". Foi entre diversas atividades lúdicas e desportivas – como jogos de equipa, exercícios de alongamento e flexibilidade, circuitos de obstáculos e atividades de expressão corporal – que se promoveu a cooperação e a comunicação entre as crianças, a consciência corporal, estimulou a coordenação motora e a resistência física e se fortaleceu a confiança e a autoestima. Inserido no Gabinete de Apoio à Infância (GAI), concretamente no Laboratório de Competências Emocionais (LabKIDS), a realização do atelier "Corpo a Mexer" revestiu-se de “grande importância”, conforme explicaram, depois, as técnicas da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), Rita Neves Pereira e Cláudia Brito: Esta atividade “contribui para a melhoria da saúde física e mental das crianças, essenciais para um desenvolvimento equilibrado; promove hábitos de vida saudável desde a infância, fundamentais para a prevenção de doenças e para a manutenção de um bem-estar geral; e fortalece as competências sociais e emocionais das crianças, preparando-as para enfrentar desafios e interações sociais de forma positiva”. De modo global, “encoraja a criação de um ambiente educativo positivo e inclusivo”. Também por isso, “o sucesso do atelier "Corpo a Mexer" reflete o compromisso da SCMB em proporcionar às crianças ferramentas e oportunidades para o desenvolvimento integral e saudável, bem como em apoiar as famílias e profissionais de educação na promoção de práticas inclusivas e de cidadania ativa”, sublinham Rita Neves Pereira e Cláudia Brito. [ALBUM:963] Voluntariado para “promover valores de responsabilidade e solidariedade” Além da realização do atelier "Corpo a Mexer", as crianças participaram numa ação de voluntariado, também realizada no âmbito do projeto-piloto do GAI, do "Fora da Caixa", integrada no Laboratório de Competências Emocionais (LabKIDS). Com vista a “promover valores de responsabilidade e solidariedade desde tenra idade”, as crianças participaram na atividade de "Colocar a Mesa de Refeição" nos infantários. Nesse sentido, foram “envolvidas no processo de preparação das mesas para as refeições diárias”, desde a colocação de pratos, talheres, copos e guardanapos, bem como a organização e embelezamento das mesas. Certa do “sucesso” da iniciativa, que oferece “experiências educativas que vão além da sala de aula”, a equipa do “Fora da Caixa” está grata a todas as crianças que participaram neste momento de aprendizagem e responsabilidade. [ALBUM:962]
Ver MaisNa Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), louvamos a espontaneidade, a energia e a curiosidade dos mais pequenos, queremos despertar-lhes a criatividade, valorizar a bondade e a ternura de cada uma das ‘nossas’ 465 crianças. No Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, pedimos que todas as crianças possam crescer e desenvolver-se, com todos os seus direitos salvaguardados – do afeto à alimentação, dos cuidados médicos e segurança à educação. Por cá, na Misericórdia de Barcelos, com um colorido especial, brincadeiras e sorrisos, mas também sensibilização, celebramos a(s) Criança(s), em particular, ao longo de uma semana. Entre 3 e 7 de junho, decorreram várias atividades em cada uma das unidades operacionais de Educação na Infância. Infantário Rainha Santa Isabel – Almoço-piquenique no exterior; jogos tradicionais no exterior com as famílias das crianças de creche e pré-escolar, atividades para as crianças promovidas pelas famílias, pinturas faciais, insufláveis e uma contadora de histórias (oferecida também por uma família) – [ALBUM:939] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Atividades no exterior, pinturas faciais, insufláveis, “Chuva de Balões” e outras atividades por sala – [ALBUM:940] Creche “As Formiguinhas” – Atividades sensoriais – Toca e Sente!, Garrafas sensoriais, Corram das Abelhas! –, Dia dos Insufláveis, Contadora de Histórias e outras atividades por sala – [ALBUM:944] Centro Infantil de Barcelos – Jogos tradicionais e outros momentos no exterior, atividades com as famílias das crianças, insufláveis e outras atividades por sala – [ALBUM:945]
Ver Mais