Será assinado, esta quinta-feira, 5 de setembro, pelas 11h00, o auto de consignação da obra de reabilitação da Casa de Santa Maria, no centro histórico de Barcelos. Trata-se de um edificado do século XVIII, devoluto há já alguns anos, cuja reabilitação permitirá disponibilizar, a custos acessíveis, 43 camas de residência estudantil para estudantes do ensino superior.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), Nuno Reis, destaca que esta intervenção pode “trazer mais pessoas a viver no centro da cidade, o que é de realçar nos tempos que correm”. Nuno Reis reforça ainda que este projeto, além de salvaguardar património antigo, “vai permitir à Santa Casa poder cumprir mais uma das Obras de Misericórdia, dando pousada aos que hoje são também Peregrinos”, neste caso, “estudantes deslocados, designadamente os mais desfavorecidos economicamente, dando resposta às necessidades que a pressão do mercado imobiliário impôs, sobretudo nos últimos anos”.
A primeira fase da reabilitação da Casa de Santa Maria decorrerá no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior – financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência –, gerido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A Misericórdia de Barcelos é a única Santa Casa do país – a par da de Lisboa – cujo projeto foi analisado e reconhecido por um Painel Independente de Alto Nível, sendo o valor revisto do financiamento máximo de 1 614 789,75 euros.
SCM Barcelos, 02-09-2024