Na Misericórdia de Barcelos, promovemos e valorizamos as nossas tradições, memórias e identidade cultural. Assim, entre finais de agosto e a última sexta-feira, a atividade da desfolhada tradicional animou os utentes das estruturas residenciais para pessoas idosas e da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, bem como as crianças das unidades de Educação na Infância.
Ao som de músicas tradicionais, da concertina e do cavaquinho, os nossos utentes mais velhos debulharam o milho e recordaram convívios e experiências de outrora. Por sua vez, entre brincadeiras e novas experiências, as crianças tomaram contacto com tradições e esta prática de outros tempos.
Creche "As Formiguinhas"
Desfolhada tradicional_ CAF_ 01
CSCMENC
Desfolhada tradicional_ CSCMENC (1)
UCCI de Santo António
Desfolhada tradicional_ UCCI_ 01
Lar do CSCMENC (Silveiros)
Desfolhada tradicional_ LCSCMENC_ 01
Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor
Desfolhada tradicional_ LM_LRDL_ 01
Lar de Santo André
Desfolhada tradicional_ LSA_ 01
Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia
Desfolhada tradicional_ LNSM_ CD_ 01
Centro Infantil de Barcelos
Desfolhada Tradicional_ CIB (1)
SCM Barcelos, 30-09-2024
A Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, participa, este sábado, 12 de outubro, na cerimónia comemorativa dos 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB). O programa contempla, às 15h00, exposição do documento fundacional da instituição; e, às 16h00, eucaristia de ação de graças pelo 525.º aniversário da SCMB, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas. Evidências documentais revelam que, em 1499, já existia a Misericórdia de Barcelos, sendo uma das Santas Casas mais antigas do país. A SCMB é uma instituição Cristã de referência no desenvolvimento de respostas sociais que, com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), presta serviços de qualidade nas áreas do envelhecimento, saúde, infância e juventude, combate à pobreza, voluntariado, formação, culto e na promoção da cultura, salvaguardando o seu património.
Ver MaisCelebramos a vida e a experiência, agradecemos a sabedoria partilhada, retribuímos a doçura e o afeto das pessoas idosas. Apelamos sempre – mas, em particular, no Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro) – ao respeito, à valorização e à proteção das pessoas idosas. Na Misericórdia de Barcelos, a efeméride foi celebrada nas diferentes unidades operacionais, com diversas dinâmicas e atividades. Partilhamos aqui os registos fotográficos de alguns desses momentos. Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Atividade de cozer o pão, partilha de memórias e entrega de lembrança – [ALBUM:1009] Lar de Santo André – Atividade de pilates clínico, com orientação de instrutores internacionais de pilates clínico na Fisipor. Tarde dedicada a uma sessão fotográfica de valorização da pessoa idosa e a jogos tradicionais, como forma de recordar a infância e todas as memórias a ela associadas – [ALBUM:1005] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – Atividade "Vamos aprender a moldar o barro", dinamizada pelo artesão barcelense António Ramalho, animação musical de Carlos Verdinho e entrega de lembrança – [ALBUM:1008] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – Convívio intergeracional entre crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e pessoas idosas residentes no lar, com momento musical e troca de afetos – [ALBUM:1004] Celebração do Dia da Música na UCCI Além de ser Dia Internacional da Pessoa Idosa, a 1 de outubro, assinala-se também o Dia Mundial da Música. A efeméride é pretexto para divulgar e promover a diversidade musical, bem como sensibilizar para a importância da música na vida das pessoas. Na tarde de terça-feira, os utentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António contaram com a presença amiga e talentosa do Grupo de Cordofones e da Tuna do IAESM, que, mais uma vez, proporcionaram bons momentos musicais e de convívio. [ALBUM:1007] A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos agradece a generosa participação e importante partilha da Fisipor – Saúde e Bem-estar, de António Ramalho, de Carlos Verdinho e ainda do Grupo de Cordofones e da Tuna do IAESM.
Ver Mais