Caminhamos para o final deste mês, mas é tempo ainda de recordar alguns momentos e atividades que marcaram outubro, nas várias unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB). Institucionalmente, realizou-se a cerimónia formal de comemorações dos 525 anos da Misericórdia de Barcelos e reconhecemos o altruísmo da Comendadora Maria Eva, à passagem dos 21 anos do seu falecimento.
Mas houve ainda mais momentos e celebrações, que aqui recordamos em imagens.
SENSIBILIZAÇÃO PELA NOSSA SAÚDE
No decorrer do mês de outubro, comemorou-se o Dia da Pessoa Idosa e da Música, bem como o Dia Mundial do Animal. Mas foram celebradas outras datas!
A 16 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. A data é celebrada desde 1981, tendo por objetivo a consciencialização da população para as vastas problemáticas da alimentação e nutrição. O Serviço de Nutrição e Alimentação da SCMB quis assinalar a efeméride, tal como acontece todos os anos, levando diferentes atividades às várias unidades da instituição.
Nas Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, abordou-se a importância de uma alimentação saudável com a ajuda da Roda dos Alimentos, aplicando-se depois os conhecimentos adquiridos com um “Bingo” da Alimentação Saudável. Já nas unidades de Educação na Infância, a Roda dos Alimentos foi igualmente introduzida às crianças, sendo seguida de alguns jogos didáticos (o “jogo da memória” das frutas e legumes e o “jogo da glória” das leguminosas).






















































Dia da Alimentação_ CIB_ Sala 5_ 01
Além destas atividades dinamizadas Serviço de Nutrição e Alimentação, em várias unidades, foram criados outros momentos para sensibilizar, de forma lúdica, para escolhas alimentares saudáveis, variadas e sustentáveis.

















































Dia da Alimentação_ CIB_ Sala 3_ 01
Na UCCI de Santo António, assinalou-se, ainda, o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), a 29 de outubro, procurando-se consciencializar utentes e familiares para esta doença.
Na iniciativa, vários profissionais da SCMB alertaram para “Causas, sintomas e cuidados a ter”, “Tipos de AVC e tratamentos”, bem como “A vida depois do AVC”, procurando esclarecer dúvidas e alertar para a importância da prevenção.















Sensibilização_ Dia do AVC_ UCCI_ 01
ATIVIDADE "MÃOS À OBRA" – PINTURA DAS PEÇAS
Depois de, no princípio do mês, os utentes do Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor terem moldado o barro, numa atividade dinamizada pelo artesão barcelense António Ramalho, foi chegada a altura de dar cor às peças. Veja as imagens e aprecie a criatividade dos nossos artistas.







































Mãos à obra_LM_LRDL (1)
FESTA DO OUTONO
No Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI), celebramos o outono e as colheitas da época, com as crianças vestidas a rigor e adereços alusivos. As famílias partilharam frutas e legumes de outono, proporcionando às crianças de creche e pré-escolar uma atividade de exploração, experimentação e degustação.



















Festa do outono_ IRSI_ 01
"A MAGIA DO FUNDO DO MAR"
As crianças da Creche “As Formiguinhas” mergulharam numa incrível experiência sensorial. A peça “A Magia do Fundo do Mar”, apresentada pelo Teatro Lanterna Mágica, permitiu às crianças uma viagem encantadora por um mundo de cores, texturas e melodias, à descoberta da magia escondida no fundo do mar.




































Teatro A Magia do Fundo do Mar_ CAF_ 01
Também as crianças da sala 8 do CIB assistiram, no Teatro Gil Vicente, à peça “Os músicos de Bremen”. Tudo se inicia com um burro que quer ser músico e ruma à cidade de Bremen para concretizar o seu sonho. Pelo caminho, juntam-se outros animais, mas também um gangue perigoso.

“OUTUBRO ROSA”
Em outubro, são várias as datas que pretendem alertar para o cancro da mama: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (dia 13), Dia da Saúde da Mama (a 15) e Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama (em 30). O mês ‘veste-se’ de rosa, assim como várias unidades da SCMB, com vista a sensibilizar e consciencializar para a importância de estarmos atentos à nossa saúde, bem como da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.










































Outubro Rosa_ LCSCMENC_ 01
HALLOWEEN CELEBRADO EM VÁRIAS UNIDADES DA SCMB
O mês de outubro terminou com momentos divertidos, entre doçuras e travessuras, em várias unidades da SCMB (das áreas de Educação na Infância, Pessoas Idosas e Saúde). O Halloween trouxe trajes e decorações a preceitos, com fantasmas e bruxinhas, abóboras iluminadas, entre outros atrativos desta tradição “importada” dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, mas com expressão no nosso país.
A data foi celebrada pelas crianças…









































































Halloween_ CAF_ 01
Mas também pelos mais crescidos.











































Halloween_ LCSCMENC_ 01
PREVENÇÃO E CAPACITAÇÃO – SIMULACRO DE INCÊNDIO
Na Misericórdia de Barcelos, mantemos o foco na prevenção e capacitação. Com isso em mente, decorreu, no IRSI, um simulacro, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. O exercício serviu para alinhar conhecimentos e práticas, testar a atuação em contexto de incêndio (organização das equipas de intervenção, evacuação, etc.) e criar rotinas de modo a aperfeiçoar a (re)ação.



























Simulacro de Incêndio_ IRSI (1)
SCM Barcelos, 22-11-2024
O Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos apresentou-se, este sábado, à comunidade, com casa cheia. Diante do público que encheu a Igreja da Misericórdia, o coro, fundado este ano, apresentou o seu Concerto de Natal, entre melodias e espírito natalícios e os bons valores associados a esta época: amor, paz, confraternização. Colaboradores e Irmãos formam a Voz, para se cumprir mais uma Obra de Misericórdia. “Quando, em 2019, quisemos estudar, analisar e pensar as Obras de Misericórdia à luz dos tempos que vivemos, que são tempos difíceis e em que as necessidades são muitas, quisemos de alguma maneira tentar perceber de que forma é que poderíamos concretizar, hoje, essas Obras de Misericórdia. Consolar os tristes continua a ser uma das mais importantes Obras de Misericórdia. Consolar e animar. A música eleva a alma”, explicou, no final, o provedor da SCMB, Nuno Reis, concretizando logo de seguida. “Sentir com o coração, com o sagrado coração, é a tradução prática das Obras de Misericórdia nos dias de hoje. Com certeza que as Vozes da Misericórdia – quer os que constituem o coro, quer os que ajudaram a concretizar – se sentem hoje muito mais animados, muito mais elevados”. Fundado em 2025, o Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos corporiza um sonho antigo da instituição. Com o nome, faz-se alusão discreta ao som da palavra coeur (coração), homófona de choeur (coro), e ao nome de um dos mais conhecidos templos católicos da Europa: a Basílica de Sacré-Coeur, em Paris. [ALBUM:1341]
Ver Mais
“Natal é festa da família e a família da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) está reunida mais uma vez, num momento importante de confraternização, que vai ter seguimento nas próximas semanas, também com os nossos utentes”. As palavras são de Nuno Reis, provedor da SCMB, dirigindo-se a colaboradores, voluntários e órgãos sociais da instituição, na Ceia de Natal. O momento de convívio decorreu a 6 de dezembro, sendo marcado pela partilha, amizade, boa disposição e, naturalmente, o espírito natalício. Na sua intervenção, o provedor, Nuno Reis, recordando uma visita do Papa Leão XIV a um hospital, no Líbano, vincou que, “numa instituição do setor social, como a nossa, a mensagem de que Jesus habita nos sítios em que todos nós todos os dias passamos ou trabalhamos, é uma mensagem importante. Se estamos aqui hoje reunidos é porque, há mais de dois mil anos atrás, houve alguém não com uma mensagem de guerra, mas de paz, de concórdia, de amor ao próximo, de proximidade, de afeto”. [ALBUM:1340] Tal como em anos anteriores, sendo o Natal como época de partilha e solidariedade, os participantes na Ceia de Natal foram convidados a contribuir com um alimento para compor os cabazes das famílias em situação de vulnerabilidade, que são apoiadas pela nossa instituição.
Ver Mais