Caminhamos para o final deste mês, mas é tempo ainda de recordar alguns momentos e atividades que marcaram outubro, nas várias unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB). Institucionalmente, realizou-se a cerimónia formal de comemorações dos 525 anos da Misericórdia de Barcelos e reconhecemos o altruísmo da Comendadora Maria Eva, à passagem dos 21 anos do seu falecimento.
Mas houve ainda mais momentos e celebrações, que aqui recordamos em imagens.
SENSIBILIZAÇÃO PELA NOSSA SAÚDE
No decorrer do mês de outubro, comemorou-se o Dia da Pessoa Idosa e da Música, bem como o Dia Mundial do Animal. Mas foram celebradas outras datas!
A 16 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. A data é celebrada desde 1981, tendo por objetivo a consciencialização da população para as vastas problemáticas da alimentação e nutrição. O Serviço de Nutrição e Alimentação da SCMB quis assinalar a efeméride, tal como acontece todos os anos, levando diferentes atividades às várias unidades da instituição.
Nas Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, abordou-se a importância de uma alimentação saudável com a ajuda da Roda dos Alimentos, aplicando-se depois os conhecimentos adquiridos com um “Bingo” da Alimentação Saudável. Já nas unidades de Educação na Infância, a Roda dos Alimentos foi igualmente introduzida às crianças, sendo seguida de alguns jogos didáticos (o “jogo da memória” das frutas e legumes e o “jogo da glória” das leguminosas).
Dia da Alimentação_ CIB_ Sala 5_ 01
Além destas atividades dinamizadas Serviço de Nutrição e Alimentação, em várias unidades, foram criados outros momentos para sensibilizar, de forma lúdica, para escolhas alimentares saudáveis, variadas e sustentáveis.
Dia da Alimentação_ CIB_ Sala 3_ 01
Na UCCI de Santo António, assinalou-se, ainda, o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), a 29 de outubro, procurando-se consciencializar utentes e familiares para esta doença.
Na iniciativa, vários profissionais da SCMB alertaram para “Causas, sintomas e cuidados a ter”, “Tipos de AVC e tratamentos”, bem como “A vida depois do AVC”, procurando esclarecer dúvidas e alertar para a importância da prevenção.
Sensibilização_ Dia do AVC_ UCCI_ 01
ATIVIDADE "MÃOS À OBRA" – PINTURA DAS PEÇAS
Depois de, no princípio do mês, os utentes do Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor terem moldado o barro, numa atividade dinamizada pelo artesão barcelense António Ramalho, foi chegada a altura de dar cor às peças. Veja as imagens e aprecie a criatividade dos nossos artistas.
Mãos à obra_LM_LRDL (1)
FESTA DO OUTONO
No Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI), celebramos o outono e as colheitas da época, com as crianças vestidas a rigor e adereços alusivos. As famílias partilharam frutas e legumes de outono, proporcionando às crianças de creche e pré-escolar uma atividade de exploração, experimentação e degustação.
Festa do outono_ IRSI_ 01
"A MAGIA DO FUNDO DO MAR"
As crianças da Creche “As Formiguinhas” mergulharam numa incrível experiência sensorial. A peça “A Magia do Fundo do Mar”, apresentada pelo Teatro Lanterna Mágica, permitiu às crianças uma viagem encantadora por um mundo de cores, texturas e melodias, à descoberta da magia escondida no fundo do mar.
Teatro A Magia do Fundo do Mar_ CAF_ 01
Também as crianças da sala 8 do CIB assistiram, no Teatro Gil Vicente, à peça “Os músicos de Bremen”. Tudo se inicia com um burro que quer ser músico e ruma à cidade de Bremen para concretizar o seu sonho. Pelo caminho, juntam-se outros animais, mas também um gangue perigoso.
“OUTUBRO ROSA”
Em outubro, são várias as datas que pretendem alertar para o cancro da mama: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (dia 13), Dia da Saúde da Mama (a 15) e Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama (em 30). O mês ‘veste-se’ de rosa, assim como várias unidades da SCMB, com vista a sensibilizar e consciencializar para a importância de estarmos atentos à nossa saúde, bem como da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Outubro Rosa_ LCSCMENC_ 01
HALLOWEEN CELEBRADO EM VÁRIAS UNIDADES DA SCMB
O mês de outubro terminou com momentos divertidos, entre doçuras e travessuras, em várias unidades da SCMB (das áreas de Educação na Infância, Pessoas Idosas e Saúde). O Halloween trouxe trajes e decorações a preceitos, com fantasmas e bruxinhas, abóboras iluminadas, entre outros atrativos desta tradição “importada” dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, mas com expressão no nosso país.
A data foi celebrada pelas crianças…
Halloween_ CAF_ 01
Mas também pelos mais crescidos.
Halloween_ LCSCMENC_ 01
PREVENÇÃO E CAPACITAÇÃO – SIMULACRO DE INCÊNDIO
Na Misericórdia de Barcelos, mantemos o foco na prevenção e capacitação. Com isso em mente, decorreu, no IRSI, um simulacro, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. O exercício serviu para alinhar conhecimentos e práticas, testar a atuação em contexto de incêndio (organização das equipas de intervenção, evacuação, etc.) e criar rotinas de modo a aperfeiçoar a (re)ação.
Simulacro de Incêndio_ IRSI (1)
SCM Barcelos, 22-11-2024
Celebrar o Dia Mundial da Criança é, desde logo, sinónimo de valorizar a energia, a curiosidade e a sinceridade dos mais pequenos. É ocasião, também, para pedirmos que, no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, todos os seus direitos sejam salvaguardados. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), assinalámos a data com muitas brincadeiras e sorrisos. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1221] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1220] Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) [ALBUM:1222] No âmbito da Semana da Criança, algumas atividades foram dinamizadas pelas ‘famílias’ das nossas crianças. Os pais Pedro Silva e Poka, atletas do Óquei Clube de Barcelos, estiveram com as crianças do IRSI a dar a conhecer a modalidade do hóquei em patins e a partilhar a experiência de estar sobre patins e “truques” para a stickada certeira. [ALBUM:1217] Já a mãe Rebecca Taylor, com Ana Bompastor e Inês Lameira – também jogadoras da equipa sénior feminina do Basquete Clube de Barcelos –, visitou as nossas crianças e, entre sorrisos e muito entusiasmo, deu a conhecer a modalidade de basquetebol. [ALBUM:1216] “O que queres ser quando fores grande?” Na véspera do Dia da Criança, sob o mote “O que queres ser quando fores grande?”, cerca de 70 crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e do Centro Infantil de Barcelos, da SCMB, visitaram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Ao longo de uma tarde repleta de animação, imaginação e bons momentos, as nossas crianças apreciaram a leitura encenada da história “As raparigas também podem, os rapazes também podem”, de Sophie Gourion. Houve oportunidade, ainda, para brincadeiras com o Ben Ben, um cão robô, e para, livremente, dar largas à imaginação e à criatividade no Mural das Profissões e na Oficina de Marcadores de Livros. Esta iniciativa resultou da colaboração entre a Biblioteca José Mariano Gago e o Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, com o apoio do ID+, da Fábrica de Clubes e da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão). [ALBUM:1218] “Hora do Brincar” A propósito do Dia Internacional do Brincar, celebrado a 11 de junho, o Município de Barcelos desafiou as instituições a associar-se à “Hora do Brincar”. Tratou-se de uma iniciativa com foco nas crianças e no ato de brincar livremente, no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permitisse o contacto com a natureza. Assim o fizemos! Veja alguns registos da participação das unidades de Educação na Infância nesta celebração. [ALBUM:1219]
Ver MaisTerra de artes e ofícios, em Barcelos, celebramos a nossa história e a identidade cultural. Entre as mais diversas artes tradicionais – do linho à madeira e, até, ao ferro –, a olaria, pela sua inegável ligação à terra e às gentes, reveste-se de particular relevância. Passando de geração em geração, a partir das mãos e com boa dose de criatividade e imaginação, o Artesanato persiste e são muitos, e reconhecidos, os artesãos do concelho de Barcelos, a Capital do Artesanato. Nas estruturas residenciais para pessoas idosas, voltamos a reconhecer e a valorizar a arte e o artesanato em Barcelos, fosse pondo mãos à obra ou apreciando o trabalho dos nossos artesãos. Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Visita ao Museu de Olaria, para conhecer e apreciar o acervo artístico, “constituído essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada e estrangeira” – [ALBUM:1214] Lar de Santo André – Orientados por Hélder Ferreira, artesão de Galegos Santa Maria, os utentes puseram mãos à obra, fazendo as suas criações artísticas. Depois, num outro momento, o Grupo dos Chapéus de Palha de Cambeses foi cantando músicas tradicionais, ao mesmo tempo que demonstrava como se fazem os chapéus de palha – [ALBUM:1215] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – A atividade, inserida no 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e no 136.º aniversário do Lar da Misericórdia, foi dinamizada pelos artesãos barcelenses Irmãos Baraça. Clique aqui, para ver o álbum completo –
Ver Mais