No final do mês de novembro, dia 30, assinalou-se o Dia de Santo André, que dá nome ao Lar de Santo André. Foi nesta estrutura residencial para pessoas idosas que, no dia anterior (29 de novembro), Santo André foi lembrado, de forma singela, mas sentida, por utentes e colaboradores.
Pela manhã, foi realizada uma eucaristia em honra de Santo André. À tarde, do programa cultural, constou a exposição de artesanato “Santos da Casa também fazem milagres”, com peças de vários artesãos locais, declamação de poemas pelos utentes e atuações do Grupo de Bombos da APACI e da Tuna da Universidade Barcelos Sénior.
Agradecemos a todos por terem contribuído, graciosamente, para este momento de celebração.

























































Festa de Santo André_ Missa_ 01
SCM Barcelos, 10-12-2024
Ao longo dos últimos meses, nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) da Misericórdia de Barcelos, decorreu um Campeonato de Boccia entre lares. Além de ocupar os tempos livres de forma alegre e saudável, a competição favoreceu processos de sociabilização e de comunicação. A final do campeonato decorreu a 16 de setembro, resultando nas seguintes classificações: 1.º Lar Rainha Dona Leonor/ Lar da Misericórdia; 2.º Lar Nossa Senhora da Misericórdia; 3.º Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa; 4.º Lar de Santo André. Como costuma dizer-se: "Glória aos vencedores, honra aos vencidos!". Até porque todos ganharam: momentos de convívio, bem-estar e boa disposição. [ALBUM:1276] Nas ERPI, o boccia é uma atividade de eleição dos nossos utentes. Trata-se de “um jogo de estratégia e precisão, originalmente concebido para pessoas com paralisia cerebral”. A atividade é hoje praticada de forma educacional e recreativa em diversas instituições, entre elas, de pessoas idosas.
Ver Mais
Existe para transformar momentos em memórias vivas, que nunca sejam esquecidos. Para eternizar momentos. Por cada clique, uma imagem que comunica. A 19 de agosto, na Misericórdia de Barcelos, celebramos a fotografia e os momentos que nos permite recordar para sempre. A propósito do Dia Mundial da Fotografia, prestamos maior atenção à visão, ao detalhe, ao cuidado, à capacidade de contar histórias. Os mais belos momentos devem ser conservados no tempo, seja a cores ou a preto e branco. Eis alguns flashes da atividade dinamizada no Lar de Santo André. [ALBUM:1263] No Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, celebrar a fotografia foi mote para um Desfile de Trajes, que, com grande entusiasmo e contentamento, reuniu utentes e colaboradores na passerelle. [ALBUM:1264]
Ver Mais