Reunindo “uma parte importantíssima daquela que é a família da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB)”, mais de duas centenas de colaboradores, voluntários e órgãos sociais participaram, a 7 de dezembro, na Ceia de Natal da instituição.
O convívio foi marcado pelo espírito natalício, em ambiente de alegria, partilha e amizade, contando com vários entretenimentos, momentos de dança e boa disposição.
Na sua intervenção, o provedor, Nuno Reis, mostrou-se satisfeito pelos momentos vivenciados e lembrou a “razão de ser e de existir, aquilo que somos, o que fazemos, aqueles que servimos e que justificam que desde há 525 anos a Misericórdia de Barcelos seja uma das mais antigas organizações de fazer bem e bem-fazer em Portugal”.
À semelhança de anos anteriores, considerando o Natal como época de partilha e solidariedade, os participantes foram convidados a contribuir com um alimento para compor os cabazes das famílias em situação de vulnerabilidade, que são apoiadas pela nossa instituição.
“Trabalhar com o coração a bater ao ritmo de Deus”
Um dos momentos altos da Ceia de Natal foi a declamação de “um pregão, que é o anúncio do Natal”.
Aproveitando a ocasião, o Capelão da SCMB, padre Eduardo Miranda, lembrou que essa é uma “marca da identidade” da instituição, porque “trabalhar na SCMB, verdadeiramente, é trabalhar com o coração a bater ao ritmo de Deus”.
“Que a amizade que partilhamos e também os alimentos de que nos servimos verdadeiramente criem em nós e sejam para nós uma fonte de inspiração para vivermos a nossa missão com Misericórdia, com proximidade, com sentido de cuidar e com sentido de compaixão”, finalizou.
Ceia de Natal 2024_ 01
SCM Barcelos, 16-12-2024
Por altura do Carnaval, a animação, a folia e a criatividade prolongaram-se, nas várias unidades e áreas, fosse com temática definida, ou dando espaço a princesas, palhaços ou heróis de ficção, entre outros disfarces. Os fatos, decorações e adereços foram preparados de forma dedicada e com muita criatividade, para que a folia desta época festiva contagiasse todos. Lar de Santo André – “A Volta ao Mundo” ao som da Banda Plástica de Barcelos – [ALBUM:1121] Lar do CSCMENC – “O Mundo Rural” com animação musical de Liliana Oliveira – [ALBUM:1120] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – Festa sob a temática “Os Gnomos”, com animação musical de Mamex – [ALBUM:1123] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – “O Mundo da Bola”, com animação do DJ MC Ferr Marco Ferreira – [ALBUM:1122] UCCI de Santo António – “Emojis” em folia carnavalesca, ao som de Carlos Verdinho – [ALBUM:1119] Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1127] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1125] Desfile de Carnaval Com a temática das “Emoções”, as crianças do pré-escolar das unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) integraram o Desfile de Carnaval das Escolas, promovido pelo Município de Barcelos. [ALBUM:1124] Deixamos um especial agradecimento ao grupo Siga a Farra e à cantora Liliana Oliveira, à Banda Plástica de Barcelos, a Mamex, ao DJ MC Ferr Marco Ferreira e a Carlos Verdinho, que, graciosamente e de modo dedicado, contribuíram para a animação musical das celebrações de Carnaval nas nossas unidades.
Ver MaisAlém de uma obrigação fiscal, a sua declaração de IRS – a ser entregue entre 1 de abril e 30 de junho – pode ser também uma forma de ajudar e ser solidário. Esta é uma oportunidade não só de reconhecer o trabalho e atuação da nossa instituição, mas também de contribuir de modo significativo, ajudando a Santa Casa de Barcelos a fazer Misericórdia. Para isso, já pode escolher, no Portal das Finanças, a instituição à qual pretende consignar o seu IRS. Consignação do IRS Com um simples gesto – através da consignação de 1% do seu IRS – e sem qualquer encargo para si, pode ajudar-nos a cumprir a nossa missão. Basta lembrar-se da SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BARCELOS ao preencher a sua declaração de IRS. No quadro 11, selecione "instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública". Depois, coloque o NIPC 500 239 886, da Misericórdia de Barcelos, e diga que pretende consignar o IRS. Em caso de reembolso, não recebe menos e, num cenário de imposto adicional, não terá de pagar mais. Assim, estará a destinar 1% do seu imposto a favor de todos os que já servimos no dia a dia e dos que poderemos passar a servir. Para mais informações, contacte por e-mail: [email protected]
Ver Mais