“Estou em Fátima!”. Foi, porventura, uma das expressões mais escutadas. Houve quem cantasse, conforme a procissão de velas fosse percorrendo o recinto, houve igualmente quem, no final, pegasse no seu próprio terço para rezar e quem apreciasse a Capelinha das Aparições e outros espaços do Santuário de Fátima.
“Vamos a Fátima, sem sair daqui”. Para os mais reticentes, o desafio foi lançado desta forma. Com os óculos colocados, perto de uma centena de pessoas idosas – residentes nas diversas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – imergiram numa nova experiência, em ambiente virtual, beneficiando de estimulação cognitiva, motora e sensorial através da utilização de realidade virtual. A iniciativa foi levada a cabo pela Intensify World – Associação Tecnológica e Recreativa, no âmbito do Projeto 65+ON, vencedor do Prémio BPI La Caixa Sénior 2023.
“A atividade consiste na demonstração de vídeos em formato de realidade virtual. Os utentes colocam óculos de realidade virtual e visualizam vídeos sobre assuntos do interesse deles, nomeadamente locais religiosos que gostam ou gostariam de visitar”, explica Rui Cardoso, que orientou e dinamizou as sessões. “Os utentes costumam ficar surpreendidos com a qualidade e a imersão que os vídeos proporcionam, onde dizem frases como ‘parece que estamos no sítio’”, conclui.
Além de proporcionar experiências imersivas para as pessoas com mais de 65 anos, promovendo e estimulando, então, as suas capacidades cognitivas, físicas e emocionais, o projeto procura, ainda, “prevenir situações de fragilidade associadas ao envelhecimento”.
Lar de Santo André
Realidade virtual_ LSA_ 01
Lar do CSCMENC
Realidade virtual_ LCSCMENC_ 01
Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia
Realidade virtual_ LNSM e CD_ 01
Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor
Realidade virtual_ LM e LRDL_ 01
SCM Barcelos, 29-01-2025
Terra de artes e ofícios, em Barcelos, celebramos a nossa história e a identidade cultural. Entre as mais diversas artes tradicionais – do linho à madeira e, até, ao ferro –, a olaria, pela sua inegável ligação à terra e às gentes, reveste-se de particular relevância. Passando de geração em geração, a partir das mãos e com boa dose de criatividade e imaginação, o Artesanato persiste e são muitos, e reconhecidos, os artesãos do concelho de Barcelos, a Capital do Artesanato. Nas estruturas residenciais para pessoas idosas, voltamos a reconhecer e a valorizar a arte e o artesanato em Barcelos, fosse pondo mãos à obra ou apreciando o trabalho dos nossos artesãos. Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Visita ao Museu de Olaria, para conhecer e apreciar o acervo artístico, “constituído essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada e estrangeira” – [ALBUM:1214] Lar de Santo André – Orientados por Hélder Ferreira, artesão de Galegos Santa Maria, os utentes puseram mãos à obra, fazendo as suas criações artísticas. Depois, num outro momento, o Grupo dos Chapéus de Palha de Cambeses foi cantando músicas tradicionais, ao mesmo tempo que demonstrava como se fazem os chapéus de palha – [ALBUM:1215] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – A atividade, inserida no 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e no 136.º aniversário do Lar da Misericórdia, foi dinamizada pelos artesãos barcelenses Irmãos Baraça. Clique aqui, para ver o álbum completo –
Ver MaisDepois de, no mês de maio, termos assinalado os aniversários do Lar Nossa Senhora da Misericórdia (35 anos), Lar de Santo André (23) e Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Silveiros (22), em junho, foi a vez de comemorar o 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e o 136.º aniversário do Lar da Misericórdia. A celebração – a 6 de junho – contou, num primeiro momento, com a atuação do Coro da Universidade Sénior de Barcelos. Depois, Carlos Verdinho continuou a animação musical, enquanto os artesãos barcelenses Irmãos Baraça dinamizaram uma atividade com as pessoas idosas e respetivos familiares. [ALBUM:1213] Nesta tarde de festa, celebramos a graça de mais um ano de existência, lembrando, igualmente, todos aqueles que serviram, colaboraram e residiram nestas unidades da Misericórdia de Barcelos. Em ambas as estruturas residenciais, localizadas no centro da cidade, assume-se o compromisso de cuidar as pessoas idosas, de forma humanizada, respeitando a sua dignidade e singularidade.
Ver Mais