os-doentes-sao-verdadeiramente-a-missao-da-igreja

“Os doentes são verdadeiramente a missão da Igreja”

Celebração do Dia da Pessoa Doente decorreu na Misericórdia de Barcelos

A comunidade da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos assinalou o 33.º Dia Mundial da Pessoa Doente (11 de fevereiro), com celebrações na Igreja da Misericórdia e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António.

Na Igreja da Misericórdia, a cerimónia contou com a participação da comunidade barcelense, em particular pessoas idosas que residem nas estruturas da Santa Casa de Barcelos e que frequentam o Centro de Dia. Na homilia, o Padre Vítor Sá atentou que “os doentes não são apenas um adereço da vida da Igreja nem um complemento daquilo que é o amor de nossa Senhora. Os doentes são verdadeiramente a missão da Igreja, a identidade dela mesma”. “Se percorrermos todos os Evangelhos, percebemos que Jesus vai ao encontro dos cegos, dos coxos, dos leprosos, dos paralíticos, sem ter medo de se contagiar com a doença de algum deles, mas a todos toca com misericórdia”, sublinhou o celebrante.

Eucaristia Dia da Pessoa Doente_ Igreja da Misericórdia_ 01

Na UCCI de Santo António, também foi celebrado o Dia Mundial da Pessoa Doente, com participação dos utentes que aí estão internados. A eucaristia foi celebrada pelo Padre Adélio Fonte.

Eucaristia Dia da Pessoa Doente_ UCCI_ 01

Quer na Igreja da Misericórdia, quer na UCCI, o sacramento da Santa Unção foi administrado às pessoas doentes. Trata-se de um sacramento “para que possamos viver melhor, na graça de Deus, sentir a força do alto, para as dificuldades e para as fragilidades de cada dia”.

Celebrado anualmente a 11 de fevereiro, o Dia Mundial da Pessoa Doente foi instituído, em 1992, pelo Papa João Paulo II. Este ano, acontece sob o mote ‘«A esperança não engana» (Rm 5, 5) e fortalece-nos nas tribulações’, conforme transmitido na mensagem do Papa Francisco.


SCM Barcelos, 19-02-2025

Notícias