“Sabem que, quando damos carinho e atenção aos outros, estamos a criar um mundo mais bonito?” E, “quando sentimos o afeto de alguém, o nosso coração fica mais feliz, mais leve”. A mensagem foi partilhada pelas pessoas idosas que residem no Centro Social, em Silveiros, às crianças do pré-escolar que, na tarde de 14 de fevereiro, as visitaram.
Ao longo de todo o dia, nas várias estruturas e unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, foi comemorado o Dia dos Afetos.
Em convívio intergeracional, entre canções, jogos e declamação de poemas, beijos, abraços e outras manifestações de ternura, valorizou-se o poder dos afetos, sejam eles sorrisos, palavras, gestos ou até um olhar.
UCCI de Santo António
– Visualização de um filme, construção da Árvore dos Afetos e momentos de convívio –
Dia dos Afetos_ UCCI_ 01
Lar Nossa Senhora da Misericórdia/ Centro de Dia e Centro Infantil de Barcelos
– Realização de jogos, almoço partilhado e, à tarde, momento musical com a Coro e Tuna do IAESM –
Dia dos Afetos_ LNSM_CD_ CIB_ 01
Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa
– Momento musical, declamação de poema e jogo de boccia entre as crianças do pré-escolar e as pessoas idosas –
Dia dos Afetos_ CSCMENC_ 01
Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor
– Passeio no Autocarro do Amor pelo centro da cidade de Barcelos, com encontros intergeracionais no IRSI e no CIB –
Dia dos Afetos_ Autocarro dos Afetos_ LM_LRDL_ 01
Lar de Santo André e Infantário Rainha Santa Isabel
– “Jogo de dados” sobre Afetos e partilha intergeracional –
Dia dos Afetos_ LSA_IRSI_ 01
CSCMENC – Educação na Infância
– Confeção de um bolo e respetiva partilha com as pessoas idosas do Centro de Lazer, em Viatodos –
Dia dos Afetos_ CSCMENC_ Sala 3_ 01
SCM Barcelos, 24-02-2025
Celebrar o Dia Mundial da Criança é, desde logo, sinónimo de valorizar a energia, a curiosidade e a sinceridade dos mais pequenos. É ocasião, também, para pedirmos que, no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, todos os seus direitos sejam salvaguardados. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), assinalámos a data com muitas brincadeiras e sorrisos. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1221] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1220] Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) [ALBUM:1222] No âmbito da Semana da Criança, algumas atividades foram dinamizadas pelas ‘famílias’ das nossas crianças. Os pais Pedro Silva e Poka, atletas do Óquei Clube de Barcelos, estiveram com as crianças do IRSI a dar a conhecer a modalidade do hóquei em patins e a partilhar a experiência de estar sobre patins e “truques” para a stickada certeira. [ALBUM:1217] Já a mãe Rebecca Taylor, com Ana Bompastor e Inês Lameira – também jogadoras da equipa sénior feminina do Basquete Clube de Barcelos –, visitou as nossas crianças e, entre sorrisos e muito entusiasmo, deu a conhecer a modalidade de basquetebol. [ALBUM:1216] “O que queres ser quando fores grande?” Na véspera do Dia da Criança, sob o mote “O que queres ser quando fores grande?”, cerca de 70 crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e do Centro Infantil de Barcelos, da SCMB, visitaram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Ao longo de uma tarde repleta de animação, imaginação e bons momentos, as nossas crianças apreciaram a leitura encenada da história “As raparigas também podem, os rapazes também podem”, de Sophie Gourion. Houve oportunidade, ainda, para brincadeiras com o Ben Ben, um cão robô, e para, livremente, dar largas à imaginação e à criatividade no Mural das Profissões e na Oficina de Marcadores de Livros. Esta iniciativa resultou da colaboração entre a Biblioteca José Mariano Gago e o Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, com o apoio do ID+, da Fábrica de Clubes e da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão). [ALBUM:1218] “Hora do Brincar” A propósito do Dia Internacional do Brincar, celebrado a 11 de junho, o Município de Barcelos desafiou as instituições a associar-se à “Hora do Brincar”. Tratou-se de uma iniciativa com foco nas crianças e no ato de brincar livremente, no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permitisse o contacto com a natureza. Assim o fizemos! Veja alguns registos da participação das unidades de Educação na Infância nesta celebração. [ALBUM:1219]
Ver MaisTerra de artes e ofícios, em Barcelos, celebramos a nossa história e a identidade cultural. Entre as mais diversas artes tradicionais – do linho à madeira e, até, ao ferro –, a olaria, pela sua inegável ligação à terra e às gentes, reveste-se de particular relevância. Passando de geração em geração, a partir das mãos e com boa dose de criatividade e imaginação, o Artesanato persiste e são muitos, e reconhecidos, os artesãos do concelho de Barcelos, a Capital do Artesanato. Nas estruturas residenciais para pessoas idosas, voltamos a reconhecer e a valorizar a arte e o artesanato em Barcelos, fosse pondo mãos à obra ou apreciando o trabalho dos nossos artesãos. Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Visita ao Museu de Olaria, para conhecer e apreciar o acervo artístico, “constituído essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada e estrangeira” – [ALBUM:1214] Lar de Santo André – Orientados por Hélder Ferreira, artesão de Galegos Santa Maria, os utentes puseram mãos à obra, fazendo as suas criações artísticas. Depois, num outro momento, o Grupo dos Chapéus de Palha de Cambeses foi cantando músicas tradicionais, ao mesmo tempo que demonstrava como se fazem os chapéus de palha – [ALBUM:1215] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – A atividade, inserida no 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e no 136.º aniversário do Lar da Misericórdia, foi dinamizada pelos artesãos barcelenses Irmãos Baraça. Clique aqui, para ver o álbum completo –
Ver Mais