“Sabem que, quando damos carinho e atenção aos outros, estamos a criar um mundo mais bonito?” E, “quando sentimos o afeto de alguém, o nosso coração fica mais feliz, mais leve”. A mensagem foi partilhada pelas pessoas idosas que residem no Centro Social, em Silveiros, às crianças do pré-escolar que, na tarde de 14 de fevereiro, as visitaram.
Ao longo de todo o dia, nas várias estruturas e unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, foi comemorado o Dia dos Afetos.
Em convívio intergeracional, entre canções, jogos e declamação de poemas, beijos, abraços e outras manifestações de ternura, valorizou-se o poder dos afetos, sejam eles sorrisos, palavras, gestos ou até um olhar.
UCCI de Santo António
– Visualização de um filme, construção da Árvore dos Afetos e momentos de convívio –
Dia dos Afetos_ UCCI_ 01
Lar Nossa Senhora da Misericórdia/ Centro de Dia e Centro Infantil de Barcelos
– Realização de jogos, almoço partilhado e, à tarde, momento musical com a Coro e Tuna do IAESM –
Dia dos Afetos_ LNSM_CD_ CIB_ 01
Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa
– Momento musical, declamação de poema e jogo de boccia entre as crianças do pré-escolar e as pessoas idosas –
Dia dos Afetos_ CSCMENC_ 01
Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor
– Passeio no Autocarro do Amor pelo centro da cidade de Barcelos, com encontros intergeracionais no IRSI e no CIB –
Dia dos Afetos_ Autocarro dos Afetos_ LM_LRDL_ 01
Lar de Santo André e Infantário Rainha Santa Isabel
– “Jogo de dados” sobre Afetos e partilha intergeracional –
Dia dos Afetos_ LSA_IRSI_ 01
CSCMENC – Educação na Infância
– Confeção de um bolo e respetiva partilha com as pessoas idosas do Centro de Lazer, em Viatodos –
Dia dos Afetos_ CSCMENC_ Sala 3_ 01
SCM Barcelos, 24-02-2025
Este ano, na Misericórdia de Barcelos, a Páscoa voltou a ser vivida num misto de fé e esperança, a espaços com a cor, a doçura e a criatividade. Nos lares e UCCI de Santo António, no domingo de Páscoa, realizou-se a visita do compasso Pascal. Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor [ALBUM:1164] Lar Nossa Senhora da Misericórdia [ALBUM:1155] Lar de Santo André [ALBUM:1156] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:1157] UCCI de Santo António [ALBUM:1165] Antes disso, desde a Quarta-feira de Cinzas, seguindo o apelo do Papa Francisco, caminhamos juntos na esperança até à Páscoa da Ressurreição, com vários momentos de fé e devoção, como a Última Ceia e o Lava-Pés, bem como a cerimónia da Paixão do Senhor. Eucaristia da Quarta-feira Santa [ALBUM:1161] Última Ceia e Lava-Pés [ALBUM:1163] Cerimónia da Paixão do Senhor [ALBUM:1162] Por sua vez, entre as crianças que frequentam as unidades de Educação na Infância, a Páscoa é, sobretudo, sinónimo de doçura(s), brincadeiras e muita criatividade. Aqui partilhamos imagens da decoração dos espaços, das lembranças e de bons momentos vividos pelos mais pequenos. Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1160] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:1159] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1158]
Ver MaisO provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), Nuno Reis, assinou, esta quinta-feira, o contrato que formaliza o financiamento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a criação de uma Unidade de Convalescença. O contrato – assinado, ontem, com o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, a Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, e o presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), André Trindade – permitirá que a instituição possa criar uma Unidade de Convalescença, com dez camas, a partir do alargamento da capacidade do edifício da UCCI de Santo António, e geri-la durante pelo menos 20 anos. No final da cerimónia, o provedor da SCMB, Nuno Reis, foi o porta-voz da “alegria” da instituição barcelense: “Era um desejo há algum tempo assumido pela instituição, não só porque na UCCI de Santo António, após ter conseguido a certificação pela Direção-Geral da Saúde, ficava-nos, de facto, a faltar uma das tipologias mais importantes da Rede [Nacional de Cuidados Continuados Integrados], que é a de Convalescença, e a oportunidade de poder tratar, cuidar pessoas, ajudar a reabilitá-las nos primeiros 30 dias do seu processo de reabilitação pós-hospitalar é, naturalmente, algo que muito nos agrada e que vem também enriquecer aquilo que é a capacidade da instituição na área da Saúde”. “Não posso deixar de notar a feliz coincidência de, no mês em que a Misericórdia de Barcelos consegue pagar a última prestação relativa ao financiamento para a construção da sua UCCI de Santo António, ser precisamente o mês em que ficamos a saber que a candidatura que a instituição apresentou para a criação de uma Unidade de Convalescença, partindo de um alargamento da Unidade de Santo António, foi aprovada e é, naturalmente, uma feliz coincidência”, acrescentou o provedor da SCMB. Com dez anos de existência, a UCCI de Santo António tem em funcionamento duas unidades de internamento – a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção –, acreditadas pela DGS, desde 2022, mas a instituição pretende continuar a responder às necessidades crescentes da comunidade. “Não é por termos atingido um marco que deixamos de procurar mais. Temos que procurar agarrar as oportunidades que existem. A comunidade precisa cada vez mais de cuidados e a instituição tem que estar atenta às oportunidades, criá-las e concretizá-las”, explicou Nuno Reis. A criação de uma Unidade de Convalescença, partindo de um alargamento da UCCI de Santo António, resultará de um investimento total de 256.573,36 euros. Prevê-se que a nova resposta possa estar à disposição da comunidade em finais de junho de 2026.
Ver Mais