“Sabem que, quando damos carinho e atenção aos outros, estamos a criar um mundo mais bonito?” E, “quando sentimos o afeto de alguém, o nosso coração fica mais feliz, mais leve”. A mensagem foi partilhada pelas pessoas idosas que residem no Centro Social, em Silveiros, às crianças do pré-escolar que, na tarde de 14 de fevereiro, as visitaram.
Ao longo de todo o dia, nas várias estruturas e unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, foi comemorado o Dia dos Afetos.
Em convívio intergeracional, entre canções, jogos e declamação de poemas, beijos, abraços e outras manifestações de ternura, valorizou-se o poder dos afetos, sejam eles sorrisos, palavras, gestos ou até um olhar.
UCCI de Santo António
– Visualização de um filme, construção da Árvore dos Afetos e momentos de convívio –
Dia dos Afetos_ UCCI_ 01
Lar Nossa Senhora da Misericórdia/ Centro de Dia e Centro Infantil de Barcelos
– Realização de jogos, almoço partilhado e, à tarde, momento musical com a Coro e Tuna do IAESM –
Dia dos Afetos_ LNSM_CD_ CIB_ 01
Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa
– Momento musical, declamação de poema e jogo de boccia entre as crianças do pré-escolar e as pessoas idosas –
Dia dos Afetos_ CSCMENC_ 01
Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor
– Passeio no Autocarro do Amor pelo centro da cidade de Barcelos, com encontros intergeracionais no IRSI e no CIB –
Dia dos Afetos_ Autocarro dos Afetos_ LM_LRDL_ 01
Lar de Santo André e Infantário Rainha Santa Isabel
– “Jogo de dados” sobre Afetos e partilha intergeracional –
Dia dos Afetos_ LSA_IRSI_ 01
CSCMENC – Educação na Infância
– Confeção de um bolo e respetiva partilha com as pessoas idosas do Centro de Lazer, em Viatodos –
Dia dos Afetos_ CSCMENC_ Sala 3_ 01
SCM Barcelos, 24-02-2025
Há uma semana, a 13 de outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) prestou, uma vez mais, homenagem e reconhecimento à Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa. À passagem dos 22 anos desde o falecimento da benemérita, para “recordar quem, de alguma forma, ao longo da História da instituição, foi deixando sementes para que a instituição crescesse”, decorreu uma cerimónia, que contou com a participação de crianças, pessoas idosas, colaboradores e órgãos sociais. Após a eucaristia em sua memória, o provedor da SCMB, Nuno Reis, lembrou que “a História faz-se de muitos que passaram, de muitos que estão, far-se-á também daqueles que virão, é uma História que merece ser reconhecida e agradecida”. “Maria Eva e o seu marido foram pessoas importantes para a SCMB e que significam essa benemerência que hoje em dia, infelizmente, está um pouco passada de moda”, acrescentou o dirigente. [ALBUM:1291] Natural da freguesia de Silveiros, Maria Eva é exemplo de bondade e benemerência para com várias instituições do país, entre elas, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Foi à nossa instituição que confiou a edificação e concretização do Centro Social, em Silveiros, ao qual dá nome. De resto, esta homenagem aconteceu numa altura em que “estamos a concluir aqui [em Silveiros] o maior investimento da história da instituição, que vai permitir ajudar mais pessoas e servirmos ainda melhor a nossa comunidade”, sendo mais um motivo pelo qual “não podemos deixar de agradecer”, conforme sublinhou, ainda, o provedor da SCMB, Nuno Reis.
Ver MaisOutubro é o mês dedicado à Pessoa Idosa. Logo a 1 de outubro, assinala-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Mais do que datas no calendário, pretende-se que seja mote para refletir e consciencializar para “as oportunidades e desafios do envelhecimento no nosso tempo”, para que este seja um ‘processo’ digno e de qualidade. Cada pessoa idosa é interveniente e testemunha da História, ao preservar tradições e costumes, ao partilhar conhecimentos e afetos. A cada pessoa idosa, o nosso respeito e gratidão! A 1 de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa foi, então, assinalado pelos utentes que frequentam as diferentes estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e Centro de Dia, da Misericórdia de Barcelos, com diversas atividades, que aqui recordamos. Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – Workshop “Uma viagem pelos sentidos” e animação musical com Manuel Sousa – [ALBUM:1290] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – Momento de celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa e do Dia Mundial da Música, com atuação de Nídio Mendes – [ALBUM:1286] Lar de Santo André – Comemoração da efeméride com animação pelo grupo “Concertinas Senhor da Cruz”, do CCOB – [ALBUM:1285] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Momento de partilha, afetos e convívio entre pessoas idosas e crianças da unidade de Educação na Infância, com realização de jogo de boccia – No Lar do CSCMENC, em Silveiros, o dia foi vivido com particular alegria e contentamento, pois comemorámos também o centenário de Bernardina da Costa Silva, utente desta estrutura desde novembro de 2022. O momento festivo e de celebração contou com a presença dos residentes da estrutura e das crianças de creche e pré-escolar, da família, dos colaboradores e Mesa Administrativa da instituição. Com o foco na sua serenidade e ternura do olhar, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos congratula-a pela longevidade e deseja-lhe dias muito felizes! [ALBUM:1287] Dia Mundial da Música, na UCCI Além de ser Dia Internacional da Pessoa Idosa, a 1 de outubro, assinala-se também o Dia Mundial da Música. Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, a efeméride foi pretexto para recebermos uma agradável visita de crianças do Infantário Rainha Santa Isabel. Depois, os utentes da UCCI representaram a história “Os Músicos de Bremen”, com recurso a fantoches – que eles próprios produziram – representando os quatro animais do conto. Seguiu-se um momento musical, que foi protagonizado pelos utentes e equipa da UCCI. [ALBUM:1288]
Ver Mais