“Sabem que, quando damos carinho e atenção aos outros, estamos a criar um mundo mais bonito?” E, “quando sentimos o afeto de alguém, o nosso coração fica mais feliz, mais leve”. A mensagem foi partilhada pelas pessoas idosas que residem no Centro Social, em Silveiros, às crianças do pré-escolar que, na tarde de 14 de fevereiro, as visitaram.
Ao longo de todo o dia, nas várias estruturas e unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, foi comemorado o Dia dos Afetos.
Em convívio intergeracional, entre canções, jogos e declamação de poemas, beijos, abraços e outras manifestações de ternura, valorizou-se o poder dos afetos, sejam eles sorrisos, palavras, gestos ou até um olhar.
UCCI de Santo António
– Visualização de um filme, construção da Árvore dos Afetos e momentos de convívio –
Dia dos Afetos_ UCCI_ 01
Lar Nossa Senhora da Misericórdia/ Centro de Dia e Centro Infantil de Barcelos
– Realização de jogos, almoço partilhado e, à tarde, momento musical com a Coro e Tuna do IAESM –
Dia dos Afetos_ LNSM_CD_ CIB_ 01
Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa
– Momento musical, declamação de poema e jogo de boccia entre as crianças do pré-escolar e as pessoas idosas –
Dia dos Afetos_ CSCMENC_ 01
Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor
– Passeio no Autocarro do Amor pelo centro da cidade de Barcelos, com encontros intergeracionais no IRSI e no CIB –
Dia dos Afetos_ Autocarro dos Afetos_ LM_LRDL_ 01
Lar de Santo André e Infantário Rainha Santa Isabel
– “Jogo de dados” sobre Afetos e partilha intergeracional –
Dia dos Afetos_ LSA_IRSI_ 01
CSCMENC – Educação na Infância
– Confeção de um bolo e respetiva partilha com as pessoas idosas do Centro de Lazer, em Viatodos –
Dia dos Afetos_ CSCMENC_ Sala 3_ 01
SCM Barcelos, 24-02-2025
Por altura do Carnaval, a animação, a folia e a criatividade prolongaram-se, nas várias unidades e áreas, fosse com temática definida, ou dando espaço a princesas, palhaços ou heróis de ficção, entre outros disfarces. Os fatos, decorações e adereços foram preparados de forma dedicada e com muita criatividade, para que a folia desta época festiva contagiasse todos. Lar de Santo André – “A Volta ao Mundo” ao som da Banda Plástica de Barcelos – [ALBUM:1121] Lar do CSCMENC – “O Mundo Rural” com animação musical de Liliana Oliveira – [ALBUM:1120] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – Festa sob a temática “Os Gnomos”, com animação musical de Mamex – [ALBUM:1123] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – “O Mundo da Bola”, com animação do DJ MC Ferr Marco Ferreira – [ALBUM:1122] UCCI de Santo António – “Emojis” em folia carnavalesca, ao som de Carlos Verdinho – [ALBUM:1119] Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1127] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1125] Desfile de Carnaval Com a temática das “Emoções”, as crianças do pré-escolar das unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) integraram o Desfile de Carnaval das Escolas, promovido pelo Município de Barcelos. [ALBUM:1124] Deixamos um especial agradecimento ao grupo Siga a Farra e à cantora Liliana Oliveira, à Banda Plástica de Barcelos, a Mamex, ao DJ MC Ferr Marco Ferreira e a Carlos Verdinho, que, graciosamente e de modo dedicado, contribuíram para a animação musical das celebrações de Carnaval nas nossas unidades.
Ver MaisAlém de uma obrigação fiscal, a sua declaração de IRS – a ser entregue entre 1 de abril e 30 de junho – pode ser também uma forma de ajudar e ser solidário. Esta é uma oportunidade não só de reconhecer o trabalho e atuação da nossa instituição, mas também de contribuir de modo significativo, ajudando a Santa Casa de Barcelos a fazer Misericórdia. Para isso, já pode escolher, no Portal das Finanças, a instituição à qual pretende consignar o seu IRS. Consignação do IRS Com um simples gesto – através da consignação de 1% do seu IRS – e sem qualquer encargo para si, pode ajudar-nos a cumprir a nossa missão. Basta lembrar-se da SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BARCELOS ao preencher a sua declaração de IRS. No quadro 11, selecione "instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública". Depois, coloque o NIPC 500 239 886, da Misericórdia de Barcelos, e diga que pretende consignar o IRS. Em caso de reembolso, não recebe menos e, num cenário de imposto adicional, não terá de pagar mais. Assim, estará a destinar 1% do seu imposto a favor de todos os que já servimos no dia a dia e dos que poderemos passar a servir. Para mais informações, contacte por e-mail: [email protected]
Ver Mais