“Converte-te e acredita no Evangelho”. A quarenta dias da Páscoa da Ressurreição, a Quarta-feira de Cinzas marcou o início da Quaresma e foi assinalada na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), com eucaristia – e imposição das Cinzas – na Igreja da Misericórdia e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António.
Na Igreja da Misericórdia, a celebração juntou utentes do centro de dia e dos lares da SCMB à restante comunidade. “A Quaresma é tempo de converter-se ao Senhor de todo o coração e, ao mesmo tempo, reconciliarmo-nos em Cristo, por Deus”, disse na celebração o Padre Eduardo Miranda, capelão da SCMB, lembrando que “a Quaresma vem dirigir-nos um apelo profético e forte, para nos recordar que é possível realizar algo de novo em nós mesmos e ao nosso redor”.





















4.ª Cinzas_ Igreja Misericórdia_ 05-03-2025_ 01
Na UCCI de Santo, utentes, alguns familiares e colaboradores participaram na eucaristia celebrada pelo padre Adélio Fonte. “Sabem o que vai contar muito para o Senhor, para nos salvarmos? São as obras do amor, as obras de misericórdia”, disse o celebrante, enumerando algumas das catorze Obras. “Temos que fazer esta opção clara enquanto cá andamos, pela prática do bem, por isso, temos que ter uma vida o mais possível direitinha, reta, de justiça e de amor”, lembrou.






















4.ª Cinzas_ UCCI_ 05-03-2025_ 01
SCM Barcelos, 07-03-2025
Há precisamente uma semana, o mês de outubro terminou com momentos de grande animação, entre doçuras e travessuras. O Halloween foi “importado” dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, mas a celebração tem também expressão no nosso país. Assim sendo, o Halloween levou às várias unidades da SCMB (das áreas de Educação na Infância, Pessoas Idosas e Saúde), esqueletos, vampiros, fantasmas e bruxinhas, a deambularem entre teias de aranha, abóboras decoradas a preceito, entre outros elementos. A data foi celebrada pelas crianças e também pelos mais crescidos e os registos fotográficos, esses, são assustadoramente encantadores. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1312] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1313] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros) [ALBUM:1316] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1314] Lar Nossa Senhora da Misericórdia [ALBUM:1315] UCCI de Santo António [ALBUM:1317]
Ver Mais
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – através das suas várias unidades – associou-se ao movimento “Outubro Rosa”, como forma de consciencializar para a importância de estarmos atentos à nossa saúde, sensibilizando, em concreto, para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que “o cancro da mama é um relevante problema de saúde pública” e atenta nos dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2024), segundo os quais “o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo”. Em outubro, assinalam-se três datas relacionadas com o cancro da mama: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (dia 13), Dia da Saúde da Mama (a 15) e Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama (dia 30). A Santa Casa de Barcelos “vestiu-se” também de rosa. Eis os registos fotográficos que aqui partilhamos. Laço Humano – A 30 de outubro, com a participação de utentes e colaboradores da UCCI de Santo António, CMFR, Lar da Misericórdia/ Lar Rainha Dona Leonor, Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) e Centro de Dia. No Centro Infantil de Barcelos, as crianças da sala 8 também formaram um laço de sensibilização – [ALBUM:1309] – Dinamização de atividades de sinalização e consciencialização, no LNSM e Lar de Santo André (LSA) – [ALBUM:1310] DIA MUNDIAL DO AVC Ainda com o foco na prevenção e sensibilização pela nossa saúde, na UCCI de Santo António, assinalou-se, igualmente, o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a 29 de outubro. Sob o mote deste ano – “Cada M1nuto Conta” –, numa sessão multidisciplinar, com o contributo de vários profissionais da instituição, procurou-se consciencializar utentes, familiares e cuidadores para esta doença, desde logo, com esclarecimento de dúvidas e alerta para a importância da prevenção. [ALBUM:1311]
Ver Mais