“Converte-te e acredita no Evangelho”. A quarenta dias da Páscoa da Ressurreição, a Quarta-feira de Cinzas marcou o início da Quaresma e foi assinalada na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), com eucaristia – e imposição das Cinzas – na Igreja da Misericórdia e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António.
Na Igreja da Misericórdia, a celebração juntou utentes do centro de dia e dos lares da SCMB à restante comunidade. “A Quaresma é tempo de converter-se ao Senhor de todo o coração e, ao mesmo tempo, reconciliarmo-nos em Cristo, por Deus”, disse na celebração o Padre Eduardo Miranda, capelão da SCMB, lembrando que “a Quaresma vem dirigir-nos um apelo profético e forte, para nos recordar que é possível realizar algo de novo em nós mesmos e ao nosso redor”.
Na UCCI de Santo, utentes, alguns familiares e colaboradores participaram na eucaristia celebrada pelo padre Adélio Fonte. “Sabem o que vai contar muito para o Senhor, para nos salvarmos? São as obras do amor, as obras de misericórdia”, disse o celebrante, enumerando algumas das catorze Obras. “Temos que fazer esta opção clara enquanto cá andamos, pela prática do bem, por isso, temos que ter uma vida o mais possível direitinha, reta, de justiça e de amor”, lembrou.
SCM Barcelos, 07-03-2025