Recuámos uns dias, até março, e recordamos alguns momentos que marcaram o mês nas várias unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB).
MURAL MULTICULTURAL
No âmbito das atividades do LabKIDS – que integra o Gabinete de Apoio à Infância –, as crianças do Centro Infantil de Barcelos (CIB) e do Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) foram desafiadas a construir um mural multicultural, para celebrar as diferenças/características individuais e culturais, mostrando o valor da diversidade na comunidade.
Veja algumas imagens criativas e, sobretudo, de reconhecimento e valorização da diversidade cultural.
GAI_ Mural multicultural_ CIB_ 01
CAMPEONATO DE BOCCIA
Nas estruturas residenciais para pessoas idosas da Misericórdia de Barcelos, a prática do boccia é atividade de eleição dos nossos utentes. Este ano, mais do que ocupar os tempos livres de uma forma alegre e saudável, está a ser desenvolvido na SCMB um Campeonato de Boccia entre lares, que prossegue a bom ritmo. A competição favorece não só os processos de sociabilização e de comunicação, mas também momentos de convívio e bem-estar.
Torneio de Boccia_ 1. LM-LRDL vs. LCSCMENC_01
VIVÊNCIA QUARESMAL RUMO À PÁSCOA
Na Misericórdia de Barcelos, seguindo o apelo do Papa Francisco, caminhamos juntos na esperança até à Páscoa. Em várias unidades – como no Lar de Santo André –, tem sido realizada a Via Sacra, que nos faz recordar e acompanhar os passos de Jesus Cristo durante a sua Paixão, na caminhada para o Calvário. O período quaresmal é também sinalizado com uma cruz ornamentada com um tecido roxo.
Via Sacra_ LSA_ 01
CELEBRAÇÃO DO CINEMA E DO TEATRO
Em março (dia 27), assinala-se o Dia Mundial do Teatro. No Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, foi altura de promoção e valorização da arte teatral, com a peça “Os Ladrões”. Em cena, o Grupo de Teatro “Os Pioneiros da Ucha” proporcionou muitas gargalhadas e bons momentos de convívio, entre utentes, familiares e colaboradores.
Teatro Os Ladrões_ LM_LRDL_ 01
Na UCCI de Santo António, houve sessão de cinema, com o clássico “O Pátio das Cantigas”.
Sessão de cinema_ UCCI_ 01
COMEMORAÇÃO DO DIA DA MULHER
Na Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (CSCMENC), UCCI de Santo António e Lar de Santo André (LSA), foi celebrado, a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Nesta data, celebra-se a coragem e a determinação de cada mulher, bem como o papel, tantas vezes determinante, que têm ou tiveram na História de associações, comunidades, países.
Partilhamos alguns registos fotográficos da comemoração do Dia Internacional da Mulher, em diferentes unidades da Santa Casa de Barcelos.
Dia da Mulher_ LCSCMENC_ 01
SCM Barcelos, 11-04-2025
Este ano, na Misericórdia de Barcelos, a Páscoa voltou a ser vivida num misto de fé e esperança, a espaços com a cor, a doçura e a criatividade. Nos lares e UCCI de Santo António, no domingo de Páscoa, realizou-se a visita do compasso Pascal. Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor [ALBUM:1164] Lar Nossa Senhora da Misericórdia [ALBUM:1155] Lar de Santo André [ALBUM:1156] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:1157] UCCI de Santo António [ALBUM:1165] Antes disso, desde a Quarta-feira de Cinzas, seguindo o apelo do Papa Francisco, caminhamos juntos na esperança até à Páscoa da Ressurreição, com vários momentos de fé e devoção, como a Última Ceia e o Lava-Pés, bem como a cerimónia da Paixão do Senhor. Eucaristia da Quarta-feira Santa [ALBUM:1161] Última Ceia e Lava-Pés [ALBUM:1163] Cerimónia da Paixão do Senhor [ALBUM:1162] Por sua vez, entre as crianças que frequentam as unidades de Educação na Infância, a Páscoa é, sobretudo, sinónimo de doçura(s), brincadeiras e muita criatividade. Aqui partilhamos imagens da decoração dos espaços, das lembranças e de bons momentos vividos pelos mais pequenos. Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1160] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:1159] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1158]
Ver MaisO provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), Nuno Reis, assinou, esta quinta-feira, o contrato que formaliza o financiamento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a criação de uma Unidade de Convalescença. O contrato – assinado, ontem, com o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, a Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, e o presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), André Trindade – permitirá que a instituição possa criar uma Unidade de Convalescença, com dez camas, a partir do alargamento da capacidade do edifício da UCCI de Santo António, e geri-la durante pelo menos 20 anos. No final da cerimónia, o provedor da SCMB, Nuno Reis, foi o porta-voz da “alegria” da instituição barcelense: “Era um desejo há algum tempo assumido pela instituição, não só porque na UCCI de Santo António, após ter conseguido a certificação pela Direção-Geral da Saúde, ficava-nos, de facto, a faltar uma das tipologias mais importantes da Rede [Nacional de Cuidados Continuados Integrados], que é a de Convalescença, e a oportunidade de poder tratar, cuidar pessoas, ajudar a reabilitá-las nos primeiros 30 dias do seu processo de reabilitação pós-hospitalar é, naturalmente, algo que muito nos agrada e que vem também enriquecer aquilo que é a capacidade da instituição na área da Saúde”. “Não posso deixar de notar a feliz coincidência de, no mês em que a Misericórdia de Barcelos consegue pagar a última prestação relativa ao financiamento para a construção da sua UCCI de Santo António, ser precisamente o mês em que ficamos a saber que a candidatura que a instituição apresentou para a criação de uma Unidade de Convalescença, partindo de um alargamento da Unidade de Santo António, foi aprovada e é, naturalmente, uma feliz coincidência”, acrescentou o provedor da SCMB. Com dez anos de existência, a UCCI de Santo António tem em funcionamento duas unidades de internamento – a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção –, acreditadas pela DGS, desde 2022, mas a instituição pretende continuar a responder às necessidades crescentes da comunidade. “Não é por termos atingido um marco que deixamos de procurar mais. Temos que procurar agarrar as oportunidades que existem. A comunidade precisa cada vez mais de cuidados e a instituição tem que estar atenta às oportunidades, criá-las e concretizá-las”, explicou Nuno Reis. A criação de uma Unidade de Convalescença, partindo de um alargamento da UCCI de Santo António, resultará de um investimento total de 256.573,36 euros. Prevê-se que a nova resposta possa estar à disposição da comunidade em finais de junho de 2026.
Ver Mais