Cerca de oito dezenas de trabalhos – de crianças do pré-escolar da Misericórdia de Barcelos e de estudantes do 10.º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Alcaides de Faria – estão patentes, no auditório da SCMB, dando a conhecer Moita Macedo – artista reconhecido e multifacetado – e a sua obra pelo olhar das novas gerações.
A mostra surge na sequência da exposição “Memografismo da Imagem e da Palavra”, que, de 14 de dezembro de 2024 e 5 de abril deste ano, reuniu obras – pintura e poemas – de Moita Macedo (1930-1983), e foi visitada por muitos apreciadores do artista e outras pessoas interessadas.
“Os professores, na retaguarda, antes da visita, fizeram a recolha de elementos, que trabalharam com os alunos na escola e vieram ver a exposição. Depois, voltaram à escola e fizeram desenhos e pinturas com duas temáticas muito queridas de Moita Macedo: as caravelas e os Cristos”, explicou Filomena Lima Torres. A propósito do interesse gerado, a voluntária da SCMB, na área da Cultura, contou que “os encarregados de educação começaram a perguntar às educadoras quem era Moita Macedo, porque as crianças falavam do artista em casa”. “Moita Macedo andou de boca em boca, de casa em casa, por iniciativa dos mais pequenos”, sublinhou Filomena Lima Torres.
Na abertura da exposição, perante as crianças, o provedor da instituição barcelense, Nuno Reis, enalteceu e valorizou a qualidade dos trabalhos expostos, lembrando, ainda, a importância da aprendizagem, ao longo da vida, para saber fazer melhor: “Moita Macedo era uma pessoa que nasceu com muito talento para pintar, mas também tinha muita vontade de aprender. E, mesmo achando que pintava bem, foi aprender com pessoas que pintavam melhor do que ele. E é bom para percebermos que, às vezes, nascemos com jeito para fazer muita coisa, mas precisamos sempre de aprender, de melhorar, de tentar fazer as coisas de uma forma mais perfeita”.
A exposição “Moita Macedo ao olhar… das crianças e dos jovens” está patente até 31 de maio, no auditório da SCMB. A entrada é livre.
SCM Barcelos, 12-05-2025