Sensibilização sobre a transição para o 1.º ciclo
A 11 de abril, decorreu, no Centro Infantil de Barcelos (CIB), a ação de sensibilização intitulada “O/A meu/minha filho/a vai para a escola. E agora?”, dirigida a pais, mães e encarregados de educação das crianças finalistas do pré-escolar do CIB, Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) e Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (CSCMENC). Ao longo da sessão, foram partilhados receios e expectativas comuns face à mudança, criando-se um espaço de escuta e reflexão conjunta.
Poderá saber mais sobre os temas abordados na próxima edição do boletim “Encontro de Gerações”.
Sensibilização_ Transição para 1.º Ciclo._ 11-04-2025_ 01
Exposição “De Corpo e Alma”
A propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) apresentou “de Corpo e Alma: Mostra Documental do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos”.
Na exposição, os visitantes puderam apreciar documentos do antigo hospital – como o Regulamento do serviço de urgência e o de enfermagem ou Livros de entradas e saídas de doentes –, bem como utensílios da antiga farmácia da SCMB.
Exposição_ Do Corpo e da Alma_ 18-04-2025_ 01
“Jubileu dos Enfermos e Mundo da Saúde”
Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, foi celebrada uma eucaristia, a propósito do “Jubileu dos Enfermos e Mundo da Saúde”. Este evento jubilar era especialmente destinado a doentes e profissionais que trabalham na área da Saúde, bem como as suas famílias.
Missa_ Jubileu dos Enfermos e Mundo da Saúde_ UCCI_ 01
Efemérides
No decorrer do mês de abril, foram várias as efemérides celebradas nas unidades da SCMB. No Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM), a propósito do Dia Mundial da Atividade Física (6), decorreu uma aula de ginástica, orientada pelas PT (personal trainers) Joice e Genifer, do ginásio Focus. Sob o mote “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”, o Dia Mundial da Saúde (7) foi assinalado na UCCI de Santo António, unidade onde se celebrou, com criatividade, o Dia da Arte (15).
Nas estruturas residenciais para pessoas idosas – concretamente, LNSM, Lar de Santo André (LSA), Lar do CSCMENC, Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor (LM/LRDL) –, foi assinalado Dia do Café, desde logo, com explicação sobre os benefícios do café, mas também, por exemplo, com uma atividade sensorial de toque e cheiro de café em grão.
No Centro Infantil de Barcelos (CIB), a Semana do Livro coincidiu com a Semana Aberta aos Pais, com vários momentos de partilha e reforço de laços entre instituição e famílias.
Dia do Café_ LCSCMENC_ 01
Homenagem ao Papa Francisco
O Papa Francisco faleceu na manhã de 21 de abril, aos 88 anos. O seu pontificado fica marcado pela sua simplicidade, mas sobretudo pela defesa dos direitos humanos e da solidariedade para com os mais pobres e indefesos, as pessoas idosas e as crianças.
Uma Vida de Serviço, Fé e exemplo, que homenageámos no LNSM e na UCCI de Santo António.
Homenagem Papa Francisco_ LNSM_ 01
Passeios e Visitas
Em véspera da festa da Senhora do Bom Sucesso, em Galegos Santa Maria, os utentes do LSA visitaram a Capela de Santo Amaro, onde, em oração, agradeceram a dádiva que foi a vida e o exemplo do Papa Francisco, recentemente falecido.
Por “cá”, os utentes do LM/LRDL receberam a visita do grupo do 7.º ano, da catequese de S. Lourenço de Alvelos. Houve jogos, cantoria e muita animação.
Entre os mais pequenos, as crianças do pré-escolar do IRSI aproveitaram os dias soalheiros para passear pela Ecovia do Cávado e as crianças do CIB divertiram-se a assistir à peça “Os Três Porquinhos”, apresentada pel’ A Capoeira, no Theatro Gil Vicente.
Passeio Ecovia do Cávado_ IRSI_ 01
Valorização da Natureza e celebração da primavera
Vivendo, em pleno, a primavera, as crianças do CIB e CSCMENC repartiram atenções entre sementeiras e visitas à “Horta Flor”.
Ida à Horta Flor_ CIB_ Sala 6_ 01
Outras Atividades
Os utentes do LNSM e Centro de Dia aproveitaram os dias soalheiros para conviver ao ar livre, partilhar histórias e realizar algumas atividades. Na UCCI de Santo António, foram realizados alguns jogos e dinâmicas e, nas estruturas residenciais para pessoas idosas da Misericórdia de Barcelos, prosseguiu o Campeonato de Boccia entre lares. Aqui ficam registos do jogo entre LSA e LRDL.
Atividades UCCI_ 7 a 11 de abril_ 01
Cantorias do ITAU
O artista Nuno Duque – finalista do programa Ídolos em 2022 – proporcionou aos utentes do LM e LRDL um momento musical, com música ao vivo e muita animação.
Cantorias do ITAU_ 11-04-2025_ 01
SCM Barcelos, 16-05-2025
Cerca de oito dezenas de trabalhos – de crianças do pré-escolar da Misericórdia de Barcelos e de estudantes do 10.º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Alcaides de Faria – estão patentes, no auditório da SCMB, dando a conhecer Moita Macedo – artista reconhecido e multifacetado – e a sua obra pelo olhar das novas gerações. A mostra surge na sequência da exposição “Memografismo da Imagem e da Palavra”, que, de 14 de dezembro de 2024 e 5 de abril deste ano, reuniu obras – pintura e poemas – de Moita Macedo (1930-1983), e foi visitada por muitos apreciadores do artista e outras pessoas interessadas. [ALBUM:1174] “Os professores, na retaguarda, antes da visita, fizeram a recolha de elementos, que trabalharam com os alunos na escola e vieram ver a exposição. Depois, voltaram à escola e fizeram desenhos e pinturas com duas temáticas muito queridas de Moita Macedo: as caravelas e os Cristos”, explicou Filomena Lima Torres. A propósito do interesse gerado, a voluntária da SCMB, na área da Cultura, contou que “os encarregados de educação começaram a perguntar às educadoras quem era Moita Macedo, porque as crianças falavam do artista em casa”. “Moita Macedo andou de boca em boca, de casa em casa, por iniciativa dos mais pequenos”, sublinhou Filomena Lima Torres. Na abertura da exposição, perante as crianças, o provedor da instituição barcelense, Nuno Reis, enalteceu e valorizou a qualidade dos trabalhos expostos, lembrando, ainda, a importância da aprendizagem, ao longo da vida, para saber fazer melhor: “Moita Macedo era uma pessoa que nasceu com muito talento para pintar, mas também tinha muita vontade de aprender. E, mesmo achando que pintava bem, foi aprender com pessoas que pintavam melhor do que ele. E é bom para percebermos que, às vezes, nascemos com jeito para fazer muita coisa, mas precisamos sempre de aprender, de melhorar, de tentar fazer as coisas de uma forma mais perfeita”. A exposição “Moita Macedo ao olhar… das crianças e dos jovens” está patente até 31 de maio, no auditório da SCMB. A entrada é livre.
Ver MaisNo primeiro domingo de maio – este ano, dia 4 –, homenageámos a(s) Mãe(s). A efeméride convida à celebração da Vida, valorizando o papel da mulher que cuida, protege, educa e orienta. Ei-la, à Mãe, com o seu amor incondicional, ternura e dedicação. Na verdade, acreditamos que todos os dias são válidos para esta justa homenagem, mas, ainda assim, comemoramos a data, agradecendo às Mães que cuidam e que amam, às que estão connosco ou que são memória bem presente, sejam de sangue ou “de coração”. Homenageámos, igualmente, as mulheres que, não sendo mães, ao longo do seu percurso de vida, já criaram, cuidaram, protegeram, educaram, ampararam. “A coisa no mundo mais parecida com os olhos de Deus são as mães”. Eis a forma como o Cardeal José Tolentino de Mendonça nos mostra como as mães veem e amam como Deus. Nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, houve momentos simbólicos de reconhecimento às mães que aí residem. Entretanto, ontem, decorreu uma eucaristia de ação de graças, que contou com a participação de utentes das várias ERPI. Missa do Dia da Mãe [ALBUM:1167] UCCI de Santo António [ALBUM:1172] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa* [ALBUM:1170] *Agradecemos à Farmácia Avenida a simpática oferta de um perfume para cada mãe. Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor [ALBUM:1173] Nas várias unidades de Educação na Infância da SCMB, com o apoio das educadoras e das auxiliares, as crianças prepararam uma lembrança para oferecer à Mãe. De forma criativa e dedicada, os mais pequenos elevaram as qualidades da sua Mãe, demonstrando, igualmente, gratidão e amor. Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1168] CSCMENC – Educação na Infância [ALBUM:1169] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1171]
Ver Mais