51 anos depois da Revolução dos Cravos, celebrámos a Liberdade e os valores de Abril, em várias unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Vasculhámos o baú das memórias, recordando “[…] a madrugada que eu esperava/ O dia inicial inteiro e limpo/ Onde emergimos da noite e do silêncio/ E livres habitamos a substância do tempo”, como escrevera a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Mais de meio século depois, celebrámos Abril com esperança renovada.
Nas estruturas residenciais para pessoas idosas e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, ao som das músicas de Abril, houve momentos de convívio, mas também de partilha de memórias e recordação dos tempos difíceis da ditadura.
Lar Nossa Senhora da Misericórdia
25 de Abril_ LNSM_ 01
Lar de Santo André
– Mural de comemoração do 25 de Abril e visualização de documentário sobre a Revolução dos Cravos –
25 de Abril_ LSA_ 01
Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor
25 de Abril_ LM_LRDL_ 01
Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa
25 de Abril_ Lar do CSCMENC_ 01
UCCI de Santo António
– Comemoração do Dia da Liberdade e visualização do filme “Capitães de Abril” –
25 de Abril_ UCCI_ 01
Também as crianças vão tomando contacto com um dos momentos significativos da História do nosso país, reconhecendo, ainda que simbolicamente, a importância e o valor da Liberdade. Celebrar Abril, entre os mais pequenos, foi ainda pretexto para belos e criativos trabalhos lúdico-pedagógicos.
CSCMENC – Educação na Infância
25 de Abril_ CSCMENC_ 01
Centro Infantil de Barcelos
25 de Abril_ CIB_ Sala 5_ 01
SCM Barcelos, 22-05-2025
Mais de duas centenas de crianças, familiares e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) participaram, sábado, 17 de maio, na Eco-Caminhada em Família. A iniciativa – orientada pela equipa da Educação na Infância, em colaboração com as voluntárias do Projeto “Lado a Lado” – aconteceu por ocasião da celebração do Dia Internacional da Família (dia 15). Ao longo do percurso – desde a Igreja da Misericórdia, passando pela Ecovia do Cávado e Homem, em Barcelos –, procurou-se, entre momentos de partilha e confraternização, “fortalecer os laços entre os participantes e contribuir para a sustentabilidade ambiental, através da recolha de lixo nos espaços verdes percorridos”. A iniciativa terminou com um convívio entre todos, com piquenique/ almoço partilhado, no Centro Infantil de Barcelos. [ALBUM:1188]
Ver Mais