celebrar-abril

Celebrar Abril

51 anos depois da Revolução dos Cravos, celebrámos a Liberdade e os valores de Abril, em várias unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Vasculhámos o baú das memórias, recordando “[…] a madrugada que eu esperava/ O dia inicial inteiro e limpo/ Onde emergimos da noite e do silêncio/ E livres habitamos a substância do tempo”, como escrevera a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Mais de meio século depois, celebrámos Abril com esperança renovada.

 

Nas estruturas residenciais para pessoas idosas e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, ao som das músicas de Abril, houve momentos de convívio, mas também de partilha de memórias e recordação dos tempos difíceis da ditadura.

Lar Nossa Senhora da Misericórdia

25 de Abril_ LNSM_ 01

Lar de Santo André

Mural de comemoração do 25 de Abril e visualização de documentário sobre a Revolução dos Cravos

25 de Abril_ LSA_ 01

Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor

25 de Abril_ LM_LRDL_ 01

Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa

25 de Abril_ Lar do CSCMENC_ 01

UCCI de Santo António

Comemoração do Dia da Liberdade e visualização do filme “Capitães de Abril”

 

25 de Abril_ UCCI_ 01

Também as crianças vão tomando contacto com um dos momentos significativos da História do nosso país, reconhecendo, ainda que simbolicamente, a importância e o valor da Liberdade. Celebrar Abril, entre os mais pequenos, foi ainda pretexto para belos e criativos trabalhos lúdico-pedagógicos.

CSCMENC – Educação na Infância

25 de Abril_ CSCMENC_ 01

Centro Infantil de Barcelos

25 de Abril_ CIB_ Sala 5_ 01


SCM Barcelos, 22-05-2025

Notícias