A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos voltou a reunir os seus utentes e colaboradores numa das mais sentidas tradições da instituição: a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Franqueira.
A 23 de julho, a iniciativa envolveu utentes dos cinco lares da instituição - Lar de Santo André, Lar Nossa Senhora da Misericórdia, Lar Rainha Dona Leonor, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Lar da Misericórdia -, bem como alguns dos frequentadores do Centro de Dia, num verdadeiro encontro espiritual e comunitário.
Por volta das 14h30, os Bombeiros Voluntários de Barcelos abriram caminho a um lindo cortejo automóvel desde a Igreja da Misericórdia até ao alto do santuário. A chegada ao santuário foi marcada por um ambiente de recolhimento e fé. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, momento central do dia, que permitiu a todos sentir-se próximos da tradição e da comunidade.
“Umas especiais palavras à Confraria, ao Senhor Padre, a todos os colaboradores e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e ao nosso recém-formado Coro da Misericórdia, o nosso mais sincero obrigado por mais uma Tradição concretizada”, realçou, no final, a vice-provedora da instituição, Manuela Dantas.
Durante uma “homília muito bonita”, o Padre Tiago Martins de Barros lembrou o papel fundamental dos cuidadores e da Misericórdia como espaço onde se pratica o bem, com simplicidade e dedicação.
No final da celebração, houve ainda espaço para o convívio, com um lanche partilhado entre utentes, colaboradores, familiares e voluntários.
SCM Barcelos, 28-07-2025