A 9 de julho, a doçura invadiu o Lar da Misericórdia e o Lar Rainha Dona Leonor com a celebração conjunta do “Dia do Chocolate”, naquela que foi uma tarde recheada de sabores, emoções e música.
A convidada especial foi a Chef Ana Novo, que dinamizou um workshop dedicado à arte da confeção de trufas e sobremesas de chocolate. Numa abordagem acessível e sensorial, a Chef partilhou segredos da sua arte na culinária, mostrando diferentes formas, texturas e a magia que o chocolate esconde. Os nossos utentes puderam ver, provar e aprender.
Para tornar o momento ainda mais especial, a tarde contou com a animação do saxofonista Pedro Pereira, cuja música encheu os espaços de emoção. Entre sons suaves e doces trufas, viveram-se momentos de verdadeira comunhão e alegria.
“Foi um dia maravilhoso. Adorei aprender e provar. A música também me emocionou”, diziam, assim, alguns dos utentes que estiveram presentes nesta atividade.
Workshop_ Chocolate_ LM_LRDL_ 01
Dali a alguns dias, decorreu um workshop sobre Bordados de Crivo, dinamizado pela bordadora Elisabete Dias, com a presença musical do saxofonista Rui Fernandes, num encontro que juntou tradição e ternura.
A atividade teve como objetivo proporcionar aos utentes um momento de aproximação a uma arte ancestral que, para muitos, fez parte da sua juventude ou mesmo da sua história de vida. As peças feitas e expostas pela bordadora despertaram, assim, lembranças que estavam esquecidas.
Alguns utentes compartilharam, com brilho nos olhos, histórias cheias de afeto, de quando sabiam bordar, lembrando tempos em que esta arte era passada de geração em geração.
“A minha mãe sabia fazer”, “Eu ainda sabia dar uns pontinhos”, “Conheço bem este ofício, sou dessa terra”, partilharam alguns dos utentes, enquanto apreciavam este momento.
A tarde tornou-se ainda mais especial com a atuação do saxofonista Rui Fernandes, tornando esta partilha artística num verdadeiro momento de bem-estar.
Workshop_ Bordado de Crivo_ LM_LRDL_ 01
SCM Barcelos, 28-07-2025
Terra de artes e ofícios, em Barcelos, celebramos a nossa história e a identidade cultural. Entre as mais diversas artes tradicionais – do linho à madeira e, até, ao ferro –, a olaria, pela sua inegável ligação à terra e às gentes, reveste-se de particular relevância. Passando de geração em geração, a partir das mãos e com boa dose de criatividade e imaginação, o Artesanato persiste e são muitos, e reconhecidos, os artesãos do concelho de Barcelos, a Capital do Artesanato. Nas estruturas residenciais para pessoas idosas, voltamos a reconhecer e a valorizar a arte e o artesanato em Barcelos, fosse pondo mãos à obra ou apreciando o trabalho dos nossos artesãos. Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Visita ao Museu de Olaria, para conhecer e apreciar o acervo artístico, “constituído essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada e estrangeira” – [ALBUM:1214] Lar de Santo André – Orientados por Hélder Ferreira, artesão de Galegos Santa Maria, os utentes puseram mãos à obra, fazendo as suas criações artísticas. Depois, num outro momento, o Grupo dos Chapéus de Palha de Cambeses foi cantando músicas tradicionais, ao mesmo tempo que demonstrava como se fazem os chapéus de palha – [ALBUM:1215] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – A atividade, inserida no 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e no 136.º aniversário do Lar da Misericórdia, foi dinamizada pelos artesãos barcelenses Irmãos Baraça. Clique aqui, para ver o álbum completo –
Ver MaisDepois de, no mês de maio, termos assinalado os aniversários do Lar Nossa Senhora da Misericórdia (35 anos), Lar de Santo André (23) e Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Silveiros (22), em junho, foi a vez de comemorar o 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e o 136.º aniversário do Lar da Misericórdia. A celebração – a 6 de junho – contou, num primeiro momento, com a atuação do Coro da Universidade Sénior de Barcelos. Depois, Carlos Verdinho continuou a animação musical, enquanto os artesãos barcelenses Irmãos Baraça dinamizaram uma atividade com as pessoas idosas e respetivos familiares. [ALBUM:1213] Nesta tarde de festa, celebramos a graça de mais um ano de existência, lembrando, igualmente, todos aqueles que serviram, colaboraram e residiram nestas unidades da Misericórdia de Barcelos. Em ambas as estruturas residenciais, localizadas no centro da cidade, assume-se o compromisso de cuidar as pessoas idosas, de forma humanizada, respeitando a sua dignidade e singularidade.
Ver Mais