Expressão viva da identidade de localidades ou do país, o folclore reflete, entre danças e cantares, a história, as tradições e a vivência das comunidades.
No princípio deste mês, no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, abrimos portas à alegria do Grupo Cultural “Vila Batalhão”, do Brasil, – que, à noite, atuaria no Festival Internacional de Folclore RIO –, que nos brindou com as suas danças típicas, em particular a ciranda, ao som do canto e de instrumentos como a rabeca, o pandeiro e o ganzá.
A tarde contou também com a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim, que deu a conhecer o seu vasto reportório, fruto de um notável e apreciável trabalho de pesquisa, recolha, preservação e divulgação do património musical e coreográfico.
A tarde musical terminou com a animação e o precioso contributo de Mamex.





























































Folclore_LRDL_LM_1
SCM Barcelos, 19-08-2025
Utentes e colaboradores do Lar Santo André (LSA) prestaram, em finais de novembro, homenagem ao Santo Padroeiro desta estrutura residencial para pessoas idosas. O Dia de Santo André é celebrado no dia 30 de novembro e homenageia o primeiro apóstolo a ser chamado por Jesus para O seguir. Na véspera, a 28 de novembro, no Lar a que dá nome, realizou-se uma eucaristia, da parte da manhã, bem como a inauguração de uma mostra de relógios antigos (propriedade de Paulo Silva). A tarde foi marcada por iniciativas de cariz cultural: a inauguração da exposição “Vestígios da passagem do tempo”, com fotografias dos utentes, recolhidas em agosto, no âmbito do Dia da Fotografia. A animação musical esteve a cargo do grupo Amigos das Cordas de Barcelos. [ALBUM:1339]
Ver Mais
Ao longo dos últimos meses, nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) da Misericórdia de Barcelos, decorreu um Campeonato de Boccia entre lares. Além de ocupar os tempos livres de forma alegre e saudável, a competição favoreceu processos de sociabilização e de comunicação. A final do campeonato decorreu a 16 de setembro, resultando nas seguintes classificações: 1.º Lar Rainha Dona Leonor/ Lar da Misericórdia; 2.º Lar Nossa Senhora da Misericórdia; 3.º Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa; 4.º Lar de Santo André. Como costuma dizer-se: "Glória aos vencedores, honra aos vencidos!". Até porque todos ganharam: momentos de convívio, bem-estar e boa disposição. [ALBUM:1276] Nas ERPI, o boccia é uma atividade de eleição dos nossos utentes. Trata-se de “um jogo de estratégia e precisão, originalmente concebido para pessoas com paralisia cerebral”. A atividade é hoje praticada de forma educacional e recreativa em diversas instituições, entre elas, de pessoas idosas.
Ver Mais