“Hoje fizemos aqui educação, prevenção e promoção da saúde e, nessa multiplicidade de fatores que contribuem para a saúde, é um bom contributo termos a possibilidade de praticar exercício físico, ou pelo menos atividade física de forma regular, procurar algum equilíbrio naquilo que são os nossos estilos de vida e a nossa relação com o prato. Tudo o que foi aqui dito foram dicas importantes para seguirmos”. A ideia foi enfatizada pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), Nuno Reis, no final da manhã deste sábado, no encerramento de mais uma edição do Open Day da Saúde.
Pela oitava vez, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR) – uma das unidades da área da Saúde da SCMB – abriu portas à comunidade, para dar a conhecer os serviços e tratamentos disponíveis na clínica, abordar temas pertinentes, tornando as questões de saúde mais acessíveis a todos e, a par disso, incentivar hábitos e práticas mais saudáveis.
O “propósito é o de divulgar a saúde perante a comunidade barcelense e o nosso contributo tem sido sempre optar por estas conversas e nelas falarmos sobre temas que sejam importantes, transmitir informações com linguagem fácil, fugir um pouquinho da área estritamente científica, para conseguirmos ser o mais abrangente possível”, explicou, no início da mesa-redonda, a diretora clínica e técnica do CMFR, Armanda Pinto.
Sob o mote "Nutrição em Debate: O impacto da Alimentação na Saúde", numa sessão muito participada – quer presencialmente, mas também via online –, refletiu-se sobre a importância de “mudar estilos de vida, começar com investimento desde a infância, falar sobre alimentação equilibrada, exercício físico regular, tratamento quando necessário e acompanhamento profissional também quando necessário”, destacou a médica fisiatra. O painel multidisciplinar contou com intervenções da médica endocrinologista Isabel Torres, da nutricionista Isabel Sampaio, do professor de Educação Física Ricardo Coelho e do fisioterapeuta Carlos Esteves.
Atividades diversificadas ao longo de toda a manhã
Ainda na mesa-redonda, na abordagem à prevenção e tratamento, Carlos Esteves, fisioterapeuta da SCMB, atentou que “a fisioterapia, além de tratar, tenta prevenir ou evitar que haja consequências de lesões” devido a excesso de peso. A esse respeito, o profissional indicou programas de exercícios terapêuticos, como pilates clínico e hidroterapia, e lembrou tratamentos que estão disponíveis no CMFR, como a drenagem linfática manual e a pressoterapia.
Estes foram, de resto, tratamentos que os participantes no Open Day puderam experimentar durante toda a manhã. Além disso, decorreu uma caminhada sob o mote “Menos no prato, mais no sapato”, rastreios (glicemia, tensão arterial e avaliação nutricional) e o workshop de alimentação saudável “Equilíbrio entre Sabor e Nutrição”.
A 8.ª edição do Open Day da Saúde contou com a participação da comunidade barcelense, colaboradores e membros da irmandade da Misericórdia de Barcelos. “Estes acontecimentos só fazem sentido se forem partilhados, participados, se suscitarem interesse”, vincou o provedor da instituição, Nuno Reis, lembrando igualmente que, “na saúde todos temos um papel a desempenhar: cidadãos, profissionais, autarquias, governos, empresários, organizações do setor social”. E, nessa “perspetiva global e de interação”, destacou que, na Santa Casa de Barcelos, esta é uma preocupação inerente a todas as políticas e a todas as áreas. “A SCMB não faz apenas saúde nas unidades de saúde, mas também na Educação na Infância, nas Pessoas Idosas e na Academia de Formação”, concluiu o dirigente, dando conta de alguns exemplos e práticas.
SCM Barcelos, 21-09-2025