Em meados de outubro, recuámos um pouco, até ao mês passado, para recordar alguns momentos e vivências que marcaram a nossa instituição.
Em setembro, houve 8.ª edição do Open Day da Saúde, participação no encontro Learning, Teaching and Training (LTT), no âmbito do Programa Erasmus+, e a grande final do Campeonato de Boccia entre lares, mas houve muito mais. Ora veja e confirme!
DESFOLHADAS PROMOVEM CONTACTO COM NATUREZA
Entre finais de agosto e setembro, na Misericórdia de Barcelos, promovemos e revitalizamos tradições e memórias, com a realização da desfolhada, nas estruturas residenciais para pessoas idosas e na UCCI de Santo António, mas também nas unidades de Educação na Infância.
A desfolhada foi, assim, pretexto para contacto com a natureza, as suas cores e texturas. Aprecie o registo fotográfico de momentos de diversão dos mais novos – enquanto experimentavam a prática de desfolhar o milho – e no contacto e valorização das tradições de outrora.
























































Desfolhada SALA 7_ 2025 (1)
PASSEIO A SANTA LUZIA
Ainda em setembro, as pessoas idosas que residem nas nossas estruturas residenciais visitaram Viana do Castelo, participaram na eucaristia no Santuário de Santa Luzia e apreciaram a belíssima paisagem ao redor, num momento de convívio, fé e partilha.












Passeio a Sta. Luzia_ ERPI (1)
VISITAS GUIADAS À COMUNIDADE ESCOLAR
Na Misericórdia de Barcelos, queremos promover o acesso e valorizar o nosso Património, através do envolvimento dos cidadãos na descoberta de uma herança cultural comum.
Assim, tivemos todo o gosto em receber estudantes da Escola Secundária de Barcelinhos, que, orientados pela voluntária Filomena Sampaio, seguiram numa visita guiada à História da SCMB, pelo Núcleo Museológico, Arquivo Leonor, Sala de Insígnias da Irmandade e Igreja da Misericórdia.











ES Barcelinhos_ Visita Núcleo Museológico (1)
FESTA DAS COLHEITAS
No final do mês, para reconhecer e agradecer as colheitas, a Igreja da Misericórdia foi ornamentada com uma decoração de produtos das colheitas da época.





Festa das Colheitas_ Igreja da Misericórdia (1)
CHEGADA DO OUTONO
Para dar as boas vindas ao outono, no Lar de Santo André, foi realizada uma atividade de identificação de frutas e folhas típicas da estação. Tratou-se de uma forma simples e envolvente de estimular memórias, sentidos e conversas cheias de vida e histórias. Também no Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, além da decoração a preceito, foram realizados alguns trabalhos práticos alusivos ao outono.

























Chegada do outono_ LCSCMENC (1)
DiaS COMEMORATIVOS
No Lar Nossa Senhora da Misericórdia, o Dia do Doce foi assinalado com a confeção de uma deliciosa mousse de oreo.








DiaDoce_LNSM_1
E, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, sensibilizou-se para a Doença de Alzheimer e outras demências, sublinhando a importância da prevenção e do tratamento, bem como os sinais de alerta.




Dia Mundial do Alzheimer_ UCCI (1)
SCM Barcelos, 14-10-2025
Ao assinalar o Dia da Criança, celebramos e valorizamos a autenticidade, a energia, a alegria e a curiosidade dos mais pequenos. Na SCMB, diariamente, procuramos despertar-lhes a criatividade, encorajamos a bondade e a solidariedade e reconhecemos a ternura de cada uma das ‘nossas’ crianças. A data convoca também à reflexão, para que todas as crianças possam crescer e desenvolver-se, com todos os seus direitos respeitados. Na Misericórdia de Barcelos, o Dia da Criança foi celebrado com teatro, muitas brincadeiras e motivos para sorrir. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1494] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1495] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1493] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros) [ALBUM:1496]
Ver Mais
O mês de maio foi vivido, na Misericórdia de Barcelos, com devoção, Fé e oração, prestando homenagem a Maria, Mãe de Deus e Mãe de Misericórdia. O Concílio Vaticano II, na Constituição Lumen Gentium, sublinha que “Maria ocupa na Igreja um lugar único e incomparável […] Ela é a Mãe do Redentor, a primeira discípula, a que disse “sim” antes de todos, a que permaneceu fiel até o fim”. Veja as imagens dos momentos de oração e introspeção vivenciados pelos utentes internados na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António e pelos que vivem nas estruturas residenciais para pessoas idosas. UCCI de Santo António [ALBUM:1492] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor [ALBUM:1489] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia [ALBUM:1490] Lar de Santo André [ALBUM:1491]
Ver Mais