A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) foi uma das cerca de 30 Misericórdias de todo o país que marcaram presença na Missa Solene por ocasião dos 500 anos do falecimento da Rainha D. Leonor, data que amanhã, 17 de novembro, se cumpre.
A cerimónia de ação de graças foi organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e decorreu esta semana na Igreja de São Roque, em Lisboa, como forma de louvar e homenagear o importante papel da Rainha D. Leonor, impulsionadora do movimento das Misericórdias.
A Misericórdia de Barcelos participou neste momento de ação de graças e reconhecimento à Rainha D. Leonor, que, “após grande sofrimento, com uma grande fé em Cristo, não se esqueceu de fazer da sua vida uma bem-aventurança: na prática da caridade constante, na assistência aos pobres e marginalizados, na devoção verdadeira e na constituição de Misericórdias geridas por irmandades em todo o reino de Portugal e, em 1499, em Barcelos”, conforme foi lembrado por ocasião da celebração dos 526 anos da SCMB.
A este respeito, recorde-se que, também em homenagem à Rainha, o arquivo histórico da Misericórdia de Barcelos é, desde 2020, denominado “Arquivo Leonor”.
(Fotos: UMP/DR)