“É simbólico que hoje estejamos a criar mais 88 lugares de creche, para que estes meninos e meninas possam ter mais crianças aqui e para que as famílias possam ter mais hipóteses de colocar os seus entes mais queridos em locais que os possam ajudar a crescer com segurança, com confiança e com bons valores”. Quem o disse foi o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), Nuno Reis, perante vários membros dos órgãos sociais da SCMB, crianças, colaboradores de várias áreas da instituição e que também contribuíram para que o passo hoje dado fosse possível. De referir que a cerimónia decorreu num dia, 17 de novembro de 2025, em que se assinalam 500 anos do falecimento da Rainha D. Leonor, pioneira do movimento das Misericórdias.
A requalificação e alargamento dos equipamentos decorrerá no Centro Infantil de Barcelos (CIB), com a criação de 32 novos lugares, e no Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI), com 56 novos lugares. As intervenções decorrerão na sequência de duas candidaturas bem-sucedidas a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“É preciso que haja bons projetos, candidatá-los e tentar captar apoios”, por forma a servir a comunidade de modo mais eficaz, ao responder às suas necessidades mais prementes. Assim sendo, sublinhou o dirigente, “cada uma das famílias que coloque cá as suas crianças, cada uma dessas 88 famílias, vai com certeza beneficiar muito do trabalho que vai ser feito ao longo dos próximos meses”.
Ambas as obras têm um custo total de 438.961,74€, com um financiamento de 352.000€ por fundos europeus, do PRR.
SCM Barcelos, 17-11-2025