cuidar-dos-doentes-e-uma-parte-importante-da-missao-da-igreja

“Cuidar dos doentes é uma parte importante da missão da Igreja”

Celebração do Dia da Pessoa Doente envolveu várias unidades da Misericórdia de Barcelos

Tendo presente - lembrando palavras do Papa Leão XIV - que “cuidar dos doentes é uma parte importante da missão da Igreja”, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos assinalou o 34.º Dia Mundial da Pessoa Doente (11 de fevereiro), com celebrações na Igreja da Misericórdia e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António.

Na Igreja da Misericórdia, a cerimónia foi participada por pessoas idosas que residem nas estruturas da Santa Casa de Barcelos e que frequentam o Centro de Dia, bem como pela comunidade barcelense.

Na homilia, o padre Raul Viana evocou a Mensagem do Papa Leão XIV – sob o mote “A compaixão do samaritano: amar carregando a dor do outro” – para sublinhar que “quem sofre necessita sempre de alguém que se aproxime. […] A compaixão e a misericórdia com os necessitados não se reduzem a um mero discurso individual, mas realizam-se na relação, com o irmão necessitado, com aqueles que cuidam dele e também com o próprio Deus, que se oferece no seu amor”. O sacerdote acrescentou, ainda, que “ter compaixão implica uma emoção profunda que conduz à ação. Não ficamos só com o sentimento, a emoção leva-nos à ação concreta, […] a assumir o compromisso com o sofrimento do irmão”.

Dia Pessoa Doente_ 2026 (1)

Na UCCI de Santo António, os utentes que aí estão internados também assinalaram o Dia Mundial da Pessoa Doente. A eucaristia foi celebrada pelo Padre Adélio Fonte.

Dia Pessoa Doente_ UCCI_ 2026 (1)

“O sacramento da Santa Unção é a graça de Deus”

Tanto na Igreja da Misericórdia, como na UCCI de Santo António, o sacramento da Santa Unção foi administrado às pessoas doentes. “O sacramento da Santa Unção é a graça de Deus. Vamos receber esta força de Deus para ajudar a viver bem no momento que estamos a viver. Não significa que, com este sacramento, vai acontecer algo mágico. Não é magia que vai acontecer, é a graça de Deus que vem sobre nós, para nos ajudar a viver”, evidenciou, na Igreja da Misericórdia, o padre Raul Viana.

Celebrado anualmente a 11 de fevereiro, o Dia Mundial da Pessoa Doente foi instituído, em 1992, pelo Papa João Paulo II.


SCM Barcelos, 13-02-2026

Notícias