scmb-apresenta-projeto-pioneiro-de-valorizacao-dos-colaboradores

SCMB apresenta projeto pioneiro de valorização dos colaboradores

Projeto prevê a criação de um Gabinete das Pessoas

A Santa Casa da Misericórdia quer valorizar o seu capital humano. Para isso, a instituição barcelense apresentou, esta sexta-feira, o Projeto das Pessoas, que envolverá os seus mais de 400 colaboradores. “Trata-se de um projeto novo, que visa transformar completamente a relação daquilo que é a Santa Casa no seu todo, a relação da direção com os colaboradores e dos colaboradores entre si, numa perspetiva de conseguirmos melhorar aquilo que a instituição faz”, explicou o provedor, Nuno Reis. Este “projeto pioneiro” parte do princípio de que, se “tivermos colaboradores mais satisfeitos e a gostar mais daquilo que fazem, poderão proporcionar melhores cuidados àqueles que servimos e que são a nossa razão de existir, pelo que os nossos utentes ganharão com os serviços que a instituição presta”.

A motivação e a satisfação têm de ir “além daquilo que é o mero objetivo do vencimento”. A preocupação da Misericórdia de Barcelos é a de “criar condições para que haja aqui compensações de outra ordem, ao nível do ambiente e da satisfação, que nos diferencie e que justifiquem a alguém sentir-se motivado, sentir-se contente com aquilo que extrai da sua atividade profissional”, explicou Nuno Reis. “Temos de nos preocupar em satisfazer aqueles que são a nossa razão de ser e, para isso, temos naturalmente que ter os nossos colaboradores mais satisfeitos, porque são a nossa linha da frente, a nossa base”, defendeu o provedor da Misericórdia de Barcelos.

 

“Agarramos no nosso “SIM” e dizemos "SIM servimos"

O Projeto das Pessoas surge como uma prioridade da Mesa Administrativa e tem vindo a ser desenvolvido com o apoio técnico da responsável pelo Departamento de Recursos Humanos do Instituto Universitário de Lisboa -ISCTE. Especialista em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Generosa do Nascimento considerou que se trata de um projeto assente nos valores priorizados pela Misericórdia de Barcelos: humanismo, eficiência, sustentabilidade, criatividade, confiança e paixão. De forma motivada e motivadora, a professora do ISCTE desafiou os colaboradores da Misericórdia de Barcelos – que lotaram o auditório – a responderem de forma positiva “SIM servimos”. “Se todos estivermos verdadeiramente alinhados a estes valores, não tenho dúvidas de que seremos mesmo a melhor Santa Casa da Misericórdia do país”, sublinhou Generosa do Nascimento. A investigadora universitária revelou que este projeto passará pela criação de um Gabinete das Pessoas, que terá três áreas de intervenção: “uma área mais operacional, mais administrativa; a área de desenvolvimento e potencial e, uma novidade nas Misericórdias do país, que é, pela primeira vez, o espaço do colaborador”.

Também presente neste Encontro de Colaboradores, António Tavares, professor e Provedor da Misericórdia do Porto, atentou nas dificuldades do setor social e nos desafios que este enfrenta, para depois sublinhar que as pessoas têm de ser tratadas “não como empregados, mas como membros de uma organização, vão ter que ser liderados, expressar a sua pró-atividade e também tem de existir uma noção clara do mérito. E o mérito é para ser premiado”. António Tavares salientou que o trabalho que a Misericórdia de Barcelos está a desenvolver é “decisivo para o seu futuro”, até porque está a “reter talentos”. “Num setor que paga geralmente mal, é importante que quem se encontre esteja pelo menos motivado para cumprir a sua missão”, acrescentou.

 

Antigos colaboradores homenageados

No Encontro de Colaboradores foram ainda agraciados cinco antigos colaboradores, que passaram à reforma nos últimos dois anos. “Não os poderíamos deixar passar ao esquecimento, porque, embora tendo saído formalmente do nosso seio, continuam a fazer parte da Misericórdia de Barcelos”, destacou o provedor, Nuno Reis, até porque, lembrou, “quem serve a Santa Casa serve uma causa maior, que vai além de um mero vínculo contratual”.

«SIM, Trabalhar pelas Pessoas» foi o tema deste Encontro de Colaboradores, inserido no programa comemorativo do 519.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

 

ÁLBUM DE FOTOS


SCM Barcelos, 08-06-2019

Notícias