Cerca de cinquenta pessoas, dos 20 aos 72 anos – entre Irmãos, colaboradores, familiares e mesários da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – chegaram, sábado passado, a Santiago de Compostela.
“Uma Misericórdia de Fé – Caminhos de Santiago por etapas” foi a iniciativa, inserida no programa comemorativo do 519.º aniversário da instituição”, que, desde junho, mobilizou a instituição, numa caminhada de renovação, transformação e Fé.
São diferentes as motivações e muitos os que, desde o início do século IX, percorrem os caminhos, rumo a Santiago de Compostela, à Catedral onde são veneradas as relíquias do Apóstolo Santiago o Maior. “O que me motivou a participar nesta atividade foi a Fé, o convívio e verificar a minha superação”, conta Manuela Dantas, vice-provedora da Misericórdia de Barcelos e também uma das participantes que, este sábado, concluirá as oito etapas da iniciativa. “Quem faz os Caminhos de Santiago tem que saber que a Fé supera todo o obstáculo que surge. Temos que estar preparados para etapas mais agradáveis e outras mais complicadas”, considera ainda, partilhando uma das ‘aprendizagens' do Caminho.
Já Paulo Silva é um dos participantes mais experientes do grupo. Desde 2012 que faz, anualmente, um caminho de Santiago, com maior frequência para o Caminho Português Central. “Depois de percorridos alguns milhares de quilómetros, o que me motiva age com tanta intensidade, que não só me move em direção a Santiago de Compostela, mas também me faz nunca esquecer da caminhada diária, contribuindo para aumentar o desejo de, um dia, fazê-la novamente”, partilha o colaborador da Santa Casa, na área da Informática, para, logo depois, completar: “Para além de ser um desafio que me faz querer estar perto da sua história e tudo que envolve a experiência”.
Cláudia Faria, também colaboradora da instituição, conta que relatos de amigos, conhecidos e a própria comunicação social fizeram com que lhe despertasse “uma vontade de um dia experienciar esta vivência de que todos falam com tanta emoção”. A possibilidade chegou, através da Misericórdia de Barcelos, e não pensou duas vezes. “Tem sido muito gratificante viver esta experiência com um leque tão variado de pessoas. Partilhar lições de humildade, alegria, companheirismo, tolerância e superação com quem nos acompanha, e são muitos, tem sido um enorme prazer”, sublinha a educadora de infância. “Saborear a chegada é importante, mas viver o Caminho é a verdadeira meta”, conclui.
Em linha, Maria do Céu Fernandes, colaboradora na área das Pessoas Idosas, destaca que “fazer os Caminhos de Santiago não é uma simples caminhada”. E explica: “São experiências, escolhas, desafios, motivações, curiosidades, conhecimento, partilha, percalços”, que constituem “uma experiência única e inesquecível”.
No final, dirigindo-se aos participantes deste "Uma Misericórdia de Fé, pelos Caminhos de Santiago", o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, enalteceu o exemplo de Fé dado por todos e fez votos de que, "também nos Caminhos da Vida, se encontre o mesmo espírito de Irmandade vivido nesta Peregrinação".
- Recorde aqui momentos das várias etapas da iniciativa “Uma Misericórdia de Fé – Caminhos de Santiago por etapas” -
Etapa 1 | 9 de junho| Barcelos - Ponte de Lima


















Etapa 1 (1)
Etapa 2 | 20 de julho | Ponte de Lima - Paredes de Coura


















Etapa 2 (1)
Etapa 3 | 27 de julho | Paredes de Coura - Valença
















Etapa 3 (1)
Etapa 4 | 31 de agosto | Valença - Porriño

























Etapa 4 (1)
Etapa 5 | 14 de setembro | Porriño - Arcade


















Etapa 5 (1)
Etapa 6 | Arcade - Parque Natural Ria Barosa































Etapa 6 (1)
Etapa 7 | 12 de outubro | Parque Natural Ria Barosa - Padrón






































Etapa 7 (1)
Etapa 8 | 26 de outubro | Padrón - Santiago de Compostela



























































Etapa 8 (1)
SCM Barcelos, 30-10-2019
Com decoração a preceito nas várias unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, o Dia de S. Martinho foi lembrado e comemorado, desde logo, com magustos e momentos de convívio. UCCI de Santo António – Festa com participação de crianças do Centro Infantil de Barcelos, teatro de fantoches animação musical pelas “Cantadeiras do Lírio do Neiva” e por colaboradores e utentes – [ALBUM:1322] Reza a lenda que, num dia frio e de tempestade, o cavaleiro romano Martinho, cruzando-se com um mendigo, cortou a meio a capa que vestia, para partilhar com o homem que precisava. Face à generosidade de Martinho, como por milagre, a tempestade desapareceu, dando lugar a um luminoso sol. Eis o que se chama, atualmente, “Verão de S. Martinho”. Nas unidades de Educação na Infância, a lenda de S. Martinho serviu de mote para representações teatrais, belos trabalhos manuais, jogos, muitas brincadeiras e, claro, os tradicionais magustos. Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1327] Creche As Formiguinhas [ALBUM:1328] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1329] CSCMENC (Silveiros) – Fogueira e castanhas assadas, com convívio intergeracional entre crianças e pessoas idosas do centro social – [ALBUM:1326] Lar da Misericórdia/ Lar Rainha Dona Leonor – Decoração a preceito e festa com atuação musical do coro de utentes e colaboradores, Mamex e Sr. Campinho e Amigos – [ALBUM:1323] Lar de Santo André – Atuação musical dos Motocavaquinhos, em tarde de animação e celebração – [ALBUM:1324] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – Tarde de convívio e celebração, com animação musical do Grupo de Cordofones e Tuna do IAESM – [ALBUM:1325] Castanhas, encontros intergeracionais, partilhas de histórias e memórias, momentos musicais e muita animação marcaram a celebração do Dia de S. Martinho na Misericórdia de Barcelos.
Ver Mais
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) reforçou, hoje, o seu compromisso com a formação e desenvolvimento de pessoas, ao celebrar um Protocolo de Cooperação com a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas. O acordo, assinado esta quinta-feira, durante a 56th International People Conference | Sustentabilidade Humana, prevê a cooperação através de investigação aplicada, formação, imersão e/ou estágios e partilha de boas práticas no âmbito da intervenção social desenvolvida pela SCMB. O foco desta parceria assenta na disseminação e partilha de conhecimentos e boas práticas sobre Recursos Humanos, Trabalho e Competências, contemplando a adoção de tecnologias e estimulando o desenvolvimento de ecossistemas colaborativos entre indivíduos, organizações e sociedade. A parceria entre a Misericórdia de Barcelos e a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas acontece na senda da aposta na formação e capacitação das pessoas, levada a cabo pela nossa instituição. A este propósito, já este ano, 345 colaboradores participaram em ações de formação, foram realizados cerca de 20 estágios profissionais, cerca de 90 estágios curriculares nas mais diversas áreas de formação profissional e 115 estágios internacionais ERASMUS+. Além disso, a formação da comunidade – promovida pelo projeto atual, cofinanciado no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030) –, conta já com cerca de 700 pessoas formadas.
Ver Mais