saborear-a-chegada-e-importante-viver-o-caminho-e-a-verdadeira-meta

“Saborear a chegada é importante, viver o Caminho é a verdadeira meta"

Irmãos, colaboradores, familiares e mesários da Misericórdia de Barcelos chegaram, sábado passado, a Santiago de Compostela

Cerca de cinquenta pessoas, dos 20 aos 72 anos – entre Irmãos, colaboradores, familiares e mesários da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – chegaram, sábado passado, a Santiago de Compostela.

“Uma Misericórdia de Fé – Caminhos de Santiago por etapas” foi a iniciativa, inserida no programa comemorativo do 519.º aniversário da instituição”, que, desde junho, mobilizou a instituição, numa cami­nhada de renovação, transformação e Fé.

 

São diferentes as motivações e muitos os que, desde o início do século IX, percorrem os caminhos, rumo a Santiago de Com­postela, à Catedral onde são veneradas as relíquias do Após­tolo Santiago o Maior. “O que me motivou a participar nesta atividade foi a Fé, o convívio e verificar a minha superação”, conta Manuela Dantas, vice-provedora da Misericórdia de Barcelos e também uma das participantes que, este sábado, concluirá as oito etapas da iniciativa. “Quem faz os Caminhos de Santiago tem que saber que a Fé supera todo o obstáculo que surge. Temos que estar preparados para etapas mais agradáveis e outras mais complicadas”, considera ainda, partilhando uma das ‘aprendizagens' do Caminho.

Já Paulo Silva é um dos participantes mais experientes do grupo. Desde 2012 que faz, anualmente, um caminho de Santiago, com maior frequência para o Caminho Português Central. “Depois de percorridos alguns milhares de quilómetros, o que me motiva age com tanta intensidade, que não só me move em direção a Santiago de Compostela, mas também me faz nunca esquecer da caminhada diária, contribuindo para aumentar o desejo de, um dia, fazê-la novamente”, partilha o colaborador da Santa Casa, na área da Informática, para, logo depois, completar: “Para além de ser um desafio que me faz querer estar perto da sua história e tudo que envolve a experiência”.

Cláudia Faria, também colaboradora da instituição, conta que relatos de amigos, conhecidos e a própria comunicação social fizeram com que lhe despertasse “uma vontade de um dia experienciar esta vivência de que todos falam com tanta emoção”. A possibilidade chegou, através da Misericórdia de Barcelos, e não pensou duas vezes. “Tem sido muito gratificante viver esta experiência com um leque tão variado de pessoas. Partilhar lições de hu­mildade, alegria, companheirismo, tolerância e su­peração com quem nos acompanha, e são muitos, tem sido um enorme prazer”, sublinha a educadora de infância. “Saborear a chega­da é importante, mas viver o Caminho é a verdadeira meta”, conclui.

Em linha, Maria do Céu Fernandes, colaboradora na área das Pessoas Idosas, destaca que “fazer os Caminhos de Santiago não é uma simples caminhada”. E explica: “São experiências, escolhas, desafios, motivações, curiosidades, conhecimento, partilha, percalços”, que constituem “uma experiência única e inesquecível”.

No final, dirigindo-se aos participantes deste "Uma Misericórdia de Fé, pelos Caminhos de Santiago", o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, enalteceu o exemplo de Fé dado por todos e fez votos de que, "também nos Caminhos da Vida, se encontre o mesmo espírito de Irmandade vivido nesta Peregrinação".

 

- Recorde aqui momentos das várias etapas da iniciativa “Uma Misericórdia de Fé – Caminhos de Santiago por etapas” - 

 

Etapa 1 | 9 de junho| Barcelos - Ponte de Lima

 

Etapa 1 (1)

 

Etapa 2 | 20 de julho | Ponte de Lima - Paredes de Coura

 

Etapa 2 (1)

 

Etapa 3 | 27 de julho | Paredes de Coura - Valença

 

Etapa 3 (1)

 

Etapa 4 | 31 de agosto | Valença - Porriño

 

Etapa 4 (1)

 

Etapa 5 | 14 de setembro | Porriño - Arcade

 

Etapa 5 (1)

 

Etapa 6 | Arcade - Parque Natural Ria Barosa

 

Etapa 6 (1)

 

Etapa 7 | 12 de outubro | Parque Natural Ria Barosa - Padrón

 

Etapa 7 (1)

 

Etapa 8 | 26 de outubro | Padrón - Santiago de Compostela

 

Etapa 8 (1)

 


SCM Barcelos, 30-10-2019

Notícias