O Lar Santo André festejou, no dia 29 de novembro, 17 anos de existência.
A data foi assinalada com uma missa comemorativa, seguida de um momento de música e poesia pelo Conservatório de Música de Barcelos e pelo Clube de Poesia do Lar Santo André. Os utentes declamaram poemas de Sophia de Mello Breyner, ao som da melodia das guitarras clássicas dos alunos do Conservatório de Música. No final, os utentes vestiram-se a rigor para representar “A vida de Santo André”, perante uma plateia composta por colaboradores, familiares, crianças da instituição, elementos da mesa administrativa e utentes de outros equipamentos desta Santa Casa.
Inaugurado em 2002, o Lar Santo André está localizado na Quinta da Ordem. É um equipamento coletivo de alojamento permanente, construído de raiz, com rés do chão e 1.º andar. No espaço exterior, uma faixa ajardinada contorna o edifício.












































Festa Lar Santo André (1)
SCM Barcelos, 03-12-2019
Utentes e colaboradores do Lar Santo André (LSA) prestaram, em finais de novembro, homenagem ao Santo Padroeiro desta estrutura residencial para pessoas idosas. O Dia de Santo André é celebrado no dia 30 de novembro e homenageia o primeiro apóstolo a ser chamado por Jesus para O seguir. Na véspera, a 28 de novembro, no Lar a que dá nome, realizou-se uma eucaristia, da parte da manhã, bem como a inauguração de uma mostra de relógios antigos (propriedade de Paulo Silva). A tarde foi marcada por iniciativas de cariz cultural: a inauguração da exposição “Vestígios da passagem do tempo”, com fotografias dos utentes, recolhidas em agosto, no âmbito do Dia da Fotografia. A animação musical esteve a cargo do grupo Amigos das Cordas de Barcelos. [ALBUM:1339]
Ver Mais
Ao longo dos últimos meses, nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) da Misericórdia de Barcelos, decorreu um Campeonato de Boccia entre lares. Além de ocupar os tempos livres de forma alegre e saudável, a competição favoreceu processos de sociabilização e de comunicação. A final do campeonato decorreu a 16 de setembro, resultando nas seguintes classificações: 1.º Lar Rainha Dona Leonor/ Lar da Misericórdia; 2.º Lar Nossa Senhora da Misericórdia; 3.º Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa; 4.º Lar de Santo André. Como costuma dizer-se: "Glória aos vencedores, honra aos vencidos!". Até porque todos ganharam: momentos de convívio, bem-estar e boa disposição. [ALBUM:1276] Nas ERPI, o boccia é uma atividade de eleição dos nossos utentes. Trata-se de “um jogo de estratégia e precisão, originalmente concebido para pessoas com paralisia cerebral”. A atividade é hoje praticada de forma educacional e recreativa em diversas instituições, entre elas, de pessoas idosas.
Ver Mais