O Lar Santo André festejou, no dia 29 de novembro, 17 anos de existência.
A data foi assinalada com uma missa comemorativa, seguida de um momento de música e poesia pelo Conservatório de Música de Barcelos e pelo Clube de Poesia do Lar Santo André. Os utentes declamaram poemas de Sophia de Mello Breyner, ao som da melodia das guitarras clássicas dos alunos do Conservatório de Música. No final, os utentes vestiram-se a rigor para representar “A vida de Santo André”, perante uma plateia composta por colaboradores, familiares, crianças da instituição, elementos da mesa administrativa e utentes de outros equipamentos desta Santa Casa.
Inaugurado em 2002, o Lar Santo André está localizado na Quinta da Ordem. É um equipamento coletivo de alojamento permanente, construído de raiz, com rés do chão e 1.º andar. No espaço exterior, uma faixa ajardinada contorna o edifício.
Festa Lar Santo André (1)
SCM Barcelos, 03-12-2019
Terra de artes e ofícios, em Barcelos, celebramos a nossa história e a identidade cultural. Entre as mais diversas artes tradicionais – do linho à madeira e, até, ao ferro –, a olaria, pela sua inegável ligação à terra e às gentes, reveste-se de particular relevância. Passando de geração em geração, a partir das mãos e com boa dose de criatividade e imaginação, o Artesanato persiste e são muitos, e reconhecidos, os artesãos do concelho de Barcelos, a Capital do Artesanato. Nas estruturas residenciais para pessoas idosas, voltamos a reconhecer e a valorizar a arte e o artesanato em Barcelos, fosse pondo mãos à obra ou apreciando o trabalho dos nossos artesãos. Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Visita ao Museu de Olaria, para conhecer e apreciar o acervo artístico, “constituído essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada e estrangeira” – [ALBUM:1214] Lar de Santo André – Orientados por Hélder Ferreira, artesão de Galegos Santa Maria, os utentes puseram mãos à obra, fazendo as suas criações artísticas. Depois, num outro momento, o Grupo dos Chapéus de Palha de Cambeses foi cantando músicas tradicionais, ao mesmo tempo que demonstrava como se fazem os chapéus de palha – [ALBUM:1215] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – A atividade, inserida no 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e no 136.º aniversário do Lar da Misericórdia, foi dinamizada pelos artesãos barcelenses Irmãos Baraça. Clique aqui, para ver o álbum completo –
Ver MaisDepois de, no mês de maio, termos assinalado os aniversários do Lar Nossa Senhora da Misericórdia (35 anos), Lar de Santo André (23) e Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Silveiros (22), em junho, foi a vez de comemorar o 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e o 136.º aniversário do Lar da Misericórdia. A celebração – a 6 de junho – contou, num primeiro momento, com a atuação do Coro da Universidade Sénior de Barcelos. Depois, Carlos Verdinho continuou a animação musical, enquanto os artesãos barcelenses Irmãos Baraça dinamizaram uma atividade com as pessoas idosas e respetivos familiares. [ALBUM:1213] Nesta tarde de festa, celebramos a graça de mais um ano de existência, lembrando, igualmente, todos aqueles que serviram, colaboraram e residiram nestas unidades da Misericórdia de Barcelos. Em ambas as estruturas residenciais, localizadas no centro da cidade, assume-se o compromisso de cuidar as pessoas idosas, de forma humanizada, respeitando a sua dignidade e singularidade.
Ver Mais