Cerca de 250 pessoas – entre colaboradores, voluntários e órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – reuniram-se, no sábado passado, para a tradicional Ceia de Natal.
Além do convívio e animação, a ocasião serviu também para destacar e valorizar o trabalho de cada uma das pessoas que pertencem à família Misericórdia de Barcelos. “Todos nesta Santa Casa têm um papel imprescindível no seu trabalho”, sublinhou, na sua intervenção, o provedor da instituição. Nuno Reis reforçou a ideia de que “são as Pessoas que fazem as instituições” e destacou a importância de que “cada um de nós, nas suas mais diversas funções, nos seus diferentes trabalhos, se capacite que tem uma missão importante a desempenhar”.
A Ceia de Natal contou com serão musical a cargo do Duo Opsom e com momentos de dança e boa disposição, sendo que não faltou também a troca de prendas. E porque o Natal é uma época de alegria e dádiva, os colaboradores participantes foram convidados a partilhar um alimento para distribuir por 56 famílias a ser apoiadas nesta época.































































Ceia de Natal (1)
SCM Barcelos, 20-12-2019
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António celebrou, segunda-feira, de forma simbólica, os seus 11 anos de atividade, com a realização de uma eucaristia de ação de graças, animada musicalmente pelo Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos. A celebração do aniversário foi pretexto para recordar que, ao longo desta trajetória, a UCCI de Santo António tem sido “um espaço de acolhimento, recuperação e esperança, onde cada gesto e cada olhar refletem o valor humano do cuidar”. “Cuidar com excelência e humanidade” é o propósito da equipa de trabalho desta unidade, que reconhece e agradece a todos – utentes, famílias, profissionais, voluntários e Mesa Administrativa – os que fazem parte desta história e contribuem diariamente para que o trabalho seja feito com “qualidade, empatia e respeito”. Com 11 anos de existência, a UCCI de Santo António tem em funcionamento duas unidades de internamento – a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção –, acreditadas pela DGS, desde 2022. Possui ainda cinco camas, em regime de internamento privado. [ALBUM:1321]
Ver Mais
“É simbólico que hoje estejamos a criar mais 88 lugares de creche, para que estes meninos e meninas possam ter mais crianças aqui e para que as famílias possam ter mais hipóteses de colocar os seus entes mais queridos em locais que os possam ajudar a crescer com segurança, com confiança e com bons valores”. Quem o disse foi o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), Nuno Reis, perante vários membros dos órgãos sociais da SCMB, crianças, colaboradores de várias áreas da instituição e que também contribuíram para que o passo hoje dado fosse possível. De referir que a cerimónia decorreu num dia, 17 de novembro de 2025, em que se assinalam 500 anos do falecimento da Rainha D. Leonor, pioneira do movimento das Misericórdias. A requalificação e alargamento dos equipamentos decorrerá no Centro Infantil de Barcelos (CIB), com a criação de 32 novos lugares, e no Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI), com 56 novos lugares. As intervenções decorrerão na sequência de duas candidaturas bem-sucedidas a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “É preciso que haja bons projetos, candidatá-los e tentar captar apoios”, por forma a servir a comunidade de modo mais eficaz, ao responder às suas necessidades mais prementes. Assim sendo, sublinhou o dirigente, “cada uma das famílias que coloque cá as suas crianças, cada uma dessas 88 famílias, vai com certeza beneficiar muito do trabalho que vai ser feito ao longo dos próximos meses”. Ambas as obras têm um custo total de 438.961,74€, com um financiamento de 352.000€ por fundos europeus, do PRR. [ALBUM:1320]
Ver Mais