cantares-das-janeiras-enchem-igreja-da-misericordia

Cantares das Janeiras enchem Igreja da Misericórdia

Evento intergeracional integra a programação cultural dos 520 anos da Misericórdia de Barcelos

A renovada Igreja da Misericórdia foi palco de um concerto intergeracional, na sexta-feira, dia 24 de janeiro. O Coro Sénior da instituição e as crianças dos equipamentos de infância da Misericórdia de Barcelos protagonizaram um concerto dedicado ao cantar das Janeiras, perante uma plateia de idosos de outras instituições – Grupo Sénior da Junta de Freguesia de Arcozelo e Casa do Povo de Alvito -, familiares de utentes, colaboradores, voluntários e elementos dos órgãos sociais.

De coroas douradas, o coro infantil contou a história da Maria, uma menina que parte com o Pai Natal para uma viagem pelos vários Natais do mundo. Assim, as crianças entoaram músicas dos quatro cantos do planeta ao ritmo de interpretações dedicadas à música chinesa, brasileira, romena e africana.

De capa azul, o Coro Sénior presenteou o público com as músicas tradicionais do cantar das janeiras, ao ritmo dos cavaquinhos, ferrinhos, do bombo e da guitarra.

“Procuramos com estas atividades o encontro intergeracional, o fortalecimento das relações interpessoais, a partilha de saberes e o convívio com a comunidade”, explicou a técnica coordenadora da área das Pessoas Idosas, Ana Miranda.

“Que o cantar de esperança das Janeiras seja um bom augúrio para o ano 2020”, referiu o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, no final do concerto, ao saudar todos os que participaram neste cantar das Janeiras.

Cantar das Janeiras (1)

A iniciativa "Vamos cantar as Janeiras" repetiu-se, depois, a 31 de janeiro, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, pela voz dos idosos da nossa instituição.

Cantar das Janeiras na UCCI (1)

O programa comemorativo do 520.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos prossegue no próximo mês de fevereiro. Ao longo do ano serão realizadas várias atividades, como exposições, visitas guiadas, caminhadas, congressos, conferências e outros eventos e celebrações.

SCM Barcelos, 28-01-2020