A Misericórdia de Barcelos viveu, de forma criativa, uma das épocas mais animadas do ano. Há muito que miúdos e graúdos estavam já em contagem decrescente para o Carnaval.
Na sexta-feira passada, dia 21 de fevereiro, desde cedo que os mais pequenos davam corpo a uma verdadeira emojimania. Das carinhas sorridentes, aos olhos a brilhar ou a chorar a rir, as crianças – do Centro Infantil de Barcelos, Infantário Rainha Santa Isabel e Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – vestiram as fatiotas que tinham preparado nos dias anteriores e desfilaram, juntamente com crianças de outras instituições, pelas ruas da nossa cidade.
Desfile Educação na Infância (1)
Os mais pequeninos não saíram à rua, mas, nas respetivas unidades, viveram também o espírito carnavalesco.
Creche As Formiguinhas (1)
No Lar Rainha Dona Leonor, recriou-se uma Flower Party, com brilhantes e flores, cores vivas e animadas. Não faltou também o DJ Pedro Miranda, a animar a tarde de festa.
LRDL (1)
No Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, as crianças e as pessoas idosas, em convívio intergeracional, festejaram também o Carnaval. A atividade contou com atuação da turma de Dança da Barcelos Sénior, jogo das cadeiras entre colaboradores e crianças e ainda o desfile.
Carnaval_ CSCMENC (1)
Já na segunda-feira, dia 24 de fevereiro, o Lar Santo André acolheu uma “Festa das Arábias”, com shakes e odaliscas, que animaram a festa com músicas e danças orientais.
Carnaval_ LSA (1)
No Lar Nossa Senhora da Misericórdia, foi recriada a origem do Carnaval, com os caretos e o Entrudo chocalheiro. A festa contou ainda com a animação musical dos Motocavaquinhos.
Carnaval_ LNSM (1)
Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, utentes e colaboradores vestiram a pele dos famosos chocolates M&M’s e dançaram ao som das concertinas.
UCCI (1)
SCM Barcelos, 26-02-2020
Outubro é o mês dedicado à Pessoa Idosa. Logo a 1 de outubro, assinala-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Mais do que datas no calendário, pretende-se que seja mote para refletir e consciencializar para “as oportunidades e desafios do envelhecimento no nosso tempo”, para que este seja um ‘processo’ digno e de qualidade. Cada pessoa idosa é interveniente e testemunha da História, ao preservar tradições e costumes, ao partilhar conhecimentos e afetos. A cada pessoa idosa, o nosso respeito e gratidão! A 1 de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa foi, então, assinalado pelos utentes que frequentam as diferentes estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e Centro de Dia, da Misericórdia de Barcelos, com diversas atividades, que aqui recordamos. Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – Workshop “Uma viagem pelos sentidos” e animação musical com Manuel Sousa – [ALBUM:1290] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – Momento de celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa e do Dia Mundial da Música, com atuação de Nídio Mendes – [ALBUM:1286] Lar de Santo André – Comemoração da efeméride com animação pelo grupo “Concertinas Senhor da Cruz”, do CCOB – [ALBUM:1285] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Momento de partilha, afetos e convívio entre pessoas idosas e crianças da unidade de Educação na Infância, com realização de jogo de boccia – No Lar do CSCMENC, em Silveiros, o dia foi vivido com particular alegria e contentamento, pois comemorámos também o centenário de Bernardina da Costa Silva, utente desta estrutura desde novembro de 2022. O momento festivo e de celebração contou com a presença dos residentes da estrutura e das crianças de creche e pré-escolar, da família, dos colaboradores e Mesa Administrativa da instituição. Com o foco na sua serenidade e ternura do olhar, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos congratula-a pela longevidade e deseja-lhe dias muito felizes! [ALBUM:1287] Dia Mundial da Música, na UCCI Além de ser Dia Internacional da Pessoa Idosa, a 1 de outubro, assinala-se também o Dia Mundial da Música. Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, a efeméride foi pretexto para recebermos uma agradável visita de crianças do Infantário Rainha Santa Isabel. Depois, os utentes da UCCI representaram a história “Os Músicos de Bremen”, com recurso a fantoches – que eles próprios produziram – representando os quatro animais do conto. Seguiu-se um momento musical, que foi protagonizado pelos utentes e equipa da UCCI. [ALBUM:1288]
Ver MaisEm meados de outubro, recuámos um pouco, até ao mês passado, para recordar alguns momentos e vivências que marcaram a nossa instituição. Em setembro, houve 8.ª edição do Open Day da Saúde, participação no encontro Learning, Teaching and Training (LTT), no âmbito do Programa Erasmus+, e a grande final do Campeonato de Boccia entre lares, mas houve muito mais. Ora veja e confirme! DESFOLHADAS PROMOVEM CONTACTO COM NATUREZA Entre finais de agosto e setembro, na Misericórdia de Barcelos, promovemos e revitalizamos tradições e memórias, com a realização da desfolhada, nas estruturas residenciais para pessoas idosas e na UCCI de Santo António, mas também nas unidades de Educação na Infância. A desfolhada foi, assim, pretexto para contacto com a natureza, as suas cores e texturas. Aprecie o registo fotográfico de momentos de diversão dos mais novos – enquanto experimentavam a prática de desfolhar o milho – e no contacto e valorização das tradições de outrora. [ALBUM:1274] PASSEIO A SANTA LUZIA Ainda em setembro, as pessoas idosas que residem nas nossas estruturas residenciais visitaram Viana do Castelo, participaram na eucaristia no Santuário de Santa Luzia e apreciaram a belíssima paisagem ao redor, num momento de convívio, fé e partilha. [ALBUM:1278] VISITAS GUIADAS À COMUNIDADE ESCOLAR Na Misericórdia de Barcelos, queremos promover o acesso e valorizar o nosso Património, através do envolvimento dos cidadãos na descoberta de uma herança cultural comum. Assim, tivemos todo o gosto em receber estudantes da Escola Secundária de Barcelinhos, que, orientados pela voluntária Filomena Sampaio, seguiram numa visita guiada à História da SCMB, pelo Núcleo Museológico, Arquivo Leonor, Sala de Insígnias da Irmandade e Igreja da Misericórdia. [ALBUM:1281] FESTA DAS COLHEITAS No final do mês, para reconhecer e agradecer as colheitas, a Igreja da Misericórdia foi ornamentada com uma decoração de produtos das colheitas da época. [ALBUM:1280] CHEGADA DO OUTONO Para dar as boas vindas ao outono, no Lar de Santo André, foi realizada uma atividade de identificação de frutas e folhas típicas da estação. Tratou-se de uma forma simples e envolvente de estimular memórias, sentidos e conversas cheias de vida e histórias. Também no Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, além da decoração a preceito, foram realizados alguns trabalhos práticos alusivos ao outono. [ALBUM:1279] DiaS COMEMORATIVOS No Lar Nossa Senhora da Misericórdia, o Dia do Doce foi assinalado com a confeção de uma deliciosa mousse de oreo. [ALBUM:1277] E, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, sensibilizou-se para a Doença de Alzheimer e outras demências, sublinhando a importância da prevenção e do tratamento, bem como os sinais de alerta. [ALBUM:1284]
Ver Mais