informacao-covid-19

Informação COVID-19

Considerando a evolução da situação relativa ao COVID-19, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos tem estado a atuar em estreita articulação com as entidades oficiais, Direção-Geral da Saúde, Administração Regional de Saúde do Norte, Centro Distrital de Segurança Social.

Nesse espírito têm vindo a ser tomadas algumas medidas preventivas, fundamentais para salvaguardar a saúde e bem-estar de utentes e familiares, colaboradores e voluntários.

Assim, de acordo com as recentes recomendações da Direção-Geral da Saúde, foi decidido:

  • suspender as visitas nos Lares e Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António;
  • evitar o contacto entre os utentes do Centro de Dia (CD) e da ERPI/LNSM e, a par disso, preparar a transição gradual de alguns utentes do CD para a resposta de Serviço de Apoio ao Domicílio;
  • proceder a uma triagem constante dos utilizadores do Centro de Medicina Física e de Reabilitação;
  • autorizar, apenas, a entrada de uma pessoa para entregar/receber cada criança nos nossos equipamentos na área da Educação na Infância;
  • suspender - em acordo com o nosso Capelão, Frei Hermano Filipe - as eucaristias nas capelas dos Lares e UCCI, mantendo apenas as que decorrem na Igreja da Misericórdia.

Estas medidas são, assim o esperamos, temporárias. Mas tempos de exceção exigem medidas de exceção. Trata-se de medidas para o bem de todos(as), com vista à diminuição de riscos e tentativa de contenção da epidemia.

A Misericórdia de Barcelos está a fazer uma avaliação permanente da situação em conjunto com as entidades responsáveis e, a todo o momento, poderemos reforçar as medidas de contenção ou ajustá-las conforme a necessidade e a evolução da situação o exija. 

Conscientes de que são medidas que merecem o empenho de todos(as), procuremos manter a calma que situações destas nos exigem.

Lembremo-nos que, pelo simples cuidado de cada um(a) em lavar as mãos com frequência e seguir outras recomendações simples, estaremos a dar um contributo a bem da Saúde dos utentes, colaboradores e voluntários.

 

Nuno Reis

- Provedor -

SCM Barcelos, 10-03-2020

Notícias