Apesar do encerramento das unidades na área da Educação na Infância, por via da COVID-19, a equipa de trabalho da Misericórdia de Barcelos vai mantendo contacto permanente com as mais de 450 crianças que frequentam a instituição e respetivas famílias.
O contacto é feito através do e-mail dos pais, com o objetivo principal de “manter a comunicação escola/família ativa, dando assim continuidade ao trabalho pedagógico” que não pode ser feito presencialmente, conforme explica a coordenadora da área de Educação na Infância, Cláudia Faria. “Também queremos mostrar que estamos cá, perto das famílias, apoiando-as neste momento tão complicado”, completa a educadora.
Assim, a cada semana, os mais pequenos recebem, via e-mail dos pais, propostas de atividades para desenvolver, “de caráter facultativo, com material que tenham em casa, para que possam passar o tempo de uma forma divertida, em família, trabalhando assim competências importantes para o desenvolvimento das crianças”, atenta a coordenadora da área. “Num momento em que a ansiedade e a incerteza nos acompanham diariamente, importa que as crianças se mantenham física e psicologicamente ativas e ocupadas”, completa Cláudia Faria, sublinhando que a equipa de educadoras mantém toda a disponibilidade para “tirar dúvidas e apoiar no que for necessário”.
O desafio foi aceite, as famílias estão a “responder positivamente” e os registos fotográficos das atividades já começaram a ser partilhados (ver álbum).
As crianças estão já com “saudades das equipas, das rotinas, das atividades e dos seus amigos” e a maior preocupação partilhada é a de “não saber quanto tempo estaremos nesta situação”. A educadora atenta também na importância de “ajustar as nossas casas para que as crianças tenham oportunidades de correr, saltar, dançar, etc.”, uma vez que estão agora confinadas à sua habitação.
A Santa Casa de Misericórdia de Barcelos tem, neste momento, 48 crianças em Creche Familiar (Amas), 185 crianças em Pré-escolar e 221 em Creche.
Íris Carneiro_ CSCMENC
SCM Barcelos, 26-03-2020
Celebrar o Dia Mundial da Criança é, desde logo, sinónimo de valorizar a energia, a curiosidade e a sinceridade dos mais pequenos. É ocasião, também, para pedirmos que, no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, todos os seus direitos sejam salvaguardados. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), assinalámos a data com muitas brincadeiras e sorrisos. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1221] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1220] Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) [ALBUM:1222] No âmbito da Semana da Criança, algumas atividades foram dinamizadas pelas ‘famílias’ das nossas crianças. Os pais Pedro Silva e Poka, atletas do Óquei Clube de Barcelos, estiveram com as crianças do IRSI a dar a conhecer a modalidade do hóquei em patins e a partilhar a experiência de estar sobre patins e “truques” para a stickada certeira. [ALBUM:1217] Já a mãe Rebecca Taylor, com Ana Bompastor e Inês Lameira – também jogadoras da equipa sénior feminina do Basquete Clube de Barcelos –, visitou as nossas crianças e, entre sorrisos e muito entusiasmo, deu a conhecer a modalidade de basquetebol. [ALBUM:1216] “O que queres ser quando fores grande?” Na véspera do Dia da Criança, sob o mote “O que queres ser quando fores grande?”, cerca de 70 crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e do Centro Infantil de Barcelos, da SCMB, visitaram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Ao longo de uma tarde repleta de animação, imaginação e bons momentos, as nossas crianças apreciaram a leitura encenada da história “As raparigas também podem, os rapazes também podem”, de Sophie Gourion. Houve oportunidade, ainda, para brincadeiras com o Ben Ben, um cão robô, e para, livremente, dar largas à imaginação e à criatividade no Mural das Profissões e na Oficina de Marcadores de Livros. Esta iniciativa resultou da colaboração entre a Biblioteca José Mariano Gago e o Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, com o apoio do ID+, da Fábrica de Clubes e da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão). [ALBUM:1218] “Hora do Brincar” A propósito do Dia Internacional do Brincar, celebrado a 11 de junho, o Município de Barcelos desafiou as instituições a associar-se à “Hora do Brincar”. Tratou-se de uma iniciativa com foco nas crianças e no ato de brincar livremente, no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permitisse o contacto com a natureza. Assim o fizemos! Veja alguns registos da participação das unidades de Educação na Infância nesta celebração. [ALBUM:1219]
Ver MaisAs crianças que frequentam as unidades de Educação na Infância da Misericórdia de Barcelos conheceram, no último mês, “O Elefante Zacarias”. Nesta história, encenada pela Companhia de Teatro da Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão (APACI), as crianças foram convidadas a viajar pelo mundo do Zacarias, um elefante cego que se faz amigo de Aninhas. Foi, então, Aninhas, uma ratinha branca, que lhe deu – e ao público também – a conhecer a beleza de um mundo de cores e sentidos que, devido à sua limitação visual, Zacarias ainda não conhecia. Mais do que uma aventura de estimulação sensorial, “O Elefante Zacarias” é também um estímulo à aceitação e inclusão da diferença e ao respeito pela individualidade e pela diversidade. Uma mensagem valiosa e inspiradora que marcou, seguramente, as nossas crianças. Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:1210] Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1207] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1211] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1208]
Ver Mais