santa-casa-estimula-o-ensino-a-distancia-em-tempo-de-covid-19

Santa Casa estimula o ensino à distância em tempo de COVID-19

Crianças e famílias são, semanalmente, desafiadas a desenvolver atividades pedagógicas

Apesar do encerramento das unidades na área da Educação na Infância, por via da COVID-19, a equipa de trabalho da Misericórdia de Barcelos vai mantendo contacto permanente com as mais de 450 crianças que frequentam a instituição e respetivas famílias.

O contacto é feito através do e-mail dos pais, com o objetivo principal de “manter a comunicação escola/família ativa, dando assim continuidade ao trabalho pedagógico” que não pode ser feito presencialmente, conforme explica a coordenadora da área de Educação na Infância, Cláudia Faria. “Também queremos mostrar que estamos cá, perto das famílias, apoiando-as neste momento tão complicado”, completa a educadora.

Assim, a cada semana, os mais pequenos recebem, via e-mail dos pais, propostas de atividades para desenvolver, “de caráter facultativo, com material que tenham em casa, para que possam passar o tempo de uma forma divertida, em família, trabalhando assim competências importantes para o desenvolvimento das crianças”, atenta a coordenadora da área. “Num momento em que a ansiedade e a incerteza nos acompanham diariamente, importa que as crianças se mantenham física e psicologicamente ativas e ocupadas”, completa Cláudia Faria, sublinhando que a equipa de educadoras mantém toda a disponibilidade para “tirar dúvidas e apoiar no que for necessário”.

O desafio foi aceite, as famílias estão a “responder positivamente” e os registos fotográficos das atividades já começaram a ser partilhados (ver álbum).

As crianças estão já com “saudades das equipas, das rotinas, das atividades e dos seus amigos” e a maior preocupação partilhada é a de “não saber quanto tempo estaremos nesta situação”. A educadora atenta também na importância de “ajustar as nossas casas para que as crianças tenham oportunidades de correr, saltar, dançar, etc.”, uma vez que estão agora confinadas à sua habitação.

A Santa Casa de Misericórdia de Barcelos tem, neste momento, 48 crianças em Creche Familiar (Amas), 185 crianças em Pré-escolar e 221 em Creche.

 

Íris Carneiro_ CSCMENC


SCM Barcelos, 26-03-2020

Notícias