Apesar do encerramento das unidades na área da Educação na Infância, por via da COVID-19, a equipa de trabalho da Misericórdia de Barcelos vai mantendo contacto permanente com as mais de 450 crianças que frequentam a instituição e respetivas famílias.
O contacto é feito através do e-mail dos pais, com o objetivo principal de “manter a comunicação escola/família ativa, dando assim continuidade ao trabalho pedagógico” que não pode ser feito presencialmente, conforme explica a coordenadora da área de Educação na Infância, Cláudia Faria. “Também queremos mostrar que estamos cá, perto das famílias, apoiando-as neste momento tão complicado”, completa a educadora.
Assim, a cada semana, os mais pequenos recebem, via e-mail dos pais, propostas de atividades para desenvolver, “de caráter facultativo, com material que tenham em casa, para que possam passar o tempo de uma forma divertida, em família, trabalhando assim competências importantes para o desenvolvimento das crianças”, atenta a coordenadora da área. “Num momento em que a ansiedade e a incerteza nos acompanham diariamente, importa que as crianças se mantenham física e psicologicamente ativas e ocupadas”, completa Cláudia Faria, sublinhando que a equipa de educadoras mantém toda a disponibilidade para “tirar dúvidas e apoiar no que for necessário”.
O desafio foi aceite, as famílias estão a “responder positivamente” e os registos fotográficos das atividades já começaram a ser partilhados (ver álbum).
As crianças estão já com “saudades das equipas, das rotinas, das atividades e dos seus amigos” e a maior preocupação partilhada é a de “não saber quanto tempo estaremos nesta situação”. A educadora atenta também na importância de “ajustar as nossas casas para que as crianças tenham oportunidades de correr, saltar, dançar, etc.”, uma vez que estão agora confinadas à sua habitação.
A Santa Casa de Misericórdia de Barcelos tem, neste momento, 48 crianças em Creche Familiar (Amas), 185 crianças em Pré-escolar e 221 em Creche.
Íris Carneiro_ CSCMENC
SCM Barcelos, 26-03-2020
A quadra natalícia foi vivida, este ano, de forma intensa e mágica pelas crianças que frequentam as unidades de Educação na Infância da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – Centro Infantil de Barcelos, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), Creche “As Formiguinhas”, Creche Familiar e Infantário Rainha Santa Isabel. Sem a habitual festa que junta crianças, familiares, amigos e equipa de Educação na Infância, devido à pandemia, cada sala viu chegar o Pai Natal, entre a alegria e a cor que aqueceram os corações e com a magia no olhar de cada criança. [ALBUM:116]
Ver MaisO mês de setembro caminha para o final, mas significou o arranque do ano escolar na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Foi logo no dia 1 que a maioria das crianças chegou às unidades de Educação na Infância da instituição: Centro Infantil de Barcelos, Creche “As Formiguinhas”, Creche Familiar, Infantário Rainha Santa Isabel e Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros). Num ano letivo marcado por mudanças nas rotinas, hábitos e formas de trabalhar, os pais têm trazido as crianças para as unidades da Santa Casa com tranquilidade e confiança, conscientes que o desafio e a responsabilidade são cada vez maiores, quer para as famílias quer para a instituição. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, estamos a adotar as normas e regras da Direção-Geral da Saúde, nas creches, creche familiar (amas) e pré-escolar. O compromisso da instituição é o de, a cada dia, promover e contribuir para o desenvolvimento, o bem-estar e a felicidade das nossas crianças!
Ver Mais