colaboradores-da-santa-casa-com-resultado-negativo-a-covid-19

Colaboradores da Santa Casa com resultado negativo à COVID-19

Testes de despiste foram realizados a 300 colaboradores da Misericórdia de Barcelos

Todos os testes efetuados a 300 colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos deram resultado negativo quanto ao vírus SARS-CoV-2. Os resultados representam um “retrato” do momento e atestam, até agora, “o sentido de responsabilidade e espírito de missão, quer no local de trabalho, quer fora dele”, conforme afirmou, em mensagem enviada aos colaboradores, o provedor da instituição, Nuno Reis, agradecendo a cada um o seu contributo “para melhor salvaguardarmos quem mais precisa”.

As recolhas de amostras foram feitas por técnicos do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III, ficando o processamento laboratorial a cargo da Escola de Saúde da Universidade do Minho e do Hospital S. João. Também os colaboradores de outras quatro instituições barcelenses de solidariedade social realizaram testes de despiste no Infantário Rainha Santa Isabel (SCMB).

A estratégia de se iniciar o rastreio de SARS-CoV-2 pelos colaboradores das estruturas residenciais para pessoas idosas e das unidades de cuidados continuados integrados segue a recomendação da Direção-Geral da Saúde, como forma de assegurar que todos se encontram em plenas condições de saúde e segurança para melhor servir as pessoas idosas e doentes. O financiamento deste programa nacional será assegurado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

 

Santa Casa prepara reabertura gradual de unidades e serviços entretanto suspensos

Na mesma mensagem aos colaboradores, o provedor da Santa Casa, Nuno Reis, alerta que só se poderá pensar num “regresso a alguma normalidade quando existir uma vacina eficaz ou, pelo menos, medicamentos que permitam mitigar os efeitos da Covid-19". "Não podemos, pois, ficar agora relaxados quanto ao rumo a seguir e à atitude cautelosa e vigilante que esta terrível doença nos exige”, sublinha.

Gradualmente, a instituição prepara a reabertura das unidades operacionais entretanto encerradas (Creche, Creche Familiar, Pré-Escolar, Centro de Dia, Centro de Formação, Centro de Medicina Física e de Reabilitação, Igreja da Misericórdia e Capelas), conciliando o foco e preocupação diária com os utentes dos Lares, Unidade de Cuidados Continuados Integrados e Serviço de Apoio Domiciliário. Assim, “o esforço que temos pela frente é desafiante”, conclui o provedor da Misericórdia de Barcelos.


SCM Barcelos, 03-05-2020

Notícias