A cor, a alegria, os sorrisos e a brincadeira voltaram às unidades de Educação na Infância da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
Depois de alguns dias de preparação, “para ajustar espaços e rotinas a uma realidade nova e com outra exigência”, todas as nossas creches e a creche familiar (amas) retomaram a atividade. “Acredito que está a ser mais fácil do que aquilo que estávamos a prever. Os meninos e os pais chegaram até nós a confiar que realmente tudo iremos fazer para minimizar qualquer risco”, sublinha a coordenadora da área de Educação na Infância, Cláudia Faria.
É o regresso a uma normalidade possível, em segurança, e com a preocupação de manter rotinas saudáveis. E, também por isso, com procedimentos bem definidos: “No início da manhã, já com horários pré-estabelecidos, os pais dirigem-se ao equipamento, entregam-nos a criança, fazemos a medição da temperatura da criança, deixam-nos o chamado ‘material sujo’, que é o calçado ou algum material que realmente possa ser necessário, que fica num espaço destinado a esse efeito. Passamos para a desinfeção das mãos da criança, calçamos-lhe um calçado usado unicamente na creche e entramos nos espaços limpos”. E é aí, nesta Casa que é também de cada um, que os meninos da creche voltam aos momentos de brincadeira e de aprendizagem conjunta.
A coordenadora da área de Educação na Infância sublinha ainda o esforço dos pais para que as crianças estejam na creche “o estritamente necessário". “Tentamos criar uma rotina que seja saudável, em termos de momentos mais ativos e mais relaxantes, dentro das necessidades destas faixas etárias”, sublinha a educadora de infância. Em termos de refeições, neste momento, ainda não é necessário fazer desfasamento de grupos, porque “o refeitório é suficientemente grande para que as crianças possam almoçar todas ao mesmo tempo, em segurança e com o devido distanciamento”. Também as sestas estão a acontecer com a normalidade e com o distanciamento que é pedido.
Centro Infantil de Barcelos (1)
SCM Barcelos, 19-05-2020
Foi entre histórias narradas, danças criativas, belas decorações e muita emoção, que decorreram as festas de encerramento do ano letivo nas unidades operacionais de Educação na Infância. Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa | 4 de julho – O sonho de uma menina proporcionou uma viagem, da China a Angola, de Portugal ao México. Identidade, cores, tradições e sons em palco, numa celebração da multiculturalidade. A festa foi também de homenagem aos quatro finalistas que seguem a sua viagem noutra escola – [ALBUM:1245] Creche “As Formiguinhas” | 11 de julho – A Creche “As Formiguinhas” tornou-se uma “Floresta Encantada”, onde se viveram momentos de celebração e de emoção – [ALBUM:1246] Infantário Rainha Santa Isabel | 21 de julho – As memórias e traços particulares da Festa das “Cruzes” serviram de mote para o encerramento do ano letivo, com celebração na Frente Ribeirinha – [ALBUM:1247] Centro Infantil de Barcelos | 1 de agosto – “Numa viagem pelos sete mares... descobrimos o Mundo!” - Capitão Fernando e Pirata Dino apresentaram a viagem, levando o barco a bom porto, com o auxílio de toda a tripulação – [ALBUM:1250] Entretanto, foram homenageadas – com um momento de Bênção dos Finalistas – 60 crianças cujo percurso na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) chegou ao fim. A cerimónia de entrega de diplomas e cartolas decorreu, a 30 de julho, na Igreja da Misericórdia. [ALBUM:1251] Na celebração, o Padre Eduardo Miranda, capelão da SCMB, dirigindo-se às crianças, deixou algumas pistas para sermos felizes: “Primeiro, ter o coração no céu; segundo, ter os pés no chão; e, terceiro, ter os braços abertos para abraçar, agradecer e também para que as nossas mãos possam servir os outros”. No final, o provedor da SCMB, Nuno Reis, felicitou as crianças “por terem chegado a esta meta e concluído o ensino pré-escolar na SCMB”, desejando-lhes, igualmente, “as maiores felicidades” e que continuem a “crescer em segurança, com alegria, com felicidade”.
Ver MaisCelebrar o Dia Mundial da Criança é, desde logo, sinónimo de valorizar a energia, a curiosidade e a sinceridade dos mais pequenos. É ocasião, também, para pedirmos que, no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, todos os seus direitos sejam salvaguardados. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), assinalámos a data com muitas brincadeiras e sorrisos. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1221] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1220] Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) [ALBUM:1222] No âmbito da Semana da Criança, algumas atividades foram dinamizadas pelas ‘famílias’ das nossas crianças. Os pais Pedro Silva e Poka, atletas do Óquei Clube de Barcelos, estiveram com as crianças do IRSI a dar a conhecer a modalidade do hóquei em patins e a partilhar a experiência de estar sobre patins e “truques” para a stickada certeira. [ALBUM:1217] Já a mãe Rebecca Taylor, com Ana Bompastor e Inês Lameira – também jogadoras da equipa sénior feminina do Basquete Clube de Barcelos –, visitou as nossas crianças e, entre sorrisos e muito entusiasmo, deu a conhecer a modalidade de basquetebol. [ALBUM:1216] “O que queres ser quando fores grande?” Na véspera do Dia da Criança, sob o mote “O que queres ser quando fores grande?”, cerca de 70 crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e do Centro Infantil de Barcelos, da SCMB, visitaram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Ao longo de uma tarde repleta de animação, imaginação e bons momentos, as nossas crianças apreciaram a leitura encenada da história “As raparigas também podem, os rapazes também podem”, de Sophie Gourion. Houve oportunidade, ainda, para brincadeiras com o Ben Ben, um cão robô, e para, livremente, dar largas à imaginação e à criatividade no Mural das Profissões e na Oficina de Marcadores de Livros. Esta iniciativa resultou da colaboração entre a Biblioteca José Mariano Gago e o Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, com o apoio do ID+, da Fábrica de Clubes e da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão). [ALBUM:1218] “Hora do Brincar” A propósito do Dia Internacional do Brincar, celebrado a 11 de junho, o Município de Barcelos desafiou as instituições a associar-se à “Hora do Brincar”. Tratou-se de uma iniciativa com foco nas crianças e no ato de brincar livremente, no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permitisse o contacto com a natureza. Assim o fizemos! Veja alguns registos da participação das unidades de Educação na Infância nesta celebração. [ALBUM:1219]
Ver Mais