tranquilidade-e-confianca-no-regresso-das-criancas-a-creche

Tranquilidade e confiança no regresso das crianças à creche

Unidades de Educação na Infância reabrem, com espaços e rotinas reajustados

A cor, a alegria, os sorrisos e a brincadeira voltaram às unidades de Educação na Infância da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

Depois de alguns dias de preparação, “para ajustar espaços e rotinas a uma realidade nova e com outra exigência”, todas as nossas creches e a creche familiar (amas) retomaram a atividade. “Acredito que está a ser mais fácil do que aquilo que estávamos a prever. Os meninos e os pais chegaram até nós a confiar que realmente tudo iremos fazer para minimizar qualquer risco”, sublinha a coordenadora da área de Educação na Infância, Cláudia Faria.

É o regresso a uma normalidade possível, em segurança, e com a preocupação de manter rotinas saudáveis. E, também por isso, com procedimentos bem definidos: “No início da manhã, já com horários pré-estabelecidos, os pais dirigem-se ao equipamento, entregam-nos a criança, fazemos a medição da temperatura da criança, deixam-nos o chamado ‘material sujo’, que é o calçado ou algum material que realmente possa ser necessário, que fica num espaço destinado a esse efeito. Passamos para a desinfeção das mãos da criança, calçamos-lhe um calçado usado unicamente na creche e entramos nos espaços limpos”. E é aí, nesta Casa que é também de cada um, que os meninos da creche voltam aos momentos de brincadeira e de aprendizagem conjunta.

A coordenadora da área de Educação na Infância sublinha ainda o esforço dos pais para que as crianças estejam na creche “o estritamente necessário". “Tentamos criar uma rotina que seja saudável, em termos de momentos mais ativos e mais relaxantes, dentro das necessidades destas faixas etárias”, sublinha a educadora de infância. Em termos de refeições, neste momento, ainda não é necessário fazer desfasamento de grupos, porque “o refeitório é suficientemente grande para que as crianças possam almoçar todas ao mesmo tempo, em segurança e com o devido distanciamento”. Também as sestas estão a acontecer com a normalidade e com o distanciamento que é pedido.

Centro Infantil de Barcelos (1)

 


SCM Barcelos, 19-05-2020

Notícias