vacinacao-contra-a-covid-19-e-luz-de-esperanca

Vacinação contra a COVID-19 é “luz de esperança”

Segunda dose vai ser administrada daqui a três semanas

Terminou, esta quarta-feira, no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, a administração da primeira dose da vacina contra a COVID-19, nas unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

Ontem, a vacina tinha começado a ser administrada nas estruturas residenciais para pessoas idosas. No Lar Santo André, Manuel Nascimento, de 93 anos, foi o primeiro vacinado. Antes mesmo, tinha falado de “uma alegria enorme”. “Estão a fazer tudo por nós, o que é muito bom. A doutora perguntou-me se estava disposto a receber a vacina e eu disse logo que sim, pois é para o nosso bem”, contou.

A Rede Nacional de Cuidados Continuados iniciou, também ontem, a vacinação contra a COVID-19 na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, da Misericórdia de Barcelos. Arminda Pais Cinquenta, de 75 anos, foi a primeira utente a ser vacinada, ao princípio da tarde. No final, destacou a alegria e a esperança que a vacina traz: “Espero bem que sirva para bem, para mim e para todos”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, falou de um “momento muito esperado” e sublinhou que “esta é uma luz de esperança de que seja possível a Humanidade como um todo, no médio prazo, controlar esta pandemia”.

A vacinação é “motivo de alegria para a instituição, mas também de consciência que não poderemos baixar a guarda”, pelo que a Misericórdia de Barcelos mantém as medidas preventivas.

No total, foram vacinadas cerca de 330 pessoas, entre utentes e colaboradores de quatro lares (Lar de Santo André, Lar da Misericórdia, Lar Dona Leonor e no Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa) e UCCI. No Lar Nossa Senhora da Misericórdia – onde se registam ainda quatro colaboradores e nove utentes com resultado positivo para a COVID-19 –, a vacinação iniciar-se-á, previsivelmente, daqui a três semanas.

Vacinação_CSCMENC_1

 


SCM Barcelos, 06-01-2021

Notícias