NATAL NA SANTA CASA
A quadra natalícia foi vivida, este ano, de forma intensa e mágica pelas crianças que frequentam as unidades de Educação na Infância da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Sem a habitual festa que junta crianças, familiares, amigos e equipa de Educação na Infância, devido à pandemia, cada sala viu chegar o Pai Natal, entre a alegria e a cor e com a magia no olhar de cada criança.
Natal na Infância_ CAF_1
Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, de forma mais moderada, mas com igual carinho, os nossos colaboradores prepararam uma apresentação para os utentes, que contou com o simpático apoio da Felicidade Noivas. Entre momentos de diversão, todos sentiram o espírito de Natal.
Natal na UCCI (1)
No Lar da Misericórdia e no Lar Rainha Dona Leonor, não faltou a tradicional Ceia de Natal, com as prendas e canções a aquecer os corações.
Ceia de Natal_ LM_ LRDL (1)
No Lar de Santo André, em véspera de Natal, os nossos utentes puderam abraçar os familiares e amigos, através de uma estrutura em plástico transparente, com duas mangas fechadas. Desta forma, regressaram os abraços e o contacto físico, em segurança, sem risco de possível transmissão do novo coronavírus.
Abraços_LSA (1)
A D. Eglantina Calado, do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, gosta muito de desenhar. Por isso, na altura do Natal, decidiu presentear os colaboradores com o seu dom.
Desenhos_ D. Eglantina Calado (1)
O Pai Natal também passou pelo Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, na Ceia de Natal.
Ceia de Natal_ CSCMENC (1)
E, ainda nesta época Natalícia, os nossos utentes e colaboradores foram presenteados com uma bela história de Natal feita a pensar neles, e escutaram algumas melodias tocadas e cantadas pelos alunos da Academia de Música de Viatodos. Um gesto nobre e encantador, que muito agradecemos.
História de Natal_ CSCMENC (1)
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E ARTE-TERAPIA NA UCCI
Também neste mês de dezembro, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, os nossos utentes realizaram atividades de estimulação cognitiva e recorreram à imaginação e criatividade no processo terapêutico.
Atividades_UCCI (1)
SCM Barcelos, 07-01-2021
Celebrar o Dia Mundial da Criança é, desde logo, sinónimo de valorizar a energia, a curiosidade e a sinceridade dos mais pequenos. É ocasião, também, para pedirmos que, no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, todos os seus direitos sejam salvaguardados. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), assinalámos a data com muitas brincadeiras e sorrisos. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1221] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1220] Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) [ALBUM:1222] No âmbito da Semana da Criança, algumas atividades foram dinamizadas pelas ‘famílias’ das nossas crianças. Os pais Pedro Silva e Poka, atletas do Óquei Clube de Barcelos, estiveram com as crianças do IRSI a dar a conhecer a modalidade do hóquei em patins e a partilhar a experiência de estar sobre patins e “truques” para a stickada certeira. [ALBUM:1217] Já a mãe Rebecca Taylor, com Ana Bompastor e Inês Lameira – também jogadoras da equipa sénior feminina do Basquete Clube de Barcelos –, visitou as nossas crianças e, entre sorrisos e muito entusiasmo, deu a conhecer a modalidade de basquetebol. [ALBUM:1216] “O que queres ser quando fores grande?” Na véspera do Dia da Criança, sob o mote “O que queres ser quando fores grande?”, cerca de 70 crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e do Centro Infantil de Barcelos, da SCMB, visitaram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Ao longo de uma tarde repleta de animação, imaginação e bons momentos, as nossas crianças apreciaram a leitura encenada da história “As raparigas também podem, os rapazes também podem”, de Sophie Gourion. Houve oportunidade, ainda, para brincadeiras com o Ben Ben, um cão robô, e para, livremente, dar largas à imaginação e à criatividade no Mural das Profissões e na Oficina de Marcadores de Livros. Esta iniciativa resultou da colaboração entre a Biblioteca José Mariano Gago e o Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, com o apoio do ID+, da Fábrica de Clubes e da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão). [ALBUM:1218] “Hora do Brincar” A propósito do Dia Internacional do Brincar, celebrado a 11 de junho, o Município de Barcelos desafiou as instituições a associar-se à “Hora do Brincar”. Tratou-se de uma iniciativa com foco nas crianças e no ato de brincar livremente, no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permitisse o contacto com a natureza. Assim o fizemos! Veja alguns registos da participação das unidades de Educação na Infância nesta celebração. [ALBUM:1219]
Ver MaisTerra de artes e ofícios, em Barcelos, celebramos a nossa história e a identidade cultural. Entre as mais diversas artes tradicionais – do linho à madeira e, até, ao ferro –, a olaria, pela sua inegável ligação à terra e às gentes, reveste-se de particular relevância. Passando de geração em geração, a partir das mãos e com boa dose de criatividade e imaginação, o Artesanato persiste e são muitos, e reconhecidos, os artesãos do concelho de Barcelos, a Capital do Artesanato. Nas estruturas residenciais para pessoas idosas, voltamos a reconhecer e a valorizar a arte e o artesanato em Barcelos, fosse pondo mãos à obra ou apreciando o trabalho dos nossos artesãos. Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Visita ao Museu de Olaria, para conhecer e apreciar o acervo artístico, “constituído essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada e estrangeira” – [ALBUM:1214] Lar de Santo André – Orientados por Hélder Ferreira, artesão de Galegos Santa Maria, os utentes puseram mãos à obra, fazendo as suas criações artísticas. Depois, num outro momento, o Grupo dos Chapéus de Palha de Cambeses foi cantando músicas tradicionais, ao mesmo tempo que demonstrava como se fazem os chapéus de palha – [ALBUM:1215] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – A atividade, inserida no 40.º aniversário do Lar Rainha Dona Leonor e no 136.º aniversário do Lar da Misericórdia, foi dinamizada pelos artesãos barcelenses Irmãos Baraça. Clique aqui, para ver o álbum completo –
Ver Mais