custodio-goncalves-ledo

Custódio Gonçalves Ledo

"Natural do Rio de Janeiro, formado em Medicina, na Universidade de Coimbra, e falecido no Porto. Foi benfeitor da Misericórdia de Barcelos."

Custódio Gonçalves Ledo nasceu por volta do ano de 1744, filho de Antônio Gonçalves Ledo e Antónia Maria dos Reis, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil). Completou os seus estudos em Portugal, Bacharel em Coimbra pela Faculdade de Filosofia e Medicina.

Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, foi deputado pelo Rio de Janeiro onde se notabilizou pela defesa dos libertos da escravidão:

“Não há razão alguma para privar os libertos deste direito [de voto]. Há muitos libertos no Brasil, que hoje interessam muito à sociedade, e têm grandes ramos de indústria; muitos têm famílias; por isso seria a maior injustiça privar estes cidadãos de poderem votar, e até poderia dizer que é agravar muito o mal da escravidão.”

Cidadão ilustre da cidade do Porto – onde morava na rua de S. Nicolau –, Custódio Gonçalves Ledo foi um destacado defensor do Liberalismo.

Redigiu no fim da sua vida o seu testamento, a dois de abril de 1844, que o viria a destacar também como benemérito de hospitais de entrevados e lázaros, deixando a responsabilidade de distribuição das esmolas à Santa Casa da Misericórdia do Porto, que deveria fazer chegar estas às suas instituições congéneres.

Benfeitor_Maio2021


SCM Barcelos, 17-05-2021

Notícias