“JÁ LAVOU AS MÃOS HOJE?”
A pergunta surgiu, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, em jeito de alerta: “Já lavou as mãos hoje?”.
A Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 5 de maio como Dia Mundial da Higiene das Mãos. Em contexto de pandemia, a higiene das mãos assume, como sabemos, particular relevância.
“Salve vidas, lave as mãos” é o conselho que nos deixam os utentes da UCCI.










Dia Mundial da Higienização das Mãos_ UCCI (1)
MISERICÓRDIA DE BARCELOS ASSINALOU DIA DA MÃE E O DIA DA FAMÍLIA
No Dia da Mãe, agradecemos, de modo mais especial, às mães. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, também as nossas crianças celebram o amor à sua Mãe, preparando, com todo o cuidado e carinho, uma lembrança para lhe oferecer.






























































Dia da Mãe_CAF (1)
Homenageamos também todas as mães que vivem nas nossas unidades, mas também as mulheres que, não sendo mães, na sua vida, já criaram, cuidaram, protegeram, acarinharam, educaram.
Já a 15 de maio, o Dia Internacional da Família foi celebrado por crianças e pessoas idosas da Misericórdia de Barcelos, como forma, desde logo, de sublinhar o importante papel da família na vida de cada um de nós.
LNSM COMPLETOU 31.º ANIVERSÁRIO
O Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) completou, a 19 de maio, 31 anos ao serviço das pessoas idosas que precisam dos nossos cuidados.
O aniversário foi assinalado de forma festiva, ao longo do dia. De manhã, Augusto Canário foi o convidado musical que animou utentes e colaboradores e, da parte da tarde, decorreu uma eucaristia de Ação de Graças.






































LNSM_ Comemoração 31.º aniversário (1)
UTENTES DA SCMB VIVERAM, COM DEVOÇÃO, O MÊS DE MARIA
Maio, mês de Maria, é vivido com devoção e Fé, em várias unidades da Misericórdia de Barcelos, onde prestamos homenagem à Mãe de Misericórdia. Este ano, não foi exceção. De forma comedida e acautelando todas as medidas de segurança, foram vários os momentos de introspeção vividos ao longo do mês de maio.
A 31 de maio – dia em que se assinala a festa litúrgica da Visitação de Nossa Senhora, também considerado Dia de Nossa Senhora da Misericórdia –, no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, foi realizado um “Terço campal”, com a participação ativa e amiga do Frei Filipe e de colaboradores da SCMB, contando igualmente com momentos musicais, protagonizados pela Professora Tatyana Raleva.
Também no Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, os nossos utentes e colaboradores assinalaram o encerramento do Mês de Maria.














































Encerramento do Mês de Maria_CSCMENC (1)
CRIANÇAS CELEBRAM A PRIMAVERA
A primavera é conhecida como a estação das flores, tempo cor, alegria e, acrescentamos, de grande criatividade. Assim o mostram os trabalhos realizados pelas nossas crianças.











Primavera_CIB_Sala 3 (1)
SCM Barcelos, 03-06-2021
Ao longo do mês de setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos acolheu “O Coração do Voluntariado”, ou não fosse parte significativa da nossa Missão. Trata-se de uma exposição itinerante, iniciativa do Grupo Temático do Voluntariado, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade – através de fotografias, testemunhos e outros registos – à participação e intervenção das pessoas voluntárias e instituições do concelho, evidenciando o seu contributo para a promoção da solidariedade, entreajuda, inclusão e sentido de comunidade. Para além de reconhecer e valorizar o trabalho de quem dedica o seu tempo e conhecimento aos outros, esta iniciativa procura também sensibilizar a comunidade e incentivar a participação em ações de voluntariado, enquanto forma de contribuir para uma sociedade mais solidária e participativa. [ALBUM:1567] Além da visita à exposição – e do contacto com a temática do voluntariado –, foi possível dar a conhecer os diferentes espaços da nossa instituição, com visita ao Núcleo Museológico e ao Arquivo Leonor.
Ver Mais
No Arquivo Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, a história da assistência feminina desdobra-se ao longo dos séculos através de testemunhos de valor inestimável. Exemplo disso é a memória de Maria Lopes, uma das muitas doadoras que deixaram bens e legados para o sustento do Hospital e da Gafaria de Barcelos (instituições cujos tombos e rendas vieram a integrar o património da Misericórdia). Através do seu apoio material e espiritual, mulheres como D. Maria Lopes garantiram a sustentabilidade do socorro aos pobres, doentes e leprosos, afirmando o seu papel fundamental na caridade comunitária, numa época em que a sua ação decorria sobretudo no plano dos legados, da devoção e do mecenato. Este documento é, assim, apenas um entre muitos exemplos do nosso arquivo que revelam a longa e contínua história da participação feminina na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos — uma memória que continuaremos a divulgar, dando a conhecer brevemente muitas outras mulheres que marcaram o percurso da nossa instituição. Hoje, essa presença cimeira é uma realidade bem viva: a atual Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos conta com uma Vice-Provedora e com diversas mulheres a desempenhar cargos de elevado destaque, dando continuidade a um legado secular de compromisso, liderança e dedicação à causa assistencial. Aqui fica um excerto da doação que se encontra no Livro VIII das Cópias dos Títulos Antigos: Saibam quantos este instrumento de doação e satisfação ou como melhor em direito haja lugar virem que no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1581, aos sete dias do mês de abril do dito ano na vila de Barcelos, nas pousadas de Maria Lopes dona viúva, moradora em a dita vila, mulher que foi de Dinis Anes Cogominho (…) como aprouve de dar para sempre à dita gafaria e confraria e hospital (…) a bouça chamada da Agra de Barcelos sita na saída dos arrabaldes do Salvador da dita vila de Barcelos (…) em nome da dita Confraria e Provedor e Irmãos dela e que vão logo tomar posse real atual por si e por quem quiser e prometeu de nunca ir contra isto (…) Figura 1. Excerto da cópia da doação de Maria Anes Cogominho (1581). Arquivo Leonor Figura 2. Capa do Livro VIII de cópias dos títulos antigos. Arquivo Leonor Disponível em: VIII Livro de cópias dos títulos antigos - Arquivo Misericórdia Barcelos (Texto: Alexandra Vidal)
Ver Mais