“JÁ LAVOU AS MÃOS HOJE?”
A pergunta surgiu, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, em jeito de alerta: “Já lavou as mãos hoje?”.
A Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 5 de maio como Dia Mundial da Higiene das Mãos. Em contexto de pandemia, a higiene das mãos assume, como sabemos, particular relevância.
“Salve vidas, lave as mãos” é o conselho que nos deixam os utentes da UCCI.










Dia Mundial da Higienização das Mãos_ UCCI (1)
MISERICÓRDIA DE BARCELOS ASSINALOU DIA DA MÃE E O DIA DA FAMÍLIA
No Dia da Mãe, agradecemos, de modo mais especial, às mães. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, também as nossas crianças celebram o amor à sua Mãe, preparando, com todo o cuidado e carinho, uma lembrança para lhe oferecer.






























































Dia da Mãe_CAF (1)
Homenageamos também todas as mães que vivem nas nossas unidades, mas também as mulheres que, não sendo mães, na sua vida, já criaram, cuidaram, protegeram, acarinharam, educaram.
Já a 15 de maio, o Dia Internacional da Família foi celebrado por crianças e pessoas idosas da Misericórdia de Barcelos, como forma, desde logo, de sublinhar o importante papel da família na vida de cada um de nós.
LNSM COMPLETOU 31.º ANIVERSÁRIO
O Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) completou, a 19 de maio, 31 anos ao serviço das pessoas idosas que precisam dos nossos cuidados.
O aniversário foi assinalado de forma festiva, ao longo do dia. De manhã, Augusto Canário foi o convidado musical que animou utentes e colaboradores e, da parte da tarde, decorreu uma eucaristia de Ação de Graças.






































LNSM_ Comemoração 31.º aniversário (1)
UTENTES DA SCMB VIVERAM, COM DEVOÇÃO, O MÊS DE MARIA
Maio, mês de Maria, é vivido com devoção e Fé, em várias unidades da Misericórdia de Barcelos, onde prestamos homenagem à Mãe de Misericórdia. Este ano, não foi exceção. De forma comedida e acautelando todas as medidas de segurança, foram vários os momentos de introspeção vividos ao longo do mês de maio.
A 31 de maio – dia em que se assinala a festa litúrgica da Visitação de Nossa Senhora, também considerado Dia de Nossa Senhora da Misericórdia –, no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, foi realizado um “Terço campal”, com a participação ativa e amiga do Frei Filipe e de colaboradores da SCMB, contando igualmente com momentos musicais, protagonizados pela Professora Tatyana Raleva.
Também no Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, os nossos utentes e colaboradores assinalaram o encerramento do Mês de Maria.














































Encerramento do Mês de Maria_CSCMENC (1)
CRIANÇAS CELEBRAM A PRIMAVERA
A primavera é conhecida como a estação das flores, tempo cor, alegria e, acrescentamos, de grande criatividade. Assim o mostram os trabalhos realizados pelas nossas crianças.











Primavera_CIB_Sala 3 (1)
SCM Barcelos, 03-06-2021
      								A 4 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Animal, efeméride que foi pretexto para as pessoas idosas que residem nas nossas estruturas receberem a “visita” de vários animais, com os quais contactaram, entre sorrisos, ternura e momentos de afeto: cães, gatos, cavalo e pónei. Lar Nossa Senhora da Misericórdia – “Animais e Emoções” serviu de mote a uma atividade com animais do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Barcelos (Canil e Gatil Municipal), para criar momentos e memórias com os nossos utentes – [ALBUM:1294] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Visita ao Solar do Cão e do Gato, em Balasar, para conhecer as dinâmicas e cuidados a ter com animais de companhia – [ALBUM:1292] Lar de Santo André - Atividade de demonstração com animais de quatro patas: um cavalo, um pónei e um cão, de Marco São Bento (MSB Eventos Equestres) – [ALBUM:1296] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor - Visita e demonstração canina com os ‘patudos’ do Hotel Family Dog, proporcionando bons momentos – [ALBUM:1293] As crianças do pré-escolar do Centro Infantil de Barcelos tiveram oportunidade de conhecer ‘animais da quinta’ e as duas dinâmicas, em Silveiros. [ALBUM:1295] O Dia Mundial do Animal comemora-se, desde 1931, a 4 de outubro, pois é a data em qua a Igreja celebra São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. Nas várias atividades dinamizadas na Misericórdia de Barcelos, crianças e pessoas idosas tiveram oportunidade de contactar com vários animais, lembrando a importância que estes têm na vida das pessoas, mas também a necessidade das responsabilidades e dos cuidados a ter para os proteger.
Ver Mais
      								Há uma semana, a 13 de outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) prestou, uma vez mais, homenagem e reconhecimento à Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa. À passagem dos 22 anos desde o falecimento da benemérita, para “recordar quem, de alguma forma, ao longo da História da instituição, foi deixando sementes para que a instituição crescesse”, decorreu uma cerimónia, que contou com a participação de crianças, pessoas idosas, colaboradores e órgãos sociais. Após a eucaristia em sua memória, o provedor da SCMB, Nuno Reis, lembrou que “a História faz-se de muitos que passaram, de muitos que estão, far-se-á também daqueles que virão, é uma História que merece ser reconhecida e agradecida”. “Maria Eva e o seu marido foram pessoas importantes para a SCMB e que significam essa benemerência que hoje em dia, infelizmente, está um pouco passada de moda”, acrescentou o dirigente. [ALBUM:1291] Natural da freguesia de Silveiros, Maria Eva é exemplo de bondade e benemerência para com várias instituições do país, entre elas, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Foi à nossa instituição que confiou a edificação e concretização do Centro Social, em Silveiros, ao qual dá nome. De resto, esta homenagem aconteceu numa altura em que “estamos a concluir aqui [em Silveiros] o maior investimento da história da instituição, que vai permitir ajudar mais pessoas e servirmos ainda melhor a nossa comunidade”, sendo mais um motivo pelo qual “não podemos deixar de agradecer”, conforme sublinhou, ainda, o provedor da SCMB, Nuno Reis.
Ver Mais