O mês de junho é associado aos Santos Populares: Santo António (13), São João (24) e São Pedro (29). Entre música, as tradicionais marchas, manjericos e martelinhos, não faltam bons momentos e diversão.
Este ano, mantivemos a prudência e cuidados, não deixando de celebrar as festividades.
Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, prestou-se homenagem a Santo António, o santo popular que dá nome à Unidade. No dia 8, foi celebrada a Eucaristia em cada um dos pisos, seguindo-se o lanche convívio. No dia 13, a data foi assinalada ao almoço, com momentos de convívio.
Festa Sto. António_ UCCI (1)
No Lar de Santo André, a festa fez-se a 21 de junho, com as tradicionais marchas, organizadas pelos colaboradores, e com a animação musical da Banda do Bairro.
Santos Populares_LSA (1)
No Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), em véspera de São João, houve marchas, sardinhada e momentos de confraternização.
S. João_ CSCMENC (1)
Também no Lar Nossa Senhora da Misericórdia, os colaboradores animaram os utentes deste lar e do Centro de Dia, com a realização de marchas populares. O som da concertina fez-se também ouvir, em momentos de diversão.
S. João_ LNSM (1)
Por fim, encerramos as festividades no Lar da Misericórdia e no Lar Rainha Dona Leonor, com a festa em honra de São Pedro. Com a decoração a rigor, colaboradores e utentes foram protagonistas das marchas. A tarde contou ainda com a animação musical do DJ Pedro Miranda.
Festa de S. Pedro_ LM_LRDL (1)
SCM Barcelos, 06-07-2021
O fim do ano letivo 2021/2022 foi assinalado, ao longo do mês de julho, nas unidades de Educação na Infância, da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Os mais pequenos prepararam, de forma dedicada, danças e coreografias, que apresentaram, depois, diante de familiares e pessoas amigas, na Festa de Final de Ano. No Centro Infantil de Barcelos, decorreu uma “Festa Popular”; no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), o mote foi “Educar para os Valores”; na Creche “As Formiguinhas”, foi recriado o “Jardim Encantado” e, no Infantário Rainha Santa Isabel, o “Festival da Canção” foi ponto de partida para várias atuações. Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:433] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:436] Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:434] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:435] Também nos despedimos das 80 crianças finalistas de creche, creche familiar e pré-escolar, com os votos sinceros que continuem felizes, a crescer e a aprender de modo saudável. [ALBUM:432]
Ver MaisNo decorrer do mês de julho, a Misericórdia de Barcelos recebeu dois grupos de jovens, para desenvolver atividades de voluntariado na nossa instituição. Na semana de 11 a 15 de julho, 35 jovens da Paróquia de Cristo Rei (Porto) participaram nas várias atividades e rotinas diárias, junto das pessoas que residem nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e frequentam o Centro de Dia. No final, depois de momentos de brincadeiras e conversas ou a rezar o terço, António Montenegro falou de uma experiência gratificante: “Como sempre, fomos mais marcados do que marcamos, levando no nosso coração, agora mais cheio, cada um dos momentos que nos faz querer, a cada dia que passa, fazer a diferença, porque, como diz a Madre Teresa de Calcutá, "Quem não vive para servir, não serve para viver". [ALBUM:431] Além das atividades junto das pessoas idosas, os voluntários participaram ativamente na campanha de recolha de bens de primeira necessidade, levada a cabo em três supermercados. “A experiência de Barcelos foi melhor do que eu esperava”, garantiu Matilde Carvalho, para, logo depois, explicar: “Foi muito gratificante perceber que, apesar de todas as dificuldades que hoje vivemos, quase toda a gente contribuiu com alguma coisa”. E, desta atividade de voluntariado, a jovem portuense sublinha a riqueza da partilha daquilo que cada um tem de mais precioso: “Eu, sem dúvida, fiquei muito mais rica em dar aquilo que tinha, que para já é o meu tempo. Quem deu imagino que também tenha ficado mais rico em dar aquilo que tinha, um pacote de massa, um pacote de arroz, enfim. Todos seremos um pouco mais ricos se compartilharmos aquilo que temos”. [ALBUM:424] Na semana seguinte, entre os dias 19 e 22 de julho, 18 jovens da Asociación Cultural Albufera realizaram igualmente atividades de voluntariado na SCMB, entre jogos e música, cuidados de beleza e bem-estar na Banquinha dos Afetos, gestão e organização da Loja Social, a conservação documental e ajudaram a dar uma nova cor à parede exterior no Centro Infantil de Barcelos. Rocío Muñoz foi a porta-voz do grupo: “Estive quatro dias a ajudar ali [no Lar Nossa Senhora da Misericórdia]. Gostei muito de poder ajudar as pessoas que trabalham no lar, no que pudesse. A par disso, aprender algo da cultura portuguesa, o idioma e os números, jogando bingo com os utentes”. Uma experiência de partilha enriquecedora. “Estou grata pela oportunidade de aprender e de ajudar. Recomendo a todos a experiência de voluntariado”, concluiu Rocío Muñoz, da Asociación Cultural Albufera. [ALBUM:430] A Santa Casa de Barcelos congratula-se pelo contributo destes voluntários, que escolheram a nossa instituição para fazer voluntariado e por disponibilizarem o seu tempo e esforço para nos ajudar a concretizar várias atividades. *com Serviço de Ação Social e Voluntariado
Ver Mais