as-criancas-e-o-divorcio-dos-pais

As crianças e o divórcio dos pais

O momento da separação ou divórcio dos pais pode ser especialmente difícil para as crianças. O comportamento dos pais durante o processo é determinante para prevenir a instabilidade da família e saber separar os problemas conjugais ajuda na reorganização desta estabilidade.

Dependendo da sua faixa etária, a criança poderá reagir de formas diferentes.

Em idade pré-escolar, a capacidade que as crianças têm de diferenciar a realidade da fantasia é pequena, pelo que podem sentir-se responsáveis por terem afastado o pai ou a mãe. Assim, é imprescindível deixar claro que o divórcio não tem nada a ver com o comportamento da criança e que o pai e a mãe continuarão a cuidar dela. É preciso que os pais preparem os filhos para as mudanças que vão ocorrer e que as regras relacionadas com a responsabilidade parental estejam bem definidas.

Em idade escolar, a criança tem a fantasia da reconciliação dos pais e pode pensar que tem o poder de os unir. É importante esclarecer que o filho não tem responsabilidade pela separação, dar-lhe espaço para que expresse os seus sentimentos e faça todas as perguntas que entender.

Na adolescência, deve explicar-se as mudanças que vão acontecer na rotina familiar, garantindo a continuidade dos vínculos afetivos. A possibilidade de o adolescente participar na escolha da guarda parental deve ser discutida e analisada cautelosamente.

Sofia Miranda
Psicóloga no Centro de Medicina Física e de Reabilitação da SCMB

SCM Barcelos, 21-07-2021

Notícias